entrevista-fabio-wolf-campos

Ele fez do Shopping SerrAzuL um dos maiores – se não o maior –ponto de concentração de motociclistas de São Paulo. Dono da rede de lojas Sacramento, também é o distribuidor oficial da KTM no Brasil.

A paixão de Fabio Campos pelo mundo das motos surgiu quando ele ainda era um garotinho de apenas quatro anos e seu pai o levava para andar de moto, sentado no tanque de uma Honda 125 1974 importada. “Meu pai soltava do guidão e eu pilotava ‘sozinho’. Aquela sensação de controlar a máquina, acelerar e sentir o vento na cara jamais vou esquecer”, relembra, saudosista.

Apesar do gosto pelas motos, o pai de Fabio jamais o deixou competir e só quando ele já tinha 26 anos e comprou com seu próprio dinheiro uma 250 2T que começou a participar das primeiras provas. A partir daí, estava sempre em corridas de motocross, enduro, rally e cross contry. “Tudo que fosse na terra eu andava”.

Em 1994, Fabio Wolf Campos foi convidado para dminstrar o recém-inaugurado Shopping SerrAzuL e diante da falta de investidores e lojistas que acreditassem naquele lugar em cima de uma estrada, ele decidiu abrir uma singela pastelaria. A pastelaria virou um restaurante, o restaurante agregou um alojinha e aí a coisa nào parou mais e hoje o local, que faz parte de um conglomertado de entretenimento, é um dos principais polos concentradores de motociclistas do Brasil.

Saiba mais quem é este emnpresário de sucesso, apaixonado por motos, que nào mede esforços para alcançar suas metas.

Moto Adventure – Fabio, muito obrigado por aceitar nosso convite para este bate-papo. Que tal começarmos com você contando um pouco sobre tua história com o motociclismo. Muita gente talvez não saiba, mas você era piloto – e dos bons… Conte um pouco sobre este envolvimento com as competições.

Fabio Wolf Campos –  Minha paixão por motos começou muito cedo, aos 4 anos de idade quando eu “pilotava” uma Honda 125 importada ano 1974, sentado no tanque de combustível. Meu pai soltava do guidão e eu pilotava “sozinho”. Aquela sensação de controlar a máquina, acelerar e sentir o vento na cara jamais vou esquecer. Mas meu pai jamais deixou eu competir, apenas andar por lazer. Aos 26 anos de idade, aí, com meus recursos, comprei uma 250 2T de motocross e iniciei nas competições, enduro, cross country, motocross, rally, tudo que fosse na terra eu andava…

Moto Adventure – Fabio, você tem um histórico de envolvimento com o mundo da moto que também vai além da competição e entra no empreendedorismo. Conte-nos a respeito do complexo SerrAzuL, onde o shopping tem uma ligação bastante forte com o motociclismo e o motociclista. Conte a história deste projeto tão relevante hoje na cena duas rodas. Como foi que o shopping surgiu? Fale sobre as provas que já aconteceram lá, com motos passando por dentro dele, sua evolução até os dias de hoje…

Fabio Wolf Campos – Em 1994 fui convidado a administrar o Shopping SerrAzuL, na Rodovia dos Bandeirantes, em Itupeva (SP). Com a ideia de movimentar o empreendimento necessitávamos levar para o SerrAzuL novas lojas, porém não conseguíamos investidores ou lojistas dispostos ao risco. Foi aí que eu mesmo abri meu primeiro negócio, uma pastelaria. Desta experiência crescemos para um restaurante executivo, uma cafeteria e tudo dando certo, resolvi abrir um restaurante temático, com o tema que mais amava no momento: moto! Surgiu assim o Restaurante Sacramento, com uma lojinha temática de 12m2, com camiseta, jaqueta, óculos, bota, luva, uma ou duas unidades de cada produto. Dali crescemos para a rede de lojas Sacramento, o maior grupo do lojas premium do Brasil, hoje com lojas em Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerias e Goiás. Pode parecer que tudo foi fácil, mas foi muito trabalho, determinação de fazer bem feito, perseverança para errar e corrigir, jamais desanimar, sempre buscando fazer melhor!!!

Unindo as duas paixões, levamos várias competições de motociclismo, ciclismo e até carro para o SerrAzuL. Fomos palco de inúmeras competições, regionais, estaduais e nacionais de enduro, motocross e rally. Esse trabalho todo, por mais de 20 anos é que fez o SerrAzuL ser conhecido e frequentado pelos amantes das duas rodas. E no segundo semestre de 2022 estaremos fazendo novas melhorias e trazendo mais uma novidade para a loja Sacramento do SerrAzuL, a fim de melhor receber nossos amigos e clientes.

Moto Adventure – Recentemente você agregou mais um business à tua carteira de negócios, quando tornou-se representante da KTM no Brasil, Mas como isso se deu até a concretização do negócio? A marca estava sob as mãos da Dafra antes de vir para as tuas?

Fabio Wolf Campos – Corri durante alguns anos com apoio da KTM e foi mais uma paixão. As motos KTM são produzidas para serem as melhores, seja na performance ou na confiabilidade. Em 2015 com a entrada oficial da KTM no Brasil com fábrica em Manaus, nos prontificamos a abrir uma concessionária em Curitiba (PR). Em menos de dois anos já éramos a melhor concessionária do Brasil e com nosso crescimento e retidão nos negócios, Dafra e KTM concordaram em deixarmos de ser concessionários para nos tornarmos distribuidor exclusivo da marca para o Brasil. Um negócio totalmente separado da Sacramento, onde possui uma operação a parte. Muito investimento e trabalho também estamos dedicando a este novo business, com foco em sermos a melhor marca premium do Brasil. Muitos desafios pela frente, foi difícil logo iniciar com a pandemia, falta de peças global e atrasos na produção, mas nada nos tirou do foco em buscar soluções e melhorar a qualidade para os clientes da marca. Estamos com resultados já bastante significativos e muitas novidades e melhorias sendo construídas para em breve chegarem aos nossos concessionários e clientes.

Moto Adventure – Como você analisa o atual momento do mercado e como a KTM se encaixa?

Fabio Wolf Campos – O mercado é muito dinâmico, no início da pandemia sobrou produto, logo depois faltou, agora começa uma curva inversa. Isso é a vida, cheia de desafios, altos e baixos. O importante é ter um foco, plano bem traçado e capaz de enfrentar as dificuldades que porventura surjam, assim estar também apto a tirar proveito dos bons momentos que sempre surgem. Com este pensamento trabalhamos todas nossas empresas e também assim na KTM, muito esforço e dedicação para conquistar um novo patamar de qualidade e produção, capaz de melhor atender o mercado exigente de nossas motocicletas.

Moto Adventure – Atualmente, quantas motos fazem parte do line up da marca e quais são os modelos?

Fabio Wolf Campos – Trabalhamos hoje com o line up quase que completo das motocicletas KTM, com produção nacional em 2022 de 5 modelos (300 EXC, 250 EXC-F, 350 EXC-F, 350 EXC-F Six Days e 390 Duke) e para os modelos 2023 teremos mais duas novidades produzidas em Manaus. As demais motocicletas trabalhamos com a importação, onde testamos o mercado e estudamos a viabilidade de produção nacional.

Moto Adventure – Recentemente vocês lançaram a 890 Adventure (890 R e 890 S no Brasil devido a legislação de marcas e patentes) e agora, mais duas motos, as 1290 Super Adventure e Super Duke. O que espera da performance comercial destes modelos? E no caso da 890 Adventure, como estão os números?

Fabio Wolf Campos – Nosso foco é atender os clientes mais exigentes do mercado, trazendo para o Brasil as melhores motos do mundo, seja no segmento Adventure ou no segmento Naked. Com motos importadas não é nossa intenção fazer grandes volumes, mas assim atender essa demanda existente no segmento mais premium e entregar a este seleto grupo de clientes motos sensacionais.

Moto Adventure – Como você avalia a participação da marca no Festival Interlagos e o evento em si?

Fabio Wolf Campos – Muito importante os clientes da marca poderem testar nossa gama de motos premium. Disponibilizamos para o test ride as motos 690 Enduro R, 890 Duke GP, 890 R, 890 S, 1290 Super ADV R, 1290 Super ADV S e a 1290 SuperDuke R, motos que entregam muito mais que design e esportividade, são realmente algumas das melhores motos já produzidas no mundo.

Moto Adventure – A KTM aderiu muito sua marca às competições. Como a marca aqui no Brasil se posiciona em relação a isso? Fale um pouco sobre esta estratégia, o que está acontecendo e sobre o que pretende fazer daqui para frente.

Fabio Wolf Campos – A KTM foca seu desenvolvimento de produto na competição, onde a qualidade de motores, chassi, suspensões, todo o conjunto precisa entregar o que há de melhor com confiabilidade e alta performance, sendo assim é natural que estejamos, sim, presentes nos principais campeonatos do mundo, seja enduro, motocross ou rally. O DNA da KTM é esse, competição. No Brasil estamos com equipe própria e também patrocinando os principais campeonatos nacionais de enduro, hard enduro e motocross.

Moto Adventure – Vamos falar agora sobre outro braço de teus negócios, a Sacramento. Você já tinha uma operação no SerrAzuL e agora, abriu uma nova em São Paulo. O que é melhor? Ser lojista ou representante de marca de motos (risos)?

Fabio Wolf Campos –  A Sacramento como falado anteriormente, nasceu junto com nosso ramo de negócios de alimentação, depois criou corpo e ficou independente. A Sacramento tem hoje cinco mega lojas espalhadas pelo Brasil, vende tudo que o motociclista precisa para pilotar, da cabeça aos pés com as melhores marcas do mundo. Toda linha Alpinestars, Rev’It, ARX, Shoei, Arai, Schuberth, LS2, Shark, AGV, e muito mais. O maior estoque de produtos premium do Brasil você encontra nas nossas lojas físicas ou na loja on line (www.sacramento.com.br). Nosso foco é entregar aos clientes os melhores produtos para possam curtir ao máximo suas motos, por isso nosso slogan é: “Sacramento – sua aventura começa aqui”. Equipamos o motociclista para ele encarar qualquer aventura com o que há de melhor.

Moto Adventure – E você, continua andando de moto? E moto de rua? Você usa, viaja? Fale um pouco sobre isso.

Fabio Wolf Campos – Moto nunca foi trabalho para mim; realmente amo andar e correr de moto. Apesar de também gostar de carro, uso moto diariamente, seja uma 390 Duke ou uma 1290 SuperDuke R, vivo sobre as duas rodas. Nos fins de semana faço trilha e ultimamente tenho mais andado de motocross pela preferência de meu filho, mas curto demais qualquer passeio, viagem ou competição, sempre de moto.

Para viagens longas tenho uma KTM 1290 Super ADV R e pelo menos uma vez por ano faço uma viagem de moto com minha esposa. A moto dá uma mobilidade, facilidade de estacionamento, interação com o ambiente que faz toda diferença nas viagens. A próxima já esta marcada com os amigos e esposas: Ushuaia.