Com mais de 20 anos de experiência e com passagens pela Yamaha e Toyota, Maiquel Monteiro assume o marketing da marca com a missão de manter o seu desempenho comercial e com o desafio de lidar com as novas tecnologias.
Texto: André Ramos
Fotos: André Ramos/Leonardo Vincenzo
Em nossa edição 273 (Moto Adventure Agosto 2023) apresentamos um resumo de uma entrevista que realizamos com Maiquel Monteiro, executivo com mais de 20 anos de experiência no setor automotivo e que recentemente assumiu o cargo de gestor de marketing da Triumph Motorcycles no Brasil.
A partir de agora, você acompanha a íntegra deste bate-papo.
MOTO ADVENTURE – Maiquel, muito obrigado por atender a reportagem da Revista Moto Adventure. É um prazer podermos bater este papo e levar o seu conteúdo à nossa audiência. Conte-nos um pouco a respeito de tua trajetória, até chegar à Triumph.
MAIQUEL MONTEIRO – É um prazer recebê-los aqui. Venho trabalhando durante 20 anos no setor automotivo sendo dez deles na Yamaha onde eu comecei no setor comercial, com consórcios, banco, estratégia de vendas; minha formação foi no departamento comercial, onde a gente expandiu o consórcio no país naquela época. Depois a gente desenvolveu o Banco Yamaha e em 2011, fui convidado para trabalhar na Toyota. Lá trabalhei em algumas áreas como pós-vendas, CSI, marketing e no posicionamento de marca. Após 11 anos lá, por opção, quis olhar o marketing por outro prisma e fui trabalhar no setor de decoração para poder ganhar mais visão de campo de como o marketing pode atuar em uma marca e agora retorno ao setor de duas rodas.
MOTO ADVENTURE – Qual a análise que você faz do nosso atual momento, focando teu olhar no mercado de duas rodas? Quais são as oportunidades e os desafios que ele oferece? Quais os possíveis impactos que você enxerga que a inteligência artificial pode trazer para o setor?
MAIQUEL MONTEIRO – Vou separar em duas partes. O marketing antes era o marketing branding e mudou para o “matemarketing” e muito se diz do mundo VUCA (VOLATILE, UNCERTAIN, COMPLEX and AMBIGUOUS). O mundo muda muito rápido e as informações estão muito rápidas e hoje quando a gente faz uma comunicação de motocicletas ou de qualquer outro produto a gente não vai concorrer só com os concorrentes diretos: hoje o tempo, o momento e ação do consumidor dentro de uma mídia social são segundos e eu preciso estar presente para este momento de ação onde eu vou concorrer com uma marca de roupa, com um novo filme, com o novo capítulo de televisão e a minha comunicação precisa estar presente neste momento de ação para ele ter a interatividade para poder clicar em meu anúncio e comprar. Quando a gente fala de motocicleta, este mercado tem crescido nos últimos anos; o mercado de entregas tem ajudado bastante e nós temos retomado números nos mesmos patamares e até maiores que pré-pandemia. Temos espaço para mais, pois a motocicleta é dividida por nichos: pra uns é transporte, para outros, lifestyle e para outros, une os dois e o segmento de motos é mais emocional e por isso a gente vê que hoje o sentimento de recompensa do consumidor é bem forte na compra da motocicleta. A moto você precisa andar e se você não anda nesse hobby ela acaba virando outra coisa.
MOTO ADVENTURE – Qual a posição da Triumph Motorcycles hoje no mercado? Faça uma radiografia da marca por meio de seus números para que nossa audiência possa entender mais a respeito da marca no país. Vendas, produção, concessionários, market share, etc.
MAIQUEL MONTEIRO – A Triumph é uma marca que neste ano atingiu números históricos. Ela manteve a terceira posição no market share nacional, com 16% de participação, na faixa acima de 500cc. Ela teve um crescimento de 28% sobre 2022. A Triumph Brasil é a maior vendedora de big trail do mundo. Com a Tiger 900 atingimos o recorde de emplacamentos dos últimos 17 meses. Sobre a planta de Manaus (AM), em 2020 comemoramos a produção de 30 mil unidades e desde então ela passou por uma reformulação em seu layout para melhorar sua capacidade produtiva. A meta é sair de 30 mil e alcançar 50 mil unidades/ano. Hoje todos os modelos vendidos no Brasil são fabricados em nossa fábrica em regime CKD.
MOTO ADVENTURE – Ainda sobre produção, como está a questão do recebimento de peças e demais insumos que vêm de fora do país? Como a pandemia e a Guerra da Ucrânia afetam e vem afetando isso? E quanto ao fornecimento de peças às concessionárias? Isso vem sofrendo abalos?
MAIQUEL MONTEIRO – Ao longo da pandemia tivemos desafios, mas não sofremos paradas na produção pela falta de componentes. O que houve foi um alinhamento da distribuição destes componentes, equipados com chips, entre as fábricas da Inglaterra, Tailândia, Índia e Brasil, que garantiu o abastecimento destes produtos para toda rede de concessionários. Quanto ao fornecimento ao concessionários, nosso armazém que fica em Jundiaí distribui toda nossa linha de peças, roupas e acessórios. Para a parte de peças, os indicadores de disponibilidade imediata que é o First Picking Availability está em 89%, o que indica o atendimento imediato para reparos e manutenção.
MOTO ADVENTURE – Como você enxerga daqui para frente este mercado de big trails?
MAIQUEL MONTEIRO – Acredito que o cliente que busca uma big trail ele busca conforto, potência e agilidade. O setor como um todo vai se adequar a estas novas exigências e o que esperamos daqui para frente são inovações tecnológicas cada ez mais voltadas para o conforto e segurança. Ele tem muito para crescer ainda e não envolve apenas piorar a moto, conhecer lugares, vier experiências e se apaixonar cada vez mais pelo setor.
MOTO ADVENTURE – E quanto ao segmento de Clássicas? Fale um pouco a respeito da posição da Triumph.
MAIQUEL MONTEIRO – Agora você tocou num ponto que eu gosto. A marca tem atualizado todo seu line up. Nos últimos anos nós crescemos nosso line up e o atualizamos tecnologicamente com opções de qualidade e acabamento que é o DNA da marca. O design atemporal das novas clássicas modernas é sempre uma tag line da marca. O exemplo da posição da Triumph é a atenção que demos ao DGR (Distinguished Gentleman’s Ride) que fizemos em maio. Juntamos mais de 4.000 motos clássicas em 24 cidades, com o objetivo de conscientizar o homem quanto a questões de saúde relacionadas ao câncer de próstata e ao suicídio. Este movimento reforça o posicionamento da marca junto com as motos clássicas, porque é um movimento onde todo mundo se veste elegantemente para dar um passeio de moto e isso reforça nossa parceria de dez anos que temos com o movimento e o DNA da marca para mantermos estas clássicas atemporais.
MOTO ADVENTURE – Vocês planejam fomentar mais este segmento através de outras ações específicas voltadas para este nicho?
MAIQUEL MONTEIRO – Com certeza. Temos nosso braço de experiências, o TRX, que faz passeios de curto e longo tiros e atua também em passeios para a Europa e América do Sul. A experiência da moto tem de sempre estar atrelada à posse da moto. Como digo, você faz uma compra por emoção e cada vez mais você vai querer andar e ter experiências e se você não tem estas experiências o consumidor deixa de ter a moto e nada melhor que ter uma moto e poder viajar com ela no final de semana e colecionar experiências com ela.
MOTO ADVENTURE – Lá fora a Triumph está desenvolvendo motos de motocross e enduro e de motocross pela primeira vez em sua história, com o auxílio dos ex-pilotos Iván Cervantes e Ricky Carmichael. O que você pode falar a este respeito?
MAIQUEL MONTEIRO – Você citou um nome importante, o Iván Cervantes, que quebrou o recorde de distância com a Tiger 1200 e quando ele bateu o recorde, ele parou e decidiu ir um pouco mais, mas respondendo à sua pergunta, a Triumph olha para todos os segmentos, mas os estudos destas motos ainda não chegaram para cá, pois nosso foco hoje está voltado para o big trail, clássicas e as 400. Hoje o que a Triumph no Brasil tem para falar é sobre estes segmentos.
MOTO ADVENTURE – E falando nas 400, quando virão ao Brasil?
MAIQUEL MONTEIRO – No primeiro trimestre do ano que vem.
MOTO ADVENTURE – Acima você citou entre outros dados, o número de concessionários da marca. Para este ano ainda há planos de abertura de novos concessionários?
MAIQUEL MONTEIRO – Temos algumas negociações para 2024 mas para este ano teremos mais cinco lojas para dar conta deste nosso crescimento contínuo. Elas serão inauguradas em Palmas (TO), Recife (PE), Uberlândia (MG), São Luís (MA) e a segunda loja no rio de Janeiro (RJ).
MOTO ADVENTURE – Você é um profissional que já passou pela Yamaha e Toyota. Você também atuava na área de marketing nestas empresas? Como estas experiências contribuem com tua atual função?
MAIQUEL MONTEIRO – A minha experiência no segmento de duas rodas me mostrou o quanto apaixonado sou por moto; o segmento de quatro rodas me moldou no marketing com a expertise de mercado e hoje, trabalhando na Triumph, posso dizer que é realizar um sonho de estar em um lugar onde eu gosto do que faço e fazendo o que gosto de fazer. Você poder comunicar o que gosta é melhor.
MOTO ADVENTURE – Qual é mais legal de trabalhar? Carro ou moto? E por quê?
MAIQUEL MONTEIRO – Cada segmento tem o seu estilo de comunicação. Quatro rodas é racional. Por exemplo, você vai ter um filho, o consumidor já pensa em trocar seu hatch por um sedã. Existe o carro pra família, para quem é solteiro, para o executivo. Já a moto é emocional e você compra um sonho quando compra uma moto e os olhos de quem gosta de moto brilham.
MOTO ADVENTURE – E você anda de moto? Se sim, tem moto atualmente? Se não, pretende passar a andar?
MAIQUEL MONTEIRO – Hoje eu ando menos do que gostaria, pois a correria do dia a dia não me deixa este prazer de andar d moto mas espero que em breve eu possa estar mais presente nos rides. As clássicas fazem mais o meu estilo e modelos como a Street e a Speed Twin, T-100, T-120, Scramblers são as motos que combinam mais comigo.