Em entrevista exclusiva, Helio Ninomiya revela os bastidores da Yamaha no Brasil: lançamentos, desafios e o futuro sobre duas rodas.
Entrevista com Helio Ninomiya – Diretor Executivo da Yamaha Motor do Brasil – Revista Moto Adventure

- Helio, para começar, gostaríamos de saber um pouco mais sobre o senhor. Pode compartilhar um resumo da sua trajetória profissional até chegar à Diretoria Executiva da Yamaha? Como sua experiência contribui com a estratégia da marca no país?
Em 2009, fui convidado pela Yamaha para ser Gerente da área de Planejamento de Produto, nesse período tivemos o desenvolvimento da FAZER 150, da FACTOR e da CROSSER. Entretanto, em 2012, tive que sair da empresa para ajudar nos negócios da família. Após um tempo, em 2015, retornei à Yamaha como Gerente de Planejamento Comercial, com o objetivo de criar a estratégia futura de vendas e novos produtos. Na sequência fui incorporando outras atividades como Marketing e Treinamento. E, após passar pela Diretoria de Marketing, em 2024, assumi a Diretoria Executiva Comercial. O fato de passar por vários departamentos ajudou a ter uma visão clara da empresa, suas interdependências e como é importante ter objetivos claros com uma forte comunicação. Portanto, essa bagagem me ajuda muito a trabalhar de forma equilibrada com todos os stakeholders em prol de fornecer os melhores produtos e experiências aos nossos clientes.
- A Yamaha tem uma história consolidada no Brasil. Como o senhor avalia hoje a presença da marca no mercado nacional e quais são os principais desafios e oportunidades que a Yamaha enxerga para o momento atual e para os próximos anos?
R: A Yamaha iniciou operações no Brasil na década de 1970, com a inauguração da unidade de Guarulhos (SP). Atualmente, a companhia tem uma presença global em mais de 200 países, contando com uma equipe de 54 mil colaboradores. No mercado local, a corporação mantém uma rede com 590 pontos de venda autorizados, empregando mais de 4.500 funcionários diretos.
Em 2024, a Yamaha Brasil alcançou a marca de cinco milhões de motocicletas produzidas e lançou novos modelos, incluindo a NEO’S CONNECTED, o primeiro modelo elétrico da marca produzido no Brasil. Também em 2024, a Yamaha apresentou um crescimento de 18,1% no número de emplacamentos em relação a 2023, com 336 mil motocicletas emplacadas. A Yamaha também aderiu à Rede Brasil do Pacto Global da ONU, com metas para neutralidade de carbono até 2050 e reciclagem de 100% dos resíduos até 2035. Alinhada com o compromisso social, apoia programas de capacitação profissional e promove treinamentos de segurança no trânsito por meio da Yamaha Riding Academy.
- No final de 2024, a Yamaha anunciou uma série de lançamentos que movimentaram bastante o setor. Quais foram os principais destaques entre esses oito novos modelos? E como você analisa a estreia da Neo’s Connected? E como o senhor analisa a estreia da Neo’s Connected, que colocou a Yamaha na frente entre as grandes no segmento de elétricas?
R: Além dos oito modelos apresentados em outubro de 2024, com destaque para a nova NMAX ABS CONNECTED, gostaria de ressaltar os lançamentos anunciados nesse primeiro semestre de 2025, com a nova FLUO ABS HYBRID CONNECTED, o primeiro modelo com sistema híbrido do mercado brasileiro, a nova R3 ABS CONNECTED, as novas MT-03 CONNECTED e MT-07 CONNECTED, que chegaram pouco tempo após o lançamento na Europa, e agora a nova XMAX 300 CONNECTED.
O lançamento da NEO’S CONNECTED se encaixa na estratégia da Yamaha de disponibilizar novas tecnologias aos consumidores. É sempre importante trazermos novidades. Foi natural para nós, introduzirmos o modelo elétrico no mercado brasileiro como parte da nossa estratégia de inovação. É um veículo estritamente urbano, para pessoas interessadas em inovação e engajadas com a causa ambiental. Ou seja, se trata de um modelo de nicho, que oferece soluções de mobilidade para trechos urbanos.

- O mercado brasileiro é majoritariamente centrado nas motos de baixa cilindrada. Como o senhor analisa a performance comercial da sua linha de produtos nesta faixa de mercado?
R: O segmento de baixa cilindrada é, sem dúvida, o mais representativo do mercado brasileiro, e a Yamaha está estrategicamente posicionada para atender com excelência essa demanda. Contamos com uma linha robusta que cobre diversas subcategorias — desde scooters urbanas, como a FLUO ABS HYBRID CONNECTED e a NMAX ABS CONNECTED, até modelos on-off como a CROSSER, que já vem equipados com ABS de série. Para o uso diário, temos opções como a FACTOR, que alia economia e confiabilidade. E mesmo dentro dessa faixa de cilindrada, oferecemos modelos com apelo esportivo, como a R15 ABS, que entrega performance e design inspirados em motos de alta cilindrada. Essa diversidade nos permite atender diferentes perfis de consumidores, sempre com foco em qualidade, inovação e segurança.
- O Festival Interlagos é talvez o mais relevante evento do setor no Brasil. Quais foram suas impressões sobre a edição mais recente do evento e como a Yamaha utilizou esse espaço para se conectar com o público e reforçar sua estratégia de marca?
R: O Festival Interlagos já se consagrou como um dos principais eventos do universo motociclístico no Brasil. Esta edição reforçou ainda mais o papel do Festival como um ponto de encontro entre as marcas que valorizam a experiência e um público cada vez mais exigente e apaixonado por motocicletas.

A presença da Yamaha foi marcada por dois espaços de destaque: o estande no boulevard, com um conceito urbano, moderno e jovem, voltado para estilos de vida dinâmicos e conectados. Cada área do estande reforçava um aspecto diferente do uso das motocicletas — desde deslocamentos cotidianos até estilo de vida e performance.
Com o conceito inspirado no Rally Dakar, a Arena Off-Road Camp da Yamaha apresentou uma estética sofisticada e estruturas que destacam totalmente o universo off-road da marca, reforçando seu lado aspiracional por meio da exposição de motos importadas, modelos off-road e o grande ícone da Arena: a Ténéré 700.
Além das áreas de exposição, o público pode sentir na prática toda a performance dos modelos Yamaha que estavam disponíveis em todas as pistas do evento: off-road, urbana e circuito principal.
O fluxo de pessoas nos espaços foi intenso, o que reforça a força da nossa marca e a identificação do público com o que entregamos: experiências completas, que vão além do produto. Para nós, participar do Festival é mais do que uma exibição — é mais uma oportunidade de criar Kando.

- Como o senhor avalia as estratégias de possibilitar a compra de motos pelo site e o programa de 4 anos de garantia?
R: Essa é mais uma facilidade para os Clientes Yamaha. Os clientes podem escolher entre os diversos modelos de motos disponíveis e realizar a compra online, com opções de pagamento facilitadas, diretamente no nosso site oficial. É possível escolher a concessionária Yamaha de preferência para a entrega da moto, ou optar pela entrega em casa. O site oferece informações sobre as últimas ofertas e condições especiais para a compra de motos Yamaha. Vale destacar também que o site oferece a possibilidade de comprar peças e acessórios originais Yamaha e disponibiliza informações sobre o consórcio Yamaha.
A revisão periódica é fundamental para o cuidado de uma motocicleta Yamaha e com a Revisão Preço Fixo o cliente sabe quanto vai pagar da primeira até a sétima revisão. Esse é o Cuidado Especializado Yamaha. O Programa Revisão Preço Fixo Yamaha foi criado para oferecer previsibilidade e tranquilidade aos proprietários de modelos da marca. A Yamaha oferece, sem custo ao cliente, a mão de obra nas duas primeiras revisões, desde que realizadas dentro dos prazos e condições previstos no Manual do Proprietário. Mantendo as revisões em dia, o cliente garante a saúde de sua moto e mantém a Garantia em dia, que em diversos modelos é de quatro anos (Fluo ABS Hybrid Connected, NMAX ABS Connected, XMAX ABS Connected, XMAX 300 Connected, FAZER FZ25 Connected, LANDER Connected, Ténéré 700, R3 ABS Connected, Nova MT-03 Connected e Nova MT-07 Connected), mais uma exclusividade Yamaha que deixa os clientes mais tranquilos, reforçando toda a tradição e a qualidade desta marca legitimamente japonesa.
- Vamos falar sobre competições? A Yamaha tem se destacado com os programas bLU cRU e com a Yamalube R3 Cup. Como o senhor interpreta o papel que tais programas têm oferecido para o esporte no Brasil?
R: Um dos nossos pilares é o fomento ao esporte, o incentivo e a formação de novos pilotos. Temos um trabalho muito sólido na motovelocidade desde 2017 com o R-Series, que começa na R15, passa pela R3 e vai para o Mundial. A IMS YZ125 bLU cRU América Latina nasceu com este mesmo objetivo, de formar jovens pilotos e fomentar o motocross brasileiro com uma estrutura sólida e consistente. O campeonato se desenvolveu com segurança, com qualidade técnica, a estrutura já começou robusta com duas carretas, 15 motos todas iguais e bem-preparadas, mecânicos experientes sob a gestão do Alan Douglas, nosso parceiro da Missão78, que também faz a gerência do R-Series na motovelocidade. A disputa dentro da pista foi dominada por Juan Felipe, mas outros pilotos mostraram talento, evolução, chamaram atenção dos times profissionais e ainda vão render bons resultados. Estou satisfeito com o começo desta história e acredito que ao longo dos próximos anos colheremos bons frutos.

O Programa bLU cRU em 2025 está vivendo a sua sétima temporada aqui no Brasil. Está consolidado. É o maior programa de incentivo para pilotos independentes no Brasil. É um auxílio em diversas áreas, atuando de diferentes formas no motocross, rally e motovelocidade. No motocross, disponibilizamos mais de 1,1 milhão de reais para premiação. O piloto ganha dinheiro, desconto, suporte técnico e mecânico, entre outros benefícios. Quem corre de Yamaha tem muitas vantagens dentro do Programa bLU cRU. Vale a pena conferir no nosso site (www.yamaha-racing.com.br) todos os detalhes.

- Qual avaliação o senhor faz das parcerias com franquias como a Marvel, que resultou em scooters e motos associadas a personagens? Isso tem, de fato, se conectado a um público jovem e que, muitas vezes, não era conectado a motos?
R: A parceria entre Yamaha e Disney com as franquias Marvel e Star Wars, iniciada em 2019, é uma iniciativa pioneira e única no mercado brasileiro de duas rodas. Mais do que uma ação promocional, ela representa uma estratégia de conexão emocional com os consumidores — pessoas de diferentes idades e perfis, que compartilham o entusiasmo por histórias marcantes e pela liberdade que a motocicleta proporciona.
Essas colaborações têm despertado o interesse de um público engajado, que muitas vezes não estava diretamente ligado ao universo das motos, mas que encontrou nas edições especiais uma forma de se identificar com a marca e iniciar sua jornada sobre duas rodas. Além disso, observamos um aumento significativo na consideração de compra entre os consumidores mais jovens, que passaram a enxergar a motocicleta como uma extensão de estilo e personalidade.
Essa iniciativa da Yamaha no Brasil tem servido de inspiração para outras operações da marca ao redor do mundo, reforçando nosso papel como referência em inovação, criatividade e conexão com o estilo de vida contemporâneo.

- Para finalizar, o que os motociclistas brasileiros — e os fãs da Yamaha — podem esperar da marca para o segundo semestre de 2025? Há novidades no horizonte que o senhor possa nos adiantar?
R: A Yamaha observa as tendências, está sempre atenta ao mercado de motocicletas brasileiro, e continua investindo em novos produtos e na expansão da rede de concessionários no Brasil. Estamos trabalhando para evoluir sempre, tem muita coisa bacana para 2025.
Moto Adventure, a Revista dos Melhores Motociclistas.
let’s go together!