entrevista-cícero-moro

De olho no futuro, mas com as rodas firmes no presente, a Motociclo completa 45 anos de uma trajetória marcada por inovação, expansão e adaptação às mudanças do mercado. Em entrevista exclusiva, Cícero Moro, diretor de compras e marketing da empresa, revela os segredos por trás dessa jornada de sucesso e os planos para os próximos anos

Texto: André Ramos

Fotos: Divulgação/Arquivo Pessoal

entrevista-cícero-moro

Moto Adventure – A Motociclo celebra 45 anos de atuação no mercado de motocicletas. Poderia compartilhar conosco os marcos mais significativos dessa trajetória e como a empresa evoluiu ao longo das décadas?

Cícero Moro – Ao longo desses 45 anos, a Motociclo construiu uma trajetória sólida, sempre buscando inovação e qualidade em seus produtos e serviços. Um dos marcos mais significativos foi a ampliação do portfólio de marcas e modelos, sempre acompanhando as tendências e necessidades do mercado. Além disso, a expansão com a chegada de novas filiais localizadas em Guarulhos-SP, Itajaí-SC e Conde-PB foram fundamentais para buscarmos mais rapidez em nossa rede de distribuição para consolidar a presença nacional. Nos últimos anos, temos apostado em novas tendências de produtos, como por exemplo a nossa bateria de lítio SKYRICH que dura 5 vezes mais do que uma bateria de chumbo e em uma maior interação com os consumidores, principalmente através de nosso portal de vendas para oferecer mais comodidade para que o cliente possa comprar a mercadoria através do site e levar os lançamentos de produtos através das redes sociais. Este é um caminho que não tem volta, cada vez mais o consumidor final tem acompanhado as novidades das empresas através da internet.

Moto Adventure – Quais foram os principais desafios que a Motociclo enfrentou desde sua fundação e como a empresa conseguiu superá-los para se manter relevante no mercado?

Cícero Moro – A Motociclo enfrentou desafios típicos de qualquer empresa que se mantém por tanto tempo no mercado, como mudanças econômicas, novas regulamentações e a adaptação às novas preferências dos consumidores. No entanto, o principal desafio foi sempre acompanhar a evolução das necessidades do público e das inovações tecnológicas. Para superar isso, investimos constantemente em treinamento de nossa equipe, inovação e sempre mantendo a qualidade e a confiança no atendimento.

Outro fator importante é o fato de fazermos todos os anos lançamentos de novos produtos para o mercado, pois participamos de muitas feiras e visitamos nossos fornecedores com frequência afim de trabalharmos um planejamento para os próximos anos.

Estamos sempre em busca de novas oportunidades, pois nossos clientes sabem que a Motociclo trabalha com as melhores marcas do mercado.

entrevista-cícero-moro

Moto Adventure – O mercado de motocicletas passou por diversas transformações nos últimos anos. Como o senhor avalia essas mudanças e de que forma elas impactaram as operações da Motociclo?

Cícero Moro – As transformações no mercado de motocicletas foram marcantes, principalmente com a mudança no perfil do consumidor, que busca cada vez mais eficiência, sustentabilidade e conectividade. Além disso, a crescente popularização das motos elétricas e o foco em modelos mais econômicos exigiram da Motociclo uma adaptação rápida. Nossa resposta foi desenvolver produtos que atendem a demanda dos novos modelos de motos. Por exemplo, temos a maior linha de produtos elétricos do mercado na marca ALLEN, uma marca já consolidada com mais de 30 anos de mercado, que possui diversos sensores e itens elétricos em geral que são utilizados em muitas partes da moto.

Outra questão importante é o forte crescimento na linha scooter. As montadoras já entenderam que principalmente os jovens e as mulheres estão procurando cada vez mais este tipo de moto. Não só porque é pequena e econômica, mas também pelo fato de ter se tornado mais acessível ao mercado. Todos os anos mais e mais marcas lançam novos modelos, caiu totalmente no gosto do Brasileiro. E nós estamos sempre em busca de mais produtos e acessórios para este seguimento.

entrevista-cícero-moro

Moto Adventure – Com o avanço tecnológico, quais inovações a Motociclo implementou em seus processos de importação, comércio e distribuição para se adaptar às novas demandas do mercado?

Cícero Moro – Nos últimos anos, a Motociclo tem investido fortemente em tecnologias para otimizar seus processos de importação, distribuição, desenvolvimento de produtos e vendas. Implementamos sistemas de gestão integrados, que nos permitem ter um controle mais ágil sobre o estoque e a demanda dos consumidores. Além disso, temos investido em nosso e-commerce que facilita a compra online, oferecendo um atendimento mais rápido e eficiente aos nossos clientes. O mercado está ficando cada vez mais exigente, a qualidade dos produtos faz toda a diferença na hora da compra, pilotar moto é andar com segurança e nós da Motociclo prezamos trabalhar com produtos e peças que possam oferecer isso para os clientes. Antes de qualquer desenvolvimento, fazemos todos os testes de qualidade e aplicação, pois sabemos que este resultado será o sucesso da marca no mercado.

entrevista-cícero-moro

Moto Adventure – Quais são os principais desafios que a Motociclo enfrenta atualmente e como a empresa se prepara para os desafios futuros, especialmente em relação às inovações tecnológicas e às mudanças no comportamento do consumidor?

Cícero Moro – Atualmente, os desafios estão relacionados principalmente à necessidade de adaptação rápida às novas tecnologias e à mudança no comportamento dos consumidores, que estão cada vez mais conectados e exigentes. A Motociclo se prepara para esses desafios investindo em soluções tecnológicas inovadoras, como sistema de inteligência de mercado, gestão de estoque e atendimento ao cliente, sem falar que sempre buscamos a formação contínua de nossa equipe através de treinamentos para estar alinhada com às novas exigências do mercado.

Moto Adventure – Em meio às transformações do mercado e às inovações tecnológicas, que oportunidades o senhor identifica para a Motociclo e para o setor de motocicletas como um todo?

Cícero Moro – O setor de motocicletas está vivendo um período de grandes oportunidades, especialmente com o crescente interesse por modelos elétricos e sustentáveis. A Motociclo vê uma grande chance de se consolidar como líder nesse segmento, investindo em produtos mais eficientes e alinhados com as preocupações ambientais. Além disso, o mercado de motos está se diversificando, com aumento de motocicletas urbanas e mais acessíveis, o que abre portas para inovação e novos modelos de negócios, como o compartilhamento de motos através da mobilidade inteligente e crescimento do serviço de delivery vem ganhando cada vez mais força com pedidos de produtos variados através das plataformas de entregas.

entrevista-cícero-moro

Moto Adventure – A Motociclo tem 4 unidades de centro de distribuição no país, quais estratégias a empresa utiliza para a busca de novos nichos de negócios no mercado?

Cícero Moro – A Motociclo está sempre de olho em aumentar sua presença no mercado. Prova disso que estamos aumentando a contratação de novos vendedores em mais regiões do país, acredito que possamos atender de forma mais rápida os clientes e a demanda de novos clientes que gostam de ser visitados nas lojas. Além criarmos parcerias diretamente com as montadoras, recentemente desenvolvemos produtos que vem original de fábrica em algumas motos. Como por exemplo, os pneus KENDA, que “calçam” a scooter NEO 125 UBS 2025 da Yamaha (linha street) e em toda a gama das motos off-road da marca MXF (linha off-road). Porque além de atendermos a indústria, temos também a oportunidade de atender a rede de seus concessionários. Este tipo de conquista é muito importante para a imagem e credibilidade da marca no mercado duas rodas.

Moto Adventure – Como a Motociclo aborda questões relacionadas à sustentabilidade e responsabilidade social em suas operações? Existem iniciativas ou projetos em andamento nesse sentido?

Cícero Moro – A Motociclo tem a sustentabilidade como um dos pilares fundamentais de sua operação. Além de estarmos atentos ao desenvolvimento de modelos de motos elétricas e mais eficientes, também adotamos práticas sustentáveis em nossa operação, como a redução do uso de plásticos, o reaproveitamento de materiais e o gerenciamento de resíduos, além do uso contínuo da energia solar presente em grande escala em nossa matriz. Também temos projetos internos que valorizam a inovação, como o “Inova-ciclo”, que engloba todos os setores e colaboradores a fim de buscarmos soluções econômicas ou praticas para a empresa.

Moto Adventure – Sabemos que, além de diretor da Motociclo, o senhor é um entusiasta do motociclismo e amante de vinhos. Como essas paixões influenciam sua atuação profissional e a cultura da empresa?

Cícero Moro – O motociclismo sempre foi uma paixão que me inspirou a buscar o melhor em termos de performance e qualidade, tanto no mercado quanto nos produtos que oferecemos. Essa paixão se reflete em nossa busca constante por inovação e excelência. Temos a linha de capacetes e vestuário HELT que este ano comemora 15 anos de mercado. Sempre gostei de participar das decisões de novos grafismos, cores e tendências, pois são requisitos fundamentais para o sucesso da marca no mercado. Buscamos evoluir sempre trazendo novos designs que já fazem sucesso em outros mercados de motos.

Quanto ao vinho, este é um hobby que gosto bastante, faço parte de um grupo de amigos que se reúne todos os meses há 15 anos para aprendermos mais sobre o mundo do vinho. É importante conhecer bons rótulos que tenham qualidade no terroir e no processo de produção, pois são fatores essenciais utilizados na viticultura, além de serem fundamentais no mundo dos negócios. A paixão pela moto e vinho sempre influenciaram minha vida, busco ter o equilíbrio alinhado com o bem-estar, qualidade de vida tanto na empresa quanto em casa e trabalhar sempre melhores formas de me destacar no mercado.

entrevista-cícero-moro

Moto Adventure – Para finalizar, como o senhor enxerga o futuro da Motociclo nos próximos 5 a 10 anos? Quais são os objetivos e metas que a empresa pretende alcançar nesse período?

Cícero Moro – Nos próximos 5 a 10 anos, a Motociclo planeja se consolidar como referência no setor de motocicletas, especialmente em inovação e sustentabilidade. Nossas metas incluem ampliar nosso portfólio de marcas & produtos, melhorar o tempo de entrega para regiões mais distantes do Brasil e continuar com o foco nos processos para proporcionar uma experiência de compra mais moderna e eficiente. Também buscaremos fortalecer nossa atuação social e ambiental, promovendo um motociclismo mais consciente, seguro e sustentável.

Moto Adventure, a Revista dos Melhores Motociclistas

Let’s go together!