Por-elas-expedicao´-ladies-2020-ladies-of-the-road-mulheres-motociclist

Em 22 dias, 6 integrantes das Ladies of The Road, acompanhadas de seus respectivos companheiros, percorrem 9.200 km ao longo de onze estados para confraternizarem-se com outras integrantes do grupo e incentivarem o motociclismo feminino.

Texto: Silvia Favaron

Fotos: Divulgação

Ao completar 10 anos de existência o grupo Ladies of the Road teve a certeza de que nada foi inesperado e nem acidental em sua trajetória. Construímos um movimento de união, incentivo e inspiração, que se multiplica por todos os cantos impulsionando cada vez mais a paixão pelas duas rodas, conectando mulheres motociclistas do Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina.

Estava previsto para 2020 darmos continuidade a essa conexão entre as Ladies, participando de eventos em outros Estados e aumentando a visibilidade das ações do grupo Ladies of the Road para o maior número de pessoas. De repente, não mais ocorreriam as grandes festas e encontros, pois nossos projetos e sonhos foram interrompidos drasticamente em virtude da situação mundial da pandemia.

Pensando sobre a situação, eis que surge a ideia diferente e inovadora: “Se moto é aventura, por que não nos aventuramos visitando cada grupo de Ladies em suas respectivas cidades?”. Surge então a 1ª Expedição Ladies of the Road 2020.

Começamos timidamente com duas integrantes, porém na data de partir já contávamos com um bonde de 12 pessoas, 6 Ladies (São Paulo, Espírito Santo e Paraná) e seus respectivos Lords. Vale aqui ressaltar que a presença de companheiros e amigos sempre foi bem-vinda por nós.

Tínhamos apenas 22 dias disponíveis para percorrermos as regiões Centro-Oeste, Nordeste e parte do Sudeste do Brasil, então o roteiro escolhido priorizou os Estados mais distantes com representatividade de integrantes do grupo.

Centro-Oestes e celebridades

Mato Grosso do Sul foi o nosso primeiro destino. Já no primeiro trecho, duas grandes surpresas: em Presidente Prudente, uma Lady local fez questão de nos conhecer pessoalmente em um posto de abastecimento e, em Bataguassu, onde jantamos e pousamos, após uma tempestade torrencial, uma visita nos encantou! Era a Luluzinhas MC, um grupo feminino da região que soube que o Ladies of the Road passaria por aquelas estradas. Foi uma conversa prazerosa e cheia de emoção. Quando, que numa cidade tão afastada, iríamos imaginar um grupo de mulheres com nossos mesmos sonhos e ideais? 

Chegando em Campo Grande, fomos recepcionadas pelas Ladies locais que nos proporcionaram desde alguns ajustes em nossas motos até uma grande festa com comida boa e música de primeira!

Na manhã seguinte partimos para o Mato Grosso. Dispensamos um dia a mais neste estado para visitarmos Cuiabá e a belíssima Chapada dos Guimarães, acompanhadas das Ladies da região. Passeio por belas cachoeiras e mirantes que deixaram saudades.

Incrível como andar de moto é surpreendente; a cada paisagem, os aromas, as cores, as pessoas, os cenários, os costumes… Tudo amplia as nossas percepções e reconstruímos nossos valores e conceitos.

Deixando de lado a parte romântica, era hora de “montar as motos e partir”. Aliás, partir bem cedo para aproveitar ao máximo a brisa fresca e evitar o sol escaldante que insiste em brilhar nessa região.

O próximo destino foi Goiânia. Percurso longo, exigindo um pit stop providencial na cidade de Barra do Garça, divisa entre Mato Grosso e Goiás. Neste trecho tivemos a companhia de 2 Ladies de Cuiabá que engrandeceram nosso bonde com seu charme. Neste trecho, também, a primeira necessidade mecânica, um borracheiro! Tudo resolvido. Não podemos deixar de relatar nossa chegada ao hotel onde vislumbramos, além dos mosquitos, uma fresca piscina onde ficamos pulando, brincando e rindo como crianças até anoitecer.

De manhã cedinho, como de costume, prestes a cruzar a divisa de Estados fomos abordadas por duas emissoras de televisão locais que nos entrevistaram como se fôssemos celebridades! Desde o fato de mulheres pilotarem motos tão grandes até a quantidade de quilômetros que venceríamos! Foi demais!

Em companhia das ladies cuiabanas, seguimos direto para Goiânia onde desfrutamos de um encontro noturno com as ladies goianienses, com direito a muitas fotos e nova entrevista.

O grupo voltou à formação inicial da viagem passando rapidamente por Brasília, cidade que tanto admiramos e que por diversas vezes visitamos,  e onde tivemos o prazer de desfrutarmos de um delicioso almoço na beira do Lago Paranoá para reencontrarmos as Ladies brasilienses.

Nordeste

Estávamos ansiosas para desbravar o belíssimo Nordeste. Primeira parada, Bahia. Estradas com paisagens de tirar o fôlego, com fazendas antigas emolduradas por coqueiros gigantes. Viajamos direto por três dias passando por Barreiras e Itaberaba, e chegando, finalmente, na famosa Ilha de Itaparica. Lá fomos recepcionadas e escoltadas pela lady local que nos acolheu em sua linda pousada com todo mimo e carinho. Momentos relaxantes e descontraídos foram somando-se nos passeios e visitas aos pontos turísticos que compensaram cada quilômetro percorrido.

Seguimos de ferry boat até Salvador onde três motos deram entrada na Harley-Davidson local para revisões de praxe, afinal nossas “meninas” também precisam de cuidados! Grande surpresa em sermos recepcionadas por diversas Ladies em festa, e tendo como tira gosto deliciosos acarajés feitos na hora por uma autêntica baiana vestida à caráter, o que rendeu muitas fotos e fitinhas do Senhor do Bonfim.

Não podemos deixar de relatar aqui nossa passagem rápida por Feira de Santana (BA). Nossa única LOR da região conseguiu mobilizar o presidente e integrantes de um moto clube masculino que nos recepcionaram com os mais desejados e saborosos isotônicos e água gelados do mundo, num posto de gasolina da região, confirmando o ditado que em determinadas situações o pouco se torna muito.

Como estivemos na Bahia fomos às praias: Costa do Sauípe, Praia do Forte e, na volta, Arraial D´Ajuda. Afinal “turistar” e descansar também é importante.

Nossa rápida passagem por Alagoas incluiu como ponto de parada a pequena cidade Barra de São Miguel, que possui uma das praias mais maravilhosas do nosso Brasil, com suas águas em tom turquesa e piscinas naturais. Esse destino merece retorno.

Entre Maceió (AL) e João Pessoa (PB), desfrutamos da companhia de ladies e amigos maceioenses, natalenses e paraibanos. Durante todo o trajeto o bonde foi enorme e lindo de se ver e pertencer.

Começamos a entender a dimensão e o significado que impulsionava nossa Expedição, bem como cada reação de cada lady encontrada por onde passávamos. Nossos próprios objetivos e ideias foram se transformando com tanta energia que recebíamos. Mais do que nunca, a 1ª Expedição Ladies of the Road 2020, literalmente, ia tomando forma e atingindo seu objetivo:  fazer com que mais e mais mulheres percebam o seu lugar, superem suas dificuldades e desafiem seus medos no propósito de uma vida mais aventureira pilotando uma motocicleta.

Nossa parada em João Pessoa foi intensa: praias, rios, pôr do sol, show de rock, almoços, fotos em pontos turísticos e muita alegria. Foi surpreendente a intensidade com que fomos acolhidas pelas Ladies e Lords da região. Amizades consolidadas e muitas histórias para contar.

Nossa passagem por Aracaju (SE) foi breve, porém nos permitiu um jantar delicioso em um típico restaurante da orla, degustando a deliciosa caipirinha de caju e o famoso caranguejo.

Chegando ao fim

Ao chegarmos no Espírito Santo, fomos agraciadas pelas Ladies locais com a grata visita ao Mosteiro Zen Morro da Vargem para nos energizarmos com a maravilhosa estátua gigante de Buda. No deslocamento para Vila Velha tivemos o contratempo de enfrentarmos o caótico trânsito, no entanto, uma cerveja gelada e um bom jantar entre amigos rapidamente nos reestabeleceu.

Estamos quase ao final de nossa Expedição e a saudade já bate forte. Quase 22 dias e nosso bonde transformou-se numa família.

Estávamos próximos ao nosso destino, a linda Belo Horizonte (MG), rodeada por suas montanhas de tirar o fôlego de qualquer motociclista experiente. Só temos que elogiar por mais uma recepção incrível das Ladies mineiras que nos apresentaram estradas maravilhosas, dentre elas a recente Rota do Capitão Senra. A rota é alusiva ao mineiro José Senra, que foi um motociclista amante e colecionador das motos da marca norte-americana Harley-Davidson e nosso amigo, falecido em 2016. Tivemos o orgulho em percorrer a rota que irá entrar, com certeza, como destino obrigatório de mototurismo do Brasil.

Chegamos em São Paulo, recepcionados por amigos queridos e um belo churrasco, trazendo na memória belíssimas recordações e na mala a nossa bandeira Ladies of the Road totalmente autografada por todas as Ladies que encontramos pelo caminho!

Foram 22 dias e 9.200 kms rodados por 11 estados!

Aguardem, pois 2021 tem mais!