Morungaba recebe neste final de semana a primeira etapa do Hard Enduro Brasil Series e Big Trail Enduro Series

Nos dias 18 e 19 de setembro, a cidade de Morungaba, no interior de São Paulo, recebe a primeira etapa dos campeonatos HEBS/BITES. A tradicional prova noturna terá dois cronogramas para as duas competições. Enquanto que as motos de enduro realizam um prólogo diurno e uma corrida noturna, no dia 18, as Big Trails farão um prólogo noturno no sábado e uma corrida diurna no domingo de manhã.

Prólogo

No sábado, os pilotos das categorias do Hard Enduro Brasil Series terão que disputar quem é o mais rápido em uma pista de super enduro. Cada categoria terá um tempo de prova e a largada será no estilo Le Mans, com os pilotos fora da moto. O prólogo define a ordem de largada para a prova noturna. 

Para as Big Trails, o prólogo será noturno em um circuito que mescla uma pista de motocross com trechos de cross country. Diferente das motos de enduro, os pilotos do BITES farão um treino cronometrado e quem fizer a volta mais rápida ganha o direito de largar na frente no domingo.

“Preparamos um dos melhores circuitos para o prólogo até hoje. Todo ano procuramos inovar e desta vez, além de um novo formato de prova, teremos obstáculos de super enduro. Fizemos tudo com muito capricho. Enquanto eu desenhei um percurso pensado para as motos de enduro, o Everton Baza (Diretor de Prova do BITES) me ajudou no trajeto das Big Trails, que correrão a noite.” finaliza Jailom Ricciati, diretor de prova do HEBS. 

Prova principal

Enquanto que as Big Trails fazem o prólogo, os pilotos de Hard Enduro enfrentam as trilhas de Morungaba à noite. Encarar uma trilha apenas com as luzes da moto e capacete garantem o nome da prova. 

“O maior desafio de uma corrida noturna é prever os próximos obstáculos, a visão limitada faz você se concentrar em 2 ou 3 metros à frente. E muitas vezes o pior está logo depois disso!” ressalta Tiago Teixeira, piloto de Poços de Caldas.

Para esta primeira etapa, o argentino Cristian Arriegada, piloto da KTM Brasil, estará presente e corre pela categoria Gold. A especialidade do piloto é o Enduro FIM, mas em 2019 Crispy fez uma participação no King “OFF” the jungle, em Poços de Caldas e garantiu o segundo lugar no pódio.

O piloto diz querer se divertir, mas como todo piloto profissional, ele almeja a vitória. “Quero me divertir e desfrutar da minha KTM, mas a expectativa é ganhar! Sempre.” comenta em tom descontraído. E ainda reforça: “Nem que seja uma vitória no prólogo”.

Para as Big Trails, a disputa nas trilhas será no domingo pela manhã. Seguindo a ordem de classificação do prólogo, os pilotos largam a cada um minuto. O circuito tem aproximadamente 6 km e cada categoria terá um número determinado de voltas. 

A novidade são as categorias iniciante e feminina, ideal para pilotos com menos experiência ou que nunca participaram de competições.

Moto Adventure, a Revista dos Melhores Motociclistas

Let’s Go Together!