A moto é pioneira no segmento que nunca teve uma elétrica antes
É idéia de uma moto Touring elétrica nunca tinha sido bem aceita antes, principalmente devido aos tempos de recarga e baixa autonomia com uma carga. Mas isso tende a mudar, e a primeira moto a aparecer com a proposta de cobrir longas distâncias com energia elétrica é essa, a italiana Energica Experia.
A fabricante já posui know how adquirido com as esportivas Ego e a naked Eva. A marca também é a fornecedora das motos da MotoE, portanto é uma das mais experientes no ramos das elétricas de alta performance. Falando nisso, a Experia chega com 102 cv e nada menos que 11,7 kgf.m de torque. Com tais números, a aceleração promete ser brusca!
Mas não basta ter apenas boa performance quando se trata de uma moto Sport Touring, afinal, foi projetada para percorrer longos trajetos. Com isso em mente, os engenheiros garantiram uma autonomia média, combinando uso urbano e rodoviário, na casa dos 240km. Vale dizer também que a velocidade máxima foi limitada à 180km, suficiente pra pegar qualquer rodovia com tranquilidade, mas sem comprometer demasiadamente a autonomia,
O motor e a bateria Experia são novos. A capacidade da bateria aumentou, mas tem um peso menor, além de um centro de gravidade mais baixo e centralizado que permite uma melhor pilotagem em baixa velocidade. A Experia possui a maior capacidade de bateria de qualquer motocicleta elétrica com 22,5 kWh no máximo (19,6 kWh nominal) que pode ser carregada de 0 a 80% em apenas 40 minutos em um carregador rápido de nível 3 / DC a uma taxa máxima de 24 kW. Você também pode usar o carregamento de Nível 2 (240V) e Nível 1 (120V) no escritório ou para paradas mais longas, ou durante a noite em casa para economias substanciais em relação ao custo da gasolina. A Energica é a única fabricante a oferecer aos pilotos todos os três níveis de carregamento.
Apesar de tudo que esta máquina oferece, não podemos esperar que ela chegue oficialmente ao nosso país, talvez através de alguma importadora. O preço na Europa parte de 25 mil Euros, mais de 125 mil reais.
Moto Adventure, a Revista dos Melhores Motociclistas
Let’s Go Together!