Equipada com o motor mais potente da marca, Harley-Davidson CVO Road Glide é uma gigante com vocação para viagens

POR: JAN TERWAK

FOTOS: CARLA GOMES / EDGAR KLEIN

Moto Adventure testou a nova Harley-Davidson CVO Road Glide. O nome já diz muito sobre a moto: CVO (Custom Vehicles Operation) é a sigla para a divisão de customização da Harley-Davidson. A motocicleta é imponente e chama a atenção por seu design ousado, além de tamanho e porte. A CVO Road Glide é estilosa, e esta não é apenas minha opinião – ela foi unanimidade nas ruas! A carenagem dianteira é um dos pontos altos da máquina, inspirada em um nariz de tubarão que não se move enquanto o guidão vira.

Ainda no que se refere ao estilo, é impossível não dar destaque à pintura personalizada do modelo. A CVO Road Glide tem uma pintura fora de série! A parte de cima da moto é escura e, conforme vamos baixando a linha do olhar, a cor se torna mais clara, em uma espécie de degradê. Dependendo da luminosidade do local e de como bate o sol, é possível enxergar a Road Glide totalmente preta ou com um degradê que começa na cor vinho e termina no azul. E a customização não para por aí: detalhes como o acabamento do cabeçote em vermelho, além de um filtro de ar esportivo e diversos logotipos da marca, estão espalhados pela motocicleta.

O assento é largo e a espuma é macia, garantindo muitos quilômetros com conforto, sem a necessidade de parar para esticar as pernas (inclusive para o garupa). Aliás, uma sugestão para aprimorar ainda mais o modelo seria se a moto contasse com um encosto para as costas do garupa – portanto, fica a dica! A posição de pilotagem é condizente com a proposta do modelo. O guidão é largo e está posicionado estrategicamente para que o piloto conduza a máquina relaxado, com braços e pernas para frente.

RODANDO!

Na estrada, a pilotagem é muito prazerosa, a começar pelo motor, que não emite vibrações. Aliás, este motor é o mais forte já desenvolvido pela Harley-Davidson: trata-se de um Milwaukee-Eight 117, um motor V-Twin, com 17,2 kgf.m de torque disponível a apenas 3.500 rpm. A H-D tem por tradição não divulgar os números de potência, mas saber que este é o motor mais forte utilizado pelo fabricante já é o bastante, não?

Na prática, esses números se traduzem em muito torque em baixa aceleração, o que torna a moto fácil de ser conduzida – há muita força nas retomadas e acelerações em qualquer condição, seja na estrada ou na cidade. O câmbio tem um curso longo e, ao engatar as marchas, faz aquele conhecido “clank”. A sexta marcha é longa e mantém o giro do motor bem baixo.

A estrada é o habitat natural desta CVO Road Glide. Já na cidade, a dificuldade fica por conta de seu tamanho – mas convenhamos: ter uma Road Glide e não colocá-la na estrada é um pecado! O sistema de mídia oferecido pela H-D é muito bacana e bem completo. Conta com um computador de bordo que oferece diversas informações sobre a motocicleta, como hodômetro total e parcial, pressão dos pneus, além de quatro alto-falantes para criar uma trilha sonora para a sua viagem. Com rádio FM e AM, conectividade com celular através de bluethooth, GPS, entrada de pen drive, cartão SD, USB e MP3, seu “rolê” sempre será embalado por boa música! Os falantes ainda oferecem a opção de aumentar o volume automaticamente de acordo com a velocidade da moto. Tudo pode ser controlado por meio do toque na tela ou comandos no guidão.

A Harley-Davidson CVO Road Glide não possui chave de contato. A exemplo de outros modelos da marca, basta ter o sensor de presença por perto que a motocicleta faz a leitura e, ao apertar o botão de partida, o motor começa a roncar. Aliás, seu ronco é encorpado, grave e clássico, na melhor tradição das H-Ds. A primeira impressão é que a CVO Road Glide é uma moto pesada e difícil de pilotar, mas isso é um ledo engano. Ela tem um porte grande e pesa 405 kg, mas, com o passar dos quilômetros, essa sensação vai desaparecendo. A motocicleta é equipada com freios ABS, que garantem um ótimo poder de frenagem, com muita eficiência e segurança.

CONCLUSÃO

A CVO Road Glide é uma moto para quem não se contenta com pouco. Oferece um motor de alto desempenho, conforto e muito estilo para quem quer ganhar as estradas. Por R$ 155.900, esta gigante pode ser sua!

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS: