Veículo mais vendido do Brasil recebeu mudanças técnicas e no visual. Versão top de linha ainda ganhou freio a disco nas duas rodas e ABS de um canal.

A onda CG é fabricada no Brasil desde 1976 e foi a primeira motocicleta a ser produzida pela marca em nosso país – e segue até hoje de forma ininterrupta. Sua fama de moto confiável, econômica, de manutenção fácil e barata e excelente valor de revenda fizeram dela a líder de sua categoria ao longo destes 48 anos e o veículo a motor mais vendido na história da indústria nacional.
Agora, a versão 2025 acaba de sair do forno.
A chegada desta nova geração, a 10ª, confirma o constante processo de aperfeiçoamento do modelo no decorrer destas quase cinco décadas de existência, que jamais se dissociou do conceito original, fundamentado no tripé economia-robustez-qualidade, uma fórmula exata para atender aos motociclistas dos quatro cantos do Brasil.
Design
Sem dúvida, o design foi uma grande mudança nesta nova geração da motocicleta. todas as suas quatro versões (Titan, Fan, Start e Cargo) agora contam com o tanque de combustível de 14 litros encapsulado com superfícies plásticas (como já acontecia com outras motos como Sahara, Tornado, Bros), que além de oferecer maior liberdade na criação de formas aos designers, ao mesmo tempo, promove redução do custo em caso de pequenos acidentes.
Titan e Fan ganharam aletas laterais maiores, que as diferenciam de suas irmãs Start e Cargo.
Este novo desenho do tanque promoveu mudanças também no assento da moto, cuja especificação da densidade de espuma e conformação levou em conta ser a Honda CG uma motocicleta com grande vocação para uso profissional, o que demanda uma ergonomia apurada e grande conforto.
Para garantir a segurança oferecida pela iluminação por LED, todas as CG 2025 contam com lanterna traseira com esta tecnologia. As versões Titan e Fan trazem LED também no novo conjunto ótico dianteiro, de novo desenho. Outra estreia nestas versões mais elaboradas da CG é a porta USB-C, de série na Titan e opcional na Fan. Esta nova lanterna estimulou a criação de uma nova rabeta e de novas alças do garupa para as versões Titan, Fan e Start.

Estreiam na Linha CG 2025 as pedaleiras do garupa de alumínio.
O novo painel da Honda CG 160 2025 é inédito, de tipo digital Blackout na Titan e Fan e com iluminação convencional nas demais versões. O indicador de marcha é um recurso novo, presente em todas as CG 2025, assim como o indicador de consumo de combustível.
A CG 160 Titan, traz ainda porta USB-C para alimentar equipamentos eletrônicos como celulares e sistemas de navegação. Tal dispositivo, situado nas proximidades do painel, é oferecido como opcional para a CG 160 Fan. Outra distinção exclusiva da CG 160 Titan são as rodas de liga leve de novo desenho.

Motor
O motor da nova CG 160 2025 não sofreu alterações. Segue sendo monocilíndrico 4T arrefecido a ar com comando único de válvulas no cabeçote (OHC – Overhead Camshaft), de 162,7 cm3, atuando em balancins roletados, que oferece a maior potência da categoria.
A potência máxima das CG 160 2025 é de 14,7 cv com etanol e 14,4 cv com gasolina, sempre a 8.000 rpm. O torque máximo é de 1,43 kgf.m com etanol e 1,41 kgf.m com gasolina, a 6.750 rpm. Na CG 160 Start o combustível admitido pelo sistema PGM-FI é apenas a gasolina, com valores de potência e torque iguais ao anunciado para as versões que se valem da tecnologia FlexOne. Já as demais versões contam com o sistema FlexOne, que permite o abastecimento com álcool ou gasolina, em qualquer proporção.

Nesta 10a geração este motor passou a atender os níveis de emissões de poluentes exigidos pelo PROMOT5, com significativa diminuição na emissão de CO (monóxido de carbono), HC (hidrocarbonetos) e NOx (óxidos de nitrogênio). Também as emissões evaporativas de HC (hidrocarbonetos) decresceram por conta da instalação de um cânister, filtro destinado à absorção do vapor de combustível. Na medição de ruído parado também houve decréscimo.
O câmbio também não sofreu mudanças e segue com 5 marchas, mas ganhou um novo sistema para o ajuste da tensão da corrente.
Ciclística
Embora o chassis da motocicleta permaneça o mesmo Diamond em tubos de aço, a nova CG 160 2025 recebeu importantes mudanças em sua ciclística, graças à adoção de novas suspensões.

A suspensão dianteira ganhou tubos de 33 mmØ em substituição a suspensão anterior, de 31 mmØ. O curso da roda dianteira, de 18 polegadas, é de 120 mm. Na traseira a suspensão conta com dois conjuntos mola/amortecedor, ancorados a um novo braço oscilante de aço com perfil retangular, que oferece curso de 106 mm à roda, também de 18 polegadas.
Os pneus da CG 160 Titan são os Michelin Pilot Street 2 tubeless (sem câmara) medida 80/100-18 na dianteira e 100/80-18 atrás. Nas outras versões as medidas são as mesmas, com pneus Pirelli City Dragon ou Vipal Street ST 600, também tubeless (sem câmara) em todas as versões.
Na CG 160 Titan 2025 estreia o sistema de freio ABS – Antilock Braking System de um canal, no disco da roda dianteira, de 240 mmØ com cáliper de dois pistões, na traseira o disco, de 220 mm tem cáliper de pistão simples. Nas demais versões da CG 160 2025 o sistema de frenagem é o CBS – Combined Brake System, com disco dianteiro de 240 mm‚ e pinça de pistão simples. Na traseira o tambor de freio tem 130 mmØ. O peso a seco da Honda CG 160 Titan 2025 é de 120 kg, a CG 160 Fan pesa 119 kg, e CG 160 Start 117 kg e a CG 160 Cargo 122 kg.
Preço, Cores e Garantia
As Honda CG 160 2025 chegam à rede de concessionários Honda a partir de novembro. A garantia é de 3 anos, sem limite de quilometragem, mais óleo Pro Honda grátis em sete revisões (o fornecimento gratuito do óleo é válido a partir da 3ª revisão). O intervalo de manutenção é de 6.000 quilômetros ou 6 meses após a primeira revisão, que deve ocorrer com 1.000 quilômetros ou 6 meses.
O preço público sugerido, base São Paulo/SP, que não inclui despesas com frete ou seguro, é:
Honda CG 160 Titan ABS: R$ 19.230,00
Cores disponíveis: Laranja, Vermelho metálico e Preto metálico
Honda CG 160 Fan CBS: R$ 17.723,00
Cores disponíveis: Azul perolizado, Vermelho perolizado e Preto metálico
Honda CG 160 Start CBS: R$ 16.194,00
Cores disponíveis: Prata metálico, Vermelho perolizado e Preto
Honda CG 160 Cargo CBS: R$ 17.175,00
Cores disponíveis: Branco
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