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Em entrevista exclusiva, o diretor da marca alemã no Brasil faz uma análise deste primeiro ano de sua gestão e traça cenários para o mercado premium e para a atuação da empresa nos próximos anos.

Texto: André Ramos

Fotos: Divulgação BMW Brasil

O Brasil conquistou em 2024 um marco histórico para a BMW Motorrad: foram 15.267 motocicletas comercializadas, crescimento de 8,2% em relação ao ano anterior, resultado que consolidou o país entre os cinco maiores mercados globais da marca e líder absoluto na América Latina. À frente da operação está Matheus Pereira, economista de formação, com passagens pela área de serviços financeiros e experiência em gestão estratégica, que assumiu a direção da subsidiária em julho de 2024 após integrar a área comercial da companhia desde 2022.

Moto Adventure – Matheus, você assumiu a direção da BMW Motorrad no Brasil em julho de 2024 e já atuava na área comercial desde 2000. Como sua formação em Ciências Econômicas e Gestão Empresarial e as especializações (Mackenzie e FGV) moldam sua abordagem de gestão e prioridades estratégicas no curto prazo?

Matheus Pereira – Minha formação acadêmica sólida, aliada a anos de experiencia na intersecção entre a indústria e serviços financeiros tem moldado diretamente a forma como conduzo minha gestão no curto prazo. Essa combinação me permite adotar uma abordagem voltada para a eficiência operacional, sem renunciar à flexibilidade estratégica necessária para aproveitar projetos com boas taxas de retorno. Ao mesmo tempo, valorizo o preparo técnico e a educação continuada como pilares para manter uma visão moderna do mercado e das transformações em curso. Acredito que a atualização constante é fundamental para tomar decisões ágeis, embasadas em dados e alinhadas às melhores práticas globais, garantindo que as prioridades estratégicas estejam sempre conectadas às necessidades imediatas, mas com um olhar para o crescimento sustentável.

Moto Adventure – Em 2024, o Brasil liderou as vendas da BMW Motorrad na América Latina com 15.267 unidades, alta de 8,2% vs. 2023, colocando o país entre os cinco maiores mercados globais da marca. Quais fatores explicam esse desempenho e quais metas você estabelece para 2025/2026?

Matheus Pereira – O crescimento brasileiro é fruto de uma combinação entre portfólio estratégico, proximidade com a rede, produção local eficiente e uma equipe comprometida. Também soubemos entender o novo consumidor, que busca performance, conectividade e valor agregado. Para 2025 e 2026, nosso objetivo é consolidar o Brasil entre os cinco maiores mercados globais, com foco em elevar o ticket médio, acelerar a digitalização da jornada e fortalecer ainda mais a rede premium.

Moto Adventure – Como você enxerga a evolução do segmento premium de motocicletas no Brasil em curto, médio e longo prazos? Quais drivers (crédito, renda, perfil do consumidor, conectividade, segurança ativa) devem ditar o ritmo — e como a BMW pretende capturar esse crescimento?

Matheus Pereira – A evolução do segmento premium no Brasil tem se mostrado consistente. A curto prazo, o crédito e o poder de compra ainda são vetores importantes. No médio e longo prazo, o perfil aspiracional, a busca por conectividade, a segurança embarcada e as experiências vão dominar. A BMW Motorrad está posicionada para capturar esse movimento com inovação, atendimento personalizado e um portfólio que entrega emoção, tecnologia e performance.

Moto Adventure – A BMW iniciou a produção nacional da R 12 em Manaus em 2024 e colocou em produção a R 1300 GS Adventure em 2025. Como esses modelos reposicionam o mix e a rentabilidade da operação brasileira? Há espaço para ampliar versões/edições locais?

Matheus Pereira – A introdução desses modelos reforça nossa estratégia de oferecer um portfólio cada vez mais alinhado ao perfil do consumidor brasileiro, com foco em produtos de alto valor agregado. Além de fortalecer a presença da marca no segmento premium, a produção local contribui para a competitividade e flexibilidade da operação no país. Estamos sempre atentos às preferências do mercado e buscamos, continuamente, formas de agregar valor à nossa linha de produtos.

Moto Adventure – A planta de Manaus — única unidade global da marca fora da Alemanha dedicada a motos — hoje monta um leque que inclui G 310, F 800/900 GS, S 1000 RR, R 1300 GS, C 400 X e outros. Quais são os planos de capacidade, automação e local sourcing para sustentar crescimento e reduzir lead times?

Matheus Pereira – Estamos investindo em automação seletiva, expansão da capacidade e desenvolvimento de fornecedores locais. A planta de Manaus é única 100% dedicada à produção de motocicletas BMW fora da Alemanha e está preparada para acompanhar o ritmo da marca. Reduzir lead times e aumentar a previsibilidade da produção são metas-chave para os próximos anos, sempre mantendo o padrão premium de qualidade do BMW Group.

Moto Adventure – Em 2024, a BMW Motorrad registrou recorde histórico global (210.408 unidades) e reportou cerca de 50% de share no mercado premium da América Latina. Como a operação brasileira contribui para manter (ou expandir) essa liderança regional?

Matheus Pereira – O Brasil impulsiona nosso crescimento de marca como região. Além do volume, contribuímos com boas práticas em gestão, lançamento de produtos e experiência do cliente. A operação brasileira se tornou referência e continuará sendo protagonista na estratégia da marca para a América Latina.

Moto Adventure – Quais iniciativas você prioriza para fortalecer a rede de concessionárias (experiência premium, demo rides, ConnectedRide), e qual o papel de consórcio/financiamento para ampliar acessibilidade e fidelização no ticket alto?

Matheus Pereira – Estamos priorizando a transformação digital das concessionárias, capacitação em atendimento premium e expansão de serviços conectados. O consórcio e o financiamento são fundamentais para tornar o acesso ao portfólio mais viável, especialmente em um segmento de alto valor. Parcerias estratégicas a exemplo da BMW Serviços Financeiros nos ajudam a criar soluções diversificadas para o perfil do nosso cliente.

Moto Adventure – Como você avalia o impacto de eventos-âncora (como o Festival Interlagos e o CMW) na construção de marca e geração de demanda qualificada no premium? O que funcionou melhor em 2024/2025 e o que muda nas próximas edições?

Matheus Pereira – Eventos como o Festival Interlagos são essenciais para criar experiências imersivas com a marca. Eles nos permitem mostrar o DNA da BMW Motorrad de forma viva, com test-rides, interação com produtos e construção de comunidade. Em 2024/25, conseguimos ampliar a qualidade dos leads gerados e fortalecer a relação com os entusiastas. Para o futuro, vamos incluir mais ativações digitais, sem perder o toque pessoal que é marca registrada desses encontros.

Moto Adventure – Com a nova geração de GS e a eletrônica embarcada (modos de condução, ADAS, conectividade), quais diferenciais você destaca para o consumidor brasileiro? Há roadmap de funções/serviços digitais específicos para o país?

Matheus Pereira – O consumidor brasileiro está cada vez mais atento à tecnologia embarcada e à conectividade. A nova geração da GS traz recursos que elevam a pilotagem em termos de segurança e desempenho, como o radar de distância, modos de condução adaptáveis e integração com smartphone. Além disso, a parceria com a Ituran Brasil, por meio do BMW Motorrad Guardian by Ituran, oferece um novo nível de segurança e conectividade, com monitoramento e assistência 24h, reforçando a tranquilidade do motociclista brasileiro.

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Moto Adventure – Em um contexto de produção em alta no Polo Industrial de Manaus e crescimento do mercado de motos, como a BMW Motorrad Brasil endereça ESG (energia, resíduos, logística, reciclagem de componentes) e que metas podem ser compartilhadas para 2025/2026?

Matheus Pereira – Nossa atuação em ESG está alinhada com as metas globais do BMW Group, mas com ações específicas para a realidade brasileira. Em Manaus, avançamos em eficiência energética, descarte responsável de resíduos, logística mais sustentável e instalação de painéis solares. Iniciativas em ESG estão sempre no nosso radar e seguiremos com esse foco no próximo ano.

Moto Adventure, a Revista dos Melhores Motociclistas.

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