Último de dez lançamentos prometidos para 2024, scooter aventureira chega com o novo moto de 16 cv, carenagem atualizada, controle de tração, mais espaço sob o assento e novos painel e para-brisas.
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Lançada no princípio de 2021, a Honda ADV herdou da revolucionária X-ADV, o conceito de scooter aventureira. O sucesso mundial da antecessora, dotada de motor bicilíndrico de 750 cc, foi repetido pela ADV equipada com o consagrado motor de 150 cc da Honda PCX. A pequena scooter aventureira nasceu para oferecer a um grande grupo de usuários uma nova alternativa no segmento, que à tradicional versatilidade das scooters uniu características estéticas e técnicas que ampliaram os horizontes de utilização.
Genuína aventureira urbana, a Honda ADV atraiu clientes entusiasmados pela estética Adventure, na qual formas agressivas e robustas exaltam um estilo de vida ousado. Para além destes fãs, outra significativa parcela de usuários foi atraída por aspectos como as suspensões de curso elevado, pneus mistos e uma posição de pilotagem que favoreceu utilizações com mais conforto em pisos irregulares
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O conceito Adventure da Honda ADV unificou conforto com tecnologia e estilo, ampliando as características qualidades das scooters. O resultado desta proposta ousada foi de nada menos do que 50 mil unidades (até novembro de 2024) fabricadas em Manaus, AM, número que confirma a plena da adequação do modelo às condições brasileiras e necessidades de diferentes tipos de usuários.
Para 2025, a Honda ADV traz uma significativa evolução, chegando à sua segunda geração aperfeiçoada em diversos aspectos, técnicos e estéticos, porém preservando a personalidade que fez dela uma scooter exclusiva no segmento.
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Novo motor de 16 cv
O inédito monocilíndrico SOHC de quatro válvulas arrefecido a líquido, incorpora a tecnologia eSP+ – enhanced Smart Power Plus –, que se vale da redução de atrito interno e outras tecnologias para a obtenção de grande eficiência energética e reduzidas emissões nocivas ao meio ambiente. A potência máxima foi elevada de 13,2 cv do ADV precedente para 16 cv. No torque máximo, o ganho foi de 1,38 kgm.f para 1,49 kgm.f.
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A elevação da capacidade cúbica de 149,3 para 156 cm3 deriva do diâmetro do cilindro aumentado de 57,3 mm para 60,0 mm. Já o curso teve redução, de 57,9 mm para 55,5 mm. O curso do pistão menor criou o espaço para o novo cabeçote de quatro válvulas. Outra alteração diz respeito à taxa de compressão, que de 10,6:1 passou a 12,0:1. A câmara de combustão compacta dotada de quatro válvulas aumentou a eficiência do motor pela maior capacidade de admissão da mistura ar-combustível e sucessiva exaustão de gases queimados.
O sistema de admissão de ar foi aperfeiçoado, e do filtro de ar até o tubo de admissão que leva ao corpo da borboleta – que passou de 26 para 28 mm de diâmetro – o percurso do ar é mais uniforme, beneficiado também pela caixa do filtro de ar de 4,9 litros de capacidade. Também o sistema de exaustão foi aperfeiçoado, com a nova ponteira de escape que abriga o catalisador, oferecendo reduzida resistência à saída dos gases provenientes da câmara de combustão.
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Um novo virabrequim, mais rígido, permitiu alcançar rotações elevadas e maior potência com reduzidas vibrações e ruído. Um sistema que direciona um jato de óleo na parte interna do pistão, tecnologia já usada no motor da CRF 450R, permite melhor arrefecimento e avanço do ponto de ignição, favorecendo a entrega de potência e durabilidade. O motor da ADV 160 conta com um tensor hidráulico da corrente do comando que reduz as vibrações internas, melhorando a economia de combustível e a eficiência do motor em geral.
Novidade no ADV 160 2025 é o sistema HSTC – Honda Selectable Torque Control, que atua para limitar perdas de tração do pneu traseiro em pisos de baixa aderência. No painel de instrumentos uma luz-alerta “T” pisca quando o sistema entra em funcionamento. Um comando no punho esquerdo permite desligar o HSTC em situações onde a limitação de perda de aderência impede a devida progressão, situação comum em terrenos escorregadios.
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Como no modelo precedente, o ADV 160 2025 conta com um gerador/motor de partida ACG, sem escovas, controlado eletronicamente e posicionado na extremidade do virabrequim. Sua dupla função – motor de partida e alternador – é responsável pela redução de peso, dimensões, e pelo sistema Idling Stop, que desliga automaticamente o motor após paradas de três segundos em marcha lenta, e o religa instantaneamente quando o acelerador é acionado. O sistema Idling Stop pode ser desativado pelo condutor e também é capaz de reconhecer automaticamente uma eventual baixa tensão da bateria, que determina o desligamento do sistema para evitar descarga.
O sistema CVT – Continuous Variable Transmission – foi especificamente ajustado para a ADV 160 2025 e a maior potência e torque de seu novo motor. Reconhecido por atuar de maneira progressiva, a conexão entre o acionamento do acelerador e o consequente ganho de velocidade é uma importante qualidade deste sistema de transmissão, e diretamente relacionada ao prazer de pilotar e pleno controle da scooter nas mais variadas situações de utilização.
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Mais novidades
O chassi da Honda ADV 160 2025 foi redesenhado. Sua geometria, com ângulo de cáster de 26,5º e trail de 85 mm, permite a agilidade ideal tanto em uso urbano como nos trajetos realizados em estradas sem pavimentação.
Do ponto de vista do design, a ADV 160 2025 traz modernizações sem alterar sua personalidade. O para-brisa, de maiores dimensões, que permanece com dois níveis de regulagem, que altera em 75 mm a altura da posição mais baixa à mais alta. A nova conformação, oferece maior proteção para o tórax e cabeça, contribui para um aspecto ainda mais agressivo da ADV 160
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O painel LCD tem design inédito, e incorpora um conta-giros às diversas informações oferecidas, entre as quais o indicador de consumo de combustível (médio e instantâneo), hodômetro (A, B e Total), velocímetro digital, nível de combustível, voltímetro, temperatura do ar e aviso para troca do óleo. Luzes alerta monitoram o funcionamento do HSTC (on/off) temperatura do motor, sistema ABS, Smart Key e o Idling Stop, entre outras. Um comando multifuncional posicionado entre guidão e painel permite selecionar diferentes operações como ligar e desligar o HSTC ou acessar o menu de configurações.
O novo design elevou a percepção de qualidade, solidez e agilidade. O resultado oferece plena conexão com o design do ADV de 1ª geração, mas com uma grande dose de atualização, o que confere ao modelo 2025 um ar de novidade. Elementos importantes do ponto de vista estético como como o para-lama dianteiro e a ponteira de escape tem desenho inédito, assim como a cobertura do radiador do sistema de arrefecimento.
O assento foi redesenhado, e está mais estreito em sua porção anterior, o que ajuda nas manobras de estacionamento pela maior facilidade de movimentação das pernas e alcance dos pés no solo. Característica indissociável das scooters, o compartimento sob o banco ganhou dois litros de capacidade (de 27 para 29 litros), o que permite abrigar um capacete integral e outros objetos como traje impermeável, bolsa ou pasta de documentos. O comando de abertura do banco é uma tecla posicionada à direita do escudo frontal, logo abaixo do comutador da trava de guidão e partida. Tal tecla aciona também a portinhola de acesso ao bocal do tanque de combustível, que traz encaixe para a tampa do reservatório durante a operação de abastecimento.
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A chave presencial do tipo Smart Key pode acionar também um útil alarme antifurto. Um prático porta-luvas na porção esquerda do escudo frontal tem 2 litros de capacidade e conta com tomada USB para facilitar a recarga de smartphone. Amplas plataformas para os pés, o já mencionado assento redesenhado e o robusto guidão formam um triângulo ideal para o posicionamento do condutor, resultado de um aprofundado estudo ergonômico. A sensação ao assumir comando da ADV 160 2025 é de imediato controle, o que favorece a maneabilidade e segurança na pilotagem. As alças traseiras destinadas ao passageiro, as pedaleiras e a porção do banco elevada proporcionam segurança, conforto e relaxamento durante trajetos a dois.
A suspensão dianteira do tipo telescópico oferece um curso de 130 mm, garantindo conforto e competente absorção das irregularidades. Na traseira, o sistema de suspensão se vale de um par de conjuntos mola-amortecedor com reservatório separado, Twin Subtank Showa, com curso de 110 mm e mola progressiva de três estágios.
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As rodas de liga leve são calçadas com pneus sem câmera tipo on-off, de medida 110/80-14 na dianteira e 130/70-13 na traseira. O freio a disco dianteiro tipo Wave tem 240 mm dispõe de cáliper de duplo pistão e sistema ABS. Na traseira o disco, também tipo Wave, tem 220 mm e cáliper de pistão simples.
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- Preço, cores, garantia
A Honda ADV 160 2025 chega às concessionárias de todo o Brasil a partir de dezembro de 2024. A garantia é de 3 anos, sem limite de quilometragem, mais óleo Pro Honda grátis em sete revisões (o fornecimento gratuito do óleo é válido a partir da 3ª revisão). O intervalo de manutenção é de 6.000 quilômetros ou 6 meses após a primeira revisão, que deve ocorrer com 1.000 quilômetros ou 6 meses. As cores disponíveis são Vermelho Perolizado/Pearl Siena Red e Cinza Metálico/Iron Nail Silver Metallic. O preço público sugerido, base São Paulo/SP, que não inclui despesas com frete ou seguro, é de R$ 24.534,00
Moto Adventure, a Revista dos Melhores Motociclistas.
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