detalhe-motor-f-450-gs-bicilíndrico

A BMW Motorrad prepara uma virada estratégica em sua linha de entrada: a consagrada família G310 pode estar deixando os planos da marca alemã, abrindo espaço para uma nova geração de motos 450 cc que promete mais desempenho, sofisticação e ambição global.

A BMW Motorrad sinalizou uma mudança estratégica significativa em sua linha de entrada: a série de motocicletas BMW G310 — formada por modelos como G310 R, G310 GS e G310 RR (no exterior)— deve ser descontinuada para abrir espaço a uma nova geração de motocicletas baseadas em um motor bicilíndrico de 450 cc. A informação foi destacada pelo CEO da marca, Markus Flasch, à imprensa internacional durante eventos relacionados ao lançamento da nova plataforma de 450, que começou a ganhar forma com a BMW F 450 GS apresentada no EICMA 2025.

bmw-f-450-gs

Mais potência e nova plataforma para o segmento de entrada

O executivo da BMW Motorrad deixou claro que o novo motor twin de 450 cc, desenvolvido em colaboração com a indiana TVS Motor Company, será a base para uma série de motocicletas futuras, efetivamente substituindo os modelos de 310 cc monocilíndricos da marca. Embora ele tenha evitado detalhar nomes específicos, comentou que “olhando para a linha existente dos 310 é possível adivinhar o que traremos no futuro na plataforma 450”. Essa declaração sugere que variantes de estrada (naked) e esportivas podem surgir depois do lançamento da trail F 450 GS, seguindo a mesma lógica da gama anterior.

A BMW apresentou a F 450 GS como o primeiro modelo da nova geração, com motor bicilíndrico em paralelo refrigerado a líquido e potência que atende à categoria A2 — oferecendo um equilíbrio entre desempenho e acessibilidade técnica. O modelo, produzido em parceria com a TVS na Índia, simboliza não apenas um salto técnico, mas também um reposicionamento da marca no segmento das médias cilindradas.

Markus-Flasch-CEO-BMW-GROUP.
Markus-Flasch-CEO-BMW-GROUP

Um fim anunciado para a linha G310?

Modelos baseados na plataforma 310 têm enfrentado um ciclo de vida em final de carreira, em parte devido aos desafios de atualização para atender às normas de emissão mais rígidas, como OBD-2B, que impactaram a continuidade de alguns produtos em mercados-chave. Relatos de cessação de vendas da G310 R e G310 GS em algumas regiões corroboram o cenário de transição para o novo motor de 450 cc.

Desde sua estreia em 2013, fruto da parceria entre BMW e TVS, a série G310 expandiu a presença da marca em mercados emergentes e urbanos, com exportações para mais de 100 países e um volume considerável de produção global. A linha tornou-se uma das peças centrais da estratégia de volume da BMW Motorrad, principalmente em segmentos onde os modelos premium das famílias F e R são menos competitivos em termos de custo.

MOTOR-450-BICILÍNDRICO-TVS
O novo motor bicilíndrico que equipa a F 450GS pode ser o início de uma nova era para. amarca alemã

Entretanto, a nova plataforma sinaliza que a BMW pretende reforçar sua presença em categorias sub-500 cc com produtos mais sofisticados, motor mais potente e pacotes técnicos que possam rivalizar com concorrentes globais. A adoção do motor twin em vez do monocilíndrico nos modelos dessa faixa sugere uma ênfase maior em desempenho, refinamento e apelo global, o que poderá atrair um público que busca motocicletas equilibradas entre uso urbano e turismo leve.

Cautela e continuidade

Apesar do movimento de substituição previsto, a BMW não confirmou datas específicas para o fim de produção de cada modelo G310 em todos os mercados, tampouco forneceu um cronograma completo de chegada das variantes 450 planejadas. O CEO também reafirmou a estratégia da marca de focar em motores de combustão nos segmentos onde a demanda dos consumidores continua forte, mantendo uma postura cautelosa em relação à eletrificação de linhas como GS e RR — que devem permanecer com propulsores convencionais por ainda não haver demanda clara por versões elétricas nesses segmentos.

motor-bmw-f-450-gs-chassis
Mais um fruto da parceria com a indiana TVS, o novo bicilíndrico pode estar aposentando os mono da linha G310

Cenário competitivo e expectativa

A substituição da linha G310 por uma família de modelos 450 cc pode ser vista como um “reset” da abordagem da BMW para sua entrada de linha, adaptando-a a exigências de desempenho, preferência do consumidor e competição com outras marcas que já exploram cilindradas médias com motores bicilíndricos. A expectativa é que, assim como a série G310 ajudou a consolidar a presença da BMW em mercados emergentes, a nova plataforma de 450 cilindradas abra novas oportunidades de crescimento tanto nas categorias aventureira e roadster quanto em modelos esportivos.

Fontes: Motorcycle News, TechRider, The Financial Express, BMW Press Group, NDTV.com

Moto Adventure, a Revista dos Melhores Motociclistas.

Let’s go together!

detalhe-motor-f-450-gs-bicilíndrico

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui