Motor da versão 2018, além de eficiente, chama a atenção pela beleza de sua construção. Motocicleta chega ao mercado por R$ 35.500

Texto: Redação
Fotos: Gustavo Epifânio/Jéfferson John

Honda CBR 650F

A CBR 650F vem com visual mais moderno, com novas cores e grafismos, transmitindo força e robustez ao modelo. A versão do tetracilindro Honda de 649 cm3 que equipa tanto a naked CB 650F como a esportiva CBR 650F preserva o genuíno DNA dos “quatro em linha” da marca, onde o típico urro de escape está aliado à performance superior, economia de exercício e extrema confiabilidade.

A bancada dos cilindros inclinada 30º à frente, o câmbio verticalizado e o compacto motor de arranque situado atrás da bancada propiciou ao motor dimensões longitudinais contidas, favorecendo um posicionamento ideal no chassi. Ela possui freios ABS que evitam o travamento das rodas em frenagens bruscas.

O cabeçote DOHC (Double Over Head Camshaft)  é dotado de comandos que acionam diretamente as quatro válvulas por cilindro. Os pistões têm saia assimétrica que reduz o atrito com a parede dos cilindros, dotada de um tratamento de superfície destinado a favorecer a dispersão de calor e reduzir o consumo de lubrificante.

Arrefecido a líquido, nesta versão 2018 a potência máxima cresceu dos 87 cv a 11.000 rpm para 88,5 cv ao mesmo regime. O torque permaneceu de 6,22 kgf.m a 8.000 rpm enquanto o câmbio, sempre de seis velocidades, recebeu relações mais curtas na 2ª, 3ª e 4º marcha, privilegiando as acelerações e retomadas de velocidade em qualquer condição de uso.

Impressões do Piloto

Fabio Amorim Soares, de 53 anos, delegado da Polícia Federal: “A CBR 650F é uma moto muito dócil, boa de curva, com um motor muito potente e freios muito bons. Com certeza, quem pilotar essa máquina vai se apaixonar. Agradeço à Honda e à Moto Adventure pelo convite e por proporcionar essa experiência fantástica”.

Características marcantes

– Som do motor

– Nova transmissão

– Nova suspensão dianteira

– Posicionamento de pilotagem

– Farol em LED

– 4 Cilindros

– Facilidade na condução

– Novo design

FICHA TÉCNICA:

MOTOR

Tipo: DOHC, Quatro cilindros 4 tempos, refrigeração líquida

Cilindrada: 649cc

Potência máxima: 88,5 cv a 11.000 rpm

Torque máximo: 6,22 kgf.m a 8.000 rpm

Transmissão: 6 velocidades

Sistema de partida: Elétrico

Diâmetro x Curso: 67,0 x 46,0 mm

Sistema Alimentação: Injeção Eletrônica PGM-FI

Combustível: Gasolina

SISTEMA ELÉTRICO

Ignição: Eletrônica

Bateria: 12V – 8,6 Ah

Farol: LED

CAPACIDADE

Tanque de combustível/Reserva: 17,3 litros

Óleo do motor: 3,5 litros

DIMENSÕES

Comprimento x Largura x Altura: 2107 x 753 x 1149 mm

Distância entre eixos: 1449 mm

Distância mínima do solo: 133 mm

Altura do assento: 810 mm

Peso seco: 200 kg

CHASSI

Tipo: Diamond Frame

Suspensão dianteira/Curso: Garfo telescópico / 120 mm

Suspensão traseira/Curso: Mono Shock / 128 mm

Freio dianteiro/Diâmetro: A disco / 320 mm (ABS)

Freio traseiro/Diâmetro: A disco / 240 mm (ABS)

Pneu dianteiro: 120/70 – 17M/C

Pneu traseiro: 180/55 – 17M/C

PREÇO SUGERIDO: R$ 35.500,00

VEJA TAMBÉM: Especial Honda: CRF 1000L Africa Twin TE – Viagens Inesquecíveis.