Festival Bravio delle Botti é atração da Toscana para turismo

Uma dica de hospedagem para acompanhá-lo é o belo hotel Laticastelli Country Relais, que tem posição estratégica na região

Texto: Redação
Fotos: Divulgação/Agenzia turismo Chianciano Terme

Durante os meses do verão europeu, diversos festivais medievais animam a região da Toscana. Na província de Siena, um dos destaques é o “Bravio delle Botti” (http://www.braviodellebotti.com/), em Montepulciano, que acontece no último fim de semana de agosto, entre os dias 25 e 28.

O ponto alto é uma corrida com os barris do renomado vinho local, o Nobile di Montepulciano, que foi inspirada nas tradicionais corridas medievais de cavalos. Nela, duplas de corredores representam os oito distritos da cidade, ou contrade, rolando o barril de 80 kg por mais de um quilômetro nas ruas estreitas do centro histórico. A geografia da cidade faz do trajeto morro acima até a praça da catedral, a Piazza Grande, o que torna tudo mais difícil – e divertido.

Toda a cidade, de origem etrusca e que floresceu do fim do século XIV ao XVII, se organiza ao redor do festival com cortejos, missas e festas. O centro é decorado com bandeiras e adornos com as cores dos distritos, e os desfiles com roupas típicas transportam os turistas à Idade Média. As celebrações começam na noite da quinta-feira, 25 de agosto, quando toda a cidade apaga as luzes para destacar a beleza da procissão de velas, com tambores e bandeiras. Ao fim da cerimônia, as velas são oferecidas ao padroeiro São João Batista e o público aproveita apresentações de artes, como dança e teatro. Já no domingo da corrida, a dica é chegar bem cedo para curtir todas as atividades.

Para aproveitar este e outros eventos, a dica é hospedar-se no Laticastelli Country Relais, que foi um castelo fortificado no começo do século XIII totalmente reformado e com localização estratégica, a apenas 40 minutos de Montepulciano, 30 minutos de Siena e 2 horas de Roma.

O hotel conta com 33 confortáveis suítes equipadas com ar condicionado, frigobar, aparelho de DVD, internet, telefone e Wi-Fi gratuito, sendo algumas delas com sala e cozinha. Além disso, há uma piscina, bicicletas para passeio e o restaurante La Taverna, onde são oferecidas degustações de vinhos locais na adega e onde às noites é possível jantar desfrutando os diferentes sabores toscanos.

Mais informações podem ser obtidas em http://www.laticastelli.com ou com os principais operadores e agências de turismo.

Veja Também

DEIXE UMA RESPOSTA