Segmento das big trails é o segundo que mais cresceu em 2021 no Brasil, somente atrás das scooters com mais de 100 mil unidades produzidas

De acordo com a Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares) a categoria das Big Trails, em 2021, teve o segundo maior crescimento no percentual de produção em relação ao ano anterior, o aumento foi de mais de 40% e foram fabricadas no total mais de 21 mil motocicletas na categoria.

E, segundo a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), a Suzuki V-Strom 650 ficou entre as 10 maxi trails mais emplacadas de 2021. Assim como a 1000, a 650 herdou o famoso bico da DR-Big, grande sucesso da Suzuki dos anos 80, e por isso possui a alma aventureira para encarar todos os desafios.

A família V-Strom vem com o conceito de design consistente e inteligente, o estilo do bico foi aumentado para expressar o DNA da DR-Big e da corredora do deserto DR-Z, reunindo todo o histórico dos modelos aventureiros para inspirar as “irmãs mais novas” a desfrutar de grandes experiências. No Brasil os modelos disponíveis são 650 XT, 650 Adventure e 1050 XT.

A V-Strom é perfeita para pistas molhadas, curvas sinuosas, ruas do dia a dia e longas distâncias na estrada ou rodovias, e são equipadas com o sistema de controle de tração, que monitora as velocidades das rodas dianteira e traseira, posição do manete do acelerador, posição do virabrequim e posição da marcha, além de controlar a entrega de potência do motor pelo gerenciamento do ponto de ignição e entrada de ar.

O motor V-Twin DOHC de 645 cm3 foi revisado minuciosamente para atingir maior entrega de potência em todas as faixas de rotação, sempre mantendo o baixo consumo de combustível, que combinado com a capacidade de 20L do tanque do combustível, traz uma boa autonomia para a big trail.

Na V-Strom 1050 XT o motor V-Twin, de 1.037 cm3, evoluiu ainda mais, ganhando 6 cavalos de potência e oferecendo ruídos profundos na faixa de baixa rotação, torque forte e linear na faixa média e potência máxima em altas rotações, tudo isso com uma aceleração suave e também mantendo o baixo consumo.

A V-Strom continua em linha com a 1050 XT e com a 650 nas versões XT e Adventure, o modelo 650 Adventure vem equipado de fábrica com baús laterais e bauleto, protetor de motor e cárter e faróis de milha em LED, e como divulgado em dezembro de 2021, as novas cores da 650, nas duas versões, já estão disponíveis nas concessionárias autorizadas Suzuki do Brasil.

NOVAS CORES DA 650 XT E AD (disponível nas duas versões)

Ficha Técnica V-Strom 650 XT e Adventure

Motor4 tempos, DOHC, refrigeração líquida
Alimentaçãoinjeção eletrônica
Potência71 cv a 8.800 rpm
Torque6,32 kgf.m a 6.500 rpm
Cilindrada645 cm3
Peso seco199 kg
MVOM213 kg
Comp. x Larg. x Alt.2.275mm x 835mm x 1.405mm
Preço público sugerido (sem frete)R$ 56.980 (XT) e R$ 61.905 (Adventure)

V-STROM 1050 XT

Ficha Técnica V-Strom 1050 XT

Motor4 tempos, DOHC, refrigeração líquida
Alimentaçãoinjeção eletrônica
Potência107 cv a 8.500 rpm
Torque10,5 kgf.m a 6.000 rpm
Cilindrada1.037 cm3
Peso seco225 kg
MVOM247 kg
Comp. x Larg. x Alt.2.265mm x 940mm x 1.465mm
Preço público sugerido (sem frete)R$ 85.900

Moto Adventure, a Revista dos Melhores Motociclistas

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