Pilotos só precisam largar na última etapa, que será disputada em Salesópolis (SP), neste domingo

Texto: Redação
Fotos: Leandro Souza/Vipcomm

 

Equipe Motofield

Depois de duas etapas em Itupeva e duas em Arujá, no interior de São Paulo, a CACC (Copa Adrenatrilha de Cross Country), que começou em março, chega à grande final neste domingo (12), em Salesópolis (SP). Os pilotos da Motofield, equipe satélite da Honda, estão com a mão na taça em pelo menos quatro categorias (XC-1, XC-3, Over 35 e XC-F) e vão com tudo para fechar a competição com chave de ouro.

Apesar de serem matematicamente campeões e precisarem apenas largar para confirmarem o primeiro lugar do campeonato, os pilotos prometem manter a concentração na disputa, em pista de seis quilômetros que está sendo preparada. O terreno tem trecho de chão duro e tem boa parte em área de reflorestamento, com plantação de eucalipto, e muitas subidas e descidas. Desafio para cerca de 80 pilotos inscritos, desde categorias menores até a adulto. Nas principais categorias, a prova tem duração de 1 hora, mais uma volta.

Júlio ‘Bissinho’ Zavatti, da Motofield, venceu três etapas e ficou em segundo em outra na principal categoria, a XC-1. Vai para Salesópolis precisando apenas largar para ser campeão, mas vai acelerar sua Honda CRF 250R para “manter a competitividade e o ritmo de toda a temporada”.

O piloto de 31 anos, natural de Monte Alto (SP), também busca o título de campeão geral. É vice-líder, atrás de Washington Murilo Caipirinha. Para isso, vai usar toda a experiência e o currículo de tricampeão (2015-2016-2017) do Rally dos Sertões na categoria CRF 230F.

Janaína Souza busca o pentacampeonato

Entre as mulheres, na categoria XC-F, Janaína Souza (Honda CRF 250X), da Motofield, subiu ao lugar mais alto do pódio em todas as etapas. E para garantir o pentacampeonato da CACC, é necessário largar. Porém, vai correr concentrada para que o quinto título da competição seja conquistado de maneira invicta.

Outras categorias

Na categoria XC-3, Vitor Martins (Honda CRF 230F), venceu as quatro etapas do campeonato e lidera absoluto. Também invicto, Marcos Betencorte acelera forte sua Honda CRF 250R na XC-4 Over 35. O experiente piloto de 36 anos ainda briga pelo título geral. Atualmente é o terceiro colocado.

Já na categoria XC-2, o piloto Motofield Renan Bueno (Honda CRF 280) é vice-líder e trava disputa acirrada pelo título com o líder Washington Murilo Caipirinha. A diferença é de apenas 1 ponto: 73 a 72.

VEJA TAMBÉM: Honda NXR 160 Bros 2018: Ligada nos 160.