KTM-Brazil-entrevista-fabio-wolf-campos-reinaldo-lorenzo-KTM-200-Duke-KTM-390-Duke-naked-KTM-300-EXC-KTM-250-ECX-F-KTM-350-EXC-F-KTM-350-EXC-F-Six-Days

Texto: André Ramos

Fotos: Divulgação

Depois de alguns anos sob a gestão da Dafra, no final do ano passado a marca austríaca passou a ser gerida pelo grupo Factory Powersports KTM. Para saber mais sobre o que esta nova fase significa e o que espero pelo fruto da empresa no Brasil, realizamos a entrevista que você lê a seguir, realizada via email, para obedecermos os protocolos de segurança sanitária vigentes em nosso país por conta da pandemia.

Moto Adventure – Como a KTM analisa os meses iniciais da quarentena? Como esta crise impactou os negócios da marca até este momento?

KTM Brasil – Para a Factory Powersports KTM, mesmo com as quedas de março, abril e maio deste ano, tivemos um volume maior que no mesmo período do ano passado. Em 2019 comercializamos 481 unidades contra 722 unidades no mesmo período em 2020. Isso se deu devido ao trabalho de reestruturação que fizemos após assumirmos em outubro de 2019 a gestão da KTM no Brasil, com o apoio da matriz na Áustria e nossa rede de concessionários com a renovação de estoque e produção em linha com as necessidades do mercado. Esperamos que com as ações de flexibilização do comércio em todo o país possamos atingir nos próximos meses a continuidade das vendas.

Moto Adventure – Como a fábrica da KTM está atuando diante das exigências das autoridades de saúde? O que foi implantado em Manaus (AM) para atender os protocolos sanitários?

KTM Brasil – Desde o início da pandemia e estabelecimento da quarentena a KTM adotou todos os protocolos de saúde e segurança recomendados pela OMS na planta em Manaus. A princípio houve uma paralização por completo das atividades visando a saúde dos colaboradores e posteriormente a retomada da produção escalonada seguindo de forma rígida os processos de distanciamento e higienização dos materiais envolvidos na produção da motocicleta.

Moto Adventure – Para quem não acompanhou a movimentação, hoje a KTM não está mais debaixo do guarda-chuvas da Dafra desde meados do ano passado. O que isso significa? Há uma nova fábrica ou as motos continuam sendo produzidas na planta da Dafra e só a comercialização passou para a Factory Powersports?

KTM Brasil – A Factory Powersports KTM é a responsável por a toda a gestão da distribuição das motocicletas e produtos KTM comercializados no Brasil desde outubro de 2019, incluindo a rede de concessionários, marketing, pós-vendas, peças, acessórios e serviços. As motocicletas continuam sendo fabricadas em parceria com a Dafra, em seu complexo no Polo Industrial de Manaus (AM).

Moto Adventure – Como está a operação da KTM hoje no Brasil? Quantos modelos são produzidos, qual a produção mensal da fábrica e quantos funcionários trabalham atualmente em Manaus?

KTM Brasil – No Brasil comercializamos 6 modelos de motocicletas sendo 2 modelos para linha Street e 4 modelos na linha off-road de enduro, são eles:

KTM 200 Duke e KTM 390 Duke (naked); KTM 300 EXC, KTM 250 ECX-F, KTM 350 EXC-F e KTM 350 EXC-F Six Days (enduro).

Temos uma capacidade de produção anual na planta de Manaus de até 3.000 unidades por ano aproximadamente, contando com um efetivo de 32 colaboradores envolvidos no processo.

Moto Adventure – Quantos concessionários estão atuando no país e qual a previsão para os próximos anos?

KTM Brasil – Atualmente a marca conta com 25 concessionárias nas principais cidades do país. Sabemos que existe uma demanda muito grande de cidades que tem potencial para se ter uma concessionária KTM e estamos revendo os planos de expansão juntamente com a retomada da economia do país. 

Moto Adventure – No site da marca só há os modelos off-road sendo comercializados. Por quê?

KTM Brasil – Atualmente estão disponíveis os modelos naked e off-road, conforme mencionados anteriormente. O website da KTM passou recentemente por uma reestruturação em seu design deixando mais claro e visível os produtos disponíveis em cada país.

Moto Adventure – Por que a marca não está comercializando em suas lojas os modelos de alta cilindrada?

KTM Brasil – As motocicletas KTM acima de 500cc têm um grane potencial de comercialização no Brasil. O planejamento da Factory Powersports KTM é de em breve incorporar no mercado brasileiro produtos desta linha, em volumes menores, para entendermos suas demandas para posteriormente, aumentar o line-up. É claro que quando se traz produtos importados o impacto cambial se torna um fator decisivo para o ciclo de vida destes modelos.

Moto Adventure – Durante o Salão Duas Rodas do ano passado, vocês anunciaram que até 2023 poderiam trazer até 7 novas motos e 10 mil unidades produzidas. Como fica essa previsão agora?

KTM Brasil – O mercado brasileiro tem potencial para receber esta quantidade porém, precisamos rever os impactos que esta pandemia vai trazer para os nossos planos futuros visto que ainda é impossível tentar criar algum cenário de volume, pois dependemos das lojas abertas 100% e o consumidor capitalizado.

Moto Adventure – Modelos como a 390 Adventure e a 790 Duke virão para cá ou serão fabricados por aqui?

KTM Brasil – Motocicletas como estas que a KTM lançou recentemente no mercado mundial tem total fit com o mercado brasileiro. Exemplo da KTM 390 Adventure, onde no Brasil existe um grande volume trabalhado por outras marcas. Para se comercializar esses produtos no Brasil e torná-los financeiramente viável ao seu segmento e diretamente ao consumidor, é imprescindível que sejam produzidos por aqui. Estudos são constantemente feitos e esperamos em momento oportuno trazer grandes novidades.

Moto Adventure – Como a KTM analisa o desempenho das vendas dos modelos off-road? E como a produção em Manaus impactou esta performance, comparando com o período anterior a esta produção doméstica?

KTM Brasil – As motocicletas off-road da KTM no mercado brasileiro têm uma grande participação em nossos resultados e se destacam pela sua tecnologia, desempenho, qualidade e leveza. Desde o início das operações da KTM no Brasil esses modelos foram produzidos em Manaus (AM) e isso nos traz a possibilidade de proporcionar ao consumidor um valor coerente ao mercado sem deixar de lado todo o desenvolvimento tecnológico que essas motocicletas possuem.

Moto Adventure – A KTM pensa em desenvolver algum programa voltado a competições neste ano? A parceria com a OrangeBH continua?

KTM Brasil – Competições estão em nosso DNA e somos a marca Ready To Race. Em 2020 a Factory Powersports KTM participará das principais competições off-road com uma equipe extremamente qualificada e pronta para alcançar os resultados, são eles:

Campeonato de Hard Enduro – Pilotos Rigor Rico e Ripi Galileu

Campeonato Brasileiro de Enduro – Piloto Emerson “Bombadinho” Loth

Campeonato Brasileiro de Motocross

Cat MX1        Gustavo Pessoa

Cat. MX2       Frederico Spagnol e Pedro Magero

Cat. MX2JR  Gabriel Andrigo

Cat. MXF       Mariana Balbi

Cat. MXJR    Franco Iavecchia

Cat. 65CC     Kevin De Pinho

Em paralelo a isso promoveremos um programa Racing de Competições, incentivando os concessionários a participarem destas atividades e promoverem regionalmente seus produtos.