Maior encontro de trilheiros do mundo, Super Bananalama 2018 reuniu mais de 3.000 motos, quadriciclos e UTV’s em Corupá (SC). Os motociclistas puderam se divertir com as diversas atrações, sorteios de brindes, e muita lama, é claro!

POR CAROLINA YADA

FOTOS: IDÁRIO CAFÉ/MUNDO PRESS/RODRIGO PHILIPPS

Nós temos bananas e o maior encontro de trilheiros do mundo também! Quem já foi pode confirmar, quem ainda não foi, precisa ver de perto o que são mais de 3.000 motos, quadriciclos e UTV’s reunidos no Super Bananalama. É a pequena Corupá, cidade de 15 mil habitantes, ao norte de Santa Catarina e aos pés da Serra do Mar, que recebe há 12 anos esses apaixonados por off road. O que move a economia local é a bananicultura, com inúmeros produtos de uma das frutas mais consumidas no Brasil. Assim, em meio às plantações de bananas foi criado um “trilhão”, de cerca de 60 quilômetros, que atrai gente de todos os cantos do país e também de vizinhos da América do Sul.

Quem organiza todo esse evento é o Clube de Trilheiros Bananalama, um grupo de cerca de 50 pessoas, que realiza passeios nas trilhas da região. É a força de cada indivíduo que, além das suas atividades profissionais, dedica parte do tempo para cuidar deste grande encontro. Em 2012, o Bananalama entrou para o Guiness Book, o livro dos recordes, e garantiu a chancela de “Maior Encontro de Trilheiros do Mundo” ao registrar 2.132 participantes. No ano seguinte, superou a própria marca na décima edição com 3.312 trilheiros. Um grande feito na história do motociclismo off road nacional.

“O evento foi sensacional! Havia muitos motociclistas vindos de diversas regiões do Brasil. A maioria foi por causa da festa, ou seja, o que valia era a participação, estar presente no encontro. Os pilotos que iriam disputar a prova estavam mais focados, já os outros queriam mesmo era saber da diversão”, afirma o jornalista Marcos Barros, que representou Moto Adventure no evento.

Junto e misturado!

O Super Bananalama 2018 é uma mistura de reunião de amigos, aventura, obstáculos na lama e, claro, muita festa e alegria. Motorhomes garantem a moradia e estrutura de várias famílias, que trazem até o cachorro. Mas no mesmo espaço do camping, encontram-se trilheiros solitários, que rodam muitos quilômetros com moto e barraca, dispostos a vivenciarem o evento e conhecer novos parceiros. No final da trilha, nada de um único vencedor. São milhares de motociclistas que vão levar para sempre na memória a experiência de fazer parte de um momento que só mesmo quem está presente consegue sentir.

Atrações aos montes

Apresentações de manobras radicais, como wheeling, drifting e motocross estilo livre animaram o público em uma arena exclusiva. No Bananalama Expo, diversos estandes de patrocinadores e parceiros com exposição, test ride, lançamento e vendas de produtos do segmento de motos e também das famosas bananas. Um dos momentos mais aguardados foi o grande sorteio de 10 motos Honda CRF 230F e um UTV Can-Am Maverick Trail, todos 0 km, além de shows musicais com grandes artistas como João Neto & Frederico, Gabriel Valim, Teodoro & Sampaio, entre outros.

Supercampeões envolvidos

O Super Bananalama 2018 também atraiu supercampeões do off road nacional. A Equipe Honda Racing levou ao evento os pilotos de motocross Hector Assunção, Jetro Salazar, Lucas Dunka; o tricampeão da categoria Brasil do Rally dos Sertões Julio Zavatti “Bissinho”, especialista em CRF 230F, além do multicampeão Felipe Zanol, atual chefe da equipe oficial de Enduro FIM da marca. Eles fizeram a trilha e participaram de um bate-papo, uma espécie de tira-dúvidas, com muitas dicas para quem pilota em terreno off road.

Dupla campeã do Rally Dakar 2018, na categoria UTV, Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin foram conferir a imensidão de pilotos durante a largada e também se divertiram caindo literalmente na lama. E, você, animado para encarar no ano que vem essa aventura?

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS: