O modelo chega com visual renovado por R$ 14.600, em setembro

A Honda NXR 160 Bros 2022 continua em versão única, dotada de partida elétrica e freio a disco nas duas rodas com CBS – Combined Brake System. Tanto o motor como a parte ciclística estão inalterados em relação à Bros versão 2021, preservando assim qualidades dinâmicas reconhecidas além da durabilidade, economia e segurança.

Equipada com o motor mais potente da categoria e conjunto de suspensões de longo curso, a NXR 160 Bros se destaca por proporcionar uma pilotagem tranquila e confortável, seja em vias expressas, trajetos urbanos congestionados ou terrenos irregulares, sempre oferecendo conforto e reserva de potência, que é sinônimo de segurança.

O preciso trabalho de modernização no design é o ponto alto desta versão 2022 da NXR 160 Bros: o tanque e suas aletas, o conjunto de carenagem de farol e as laterais tem desenho inédito, mais agressividade e dinamismo. Outro importante aperfeiçoamento foi aplicar sanfonas de proteção nas bengalas da suspensão dianteira, o que aumentará a vida útil de retentores quando na utilização intensiva por vias não pavimentadas.

Características principais – Motor & chassi

Motor monocilindro OHC arrefecido a ar, duas válvulas no cabeçote

Comando de válvulas com balancins roletados

Sistema FlexOne (etanol e gasolina)

Chassi tipo berço semiduplo de aço

Freios CBS – Combined Braking System

O motor da NXR 160 Bros é o renomado monocilindro 4 tempos arrefecido a ar, com comando de válvula no cabeçote – OHC, Over Head Camshaft –, que atua em balancins roletados. Sua capacidade cúbica é de exatos 162,7 cm3, e a alimentação por injeção eletrônica PGM-FI segue a tecnologia FlexOne, que permite usar etanol e gasolina em proporções diversas. A potência máxima é de 14,7 cv com etanol e 14,5 cv com gasolina, a 8.500 rpm. O torque máximo é de 1,60 kgf.m com etanol e 1,46 kgf.m com gasolina, a 5.500 rpm. O câmbio tem cinco velocidades, com relações de marcha adaptadas ao perfil on-off road da Bros. A embreagem de acionamento mecânico é tipo multidisco em banho de óleo. A transmissão secundária usa corrente 428, com coroa de 48 dentes e pinhão de 16 dentes. O chassi tipo berço semiduplo de aço proporciona excelente rigidez e resistência estrutural, adequado ao escopo da Bros – ser uma motocicleta capaz de enfrentar terrenos ruins –, o que se complementa através das suspensões de longo curso. Na frente, o garfo telescópico permite uma excursão de 180 mm para a roda calçada com pneu medida 90/90-19 M/C 52P. Atrás, a suspensão é do tipo monoamortecida, com conjunto mola-amortecedor acoplado diretamente à balança de aço, que permite à roda, calçada com pneu 110/90-17 M/C 60P, curso de 150 mm. O sistema de freios tem discos em ambas as rodas, com cálipers de acionamento hidráulico. O CBS da Bros foi ajustado para o longo curso das suspensões, e é responsável por uma importante redução nos espaços de frenagem em comparação ao sistema de freios convencional. A particularidade do CBS é distribuir a ação do pedal entre ambas rodas (30% para a dianteira, 70% para a traseira), deixando para a manete apenas a atuação no freio dianteiro.

Dotar a Bros do CBS favorece particularmente aos motociclistas iniciantes, mais de um quarto dos clientes do modelo, assim como a utilização da Bros em estradas sem pavimentação.

Design & aspectos práticos

Carenagem de farol, tanque/aletas e laterais com novo design

Alças para passageiro integradas ao bagageiro

Bagageiro preparado para instalação de baú

Painel LCD Blackout

Banco em dois níveis

A missão levada pela equipe de designers foi dar à Honda NXR 160 Bros 2022 um visual mais agressivo e dinâmico, consoante com a versatilidade do modelo e seu posicionamento de líder da categoria, tanto em vendas quanto em performance global. O lado off-road do modelo também foi destacado através das sanfonas de proteção às bengalas de suspensão dianteira, típicas das motocicletas usadas em trilhas como as Honda CRF, e que para além da proteção contra a poeira tem um efeito estético marcante, dando uma impressão de maior robustez à dianteira. A agressividade da parte frontal, garantida pelo novo conjunto de carenagem de farol, foi seguida pelo redesenho do tanque e de suas aletas laterais, cuja finalidade não é simplesmente estética, mas também de proteção ao reservatório de combustível contra impactos. Reconhecida pela excelente ergonomia, na qual as medidas entre guidão, banco e pedaleiras foram estudadas para garantir conforto e pleno domínio da motocicleta, tanto em uso solo como na condução com garupa, a NXR 160 Bros 2022 manteve imutado o posicionamento de pilotagem. Idem com relação ao conforto e segurança de quem acompanha o condutor, que dispõe de uma porção de banco generosa e excelente apoio nas alças laterais. Muito importante do ponto de vista da praticidade é o bagageiro, cujo design não apenas se integra harmoniosamente ao conjunto banco/rabeta/lanterna traseira – como permite fácil instalação de suporte para baú, sem que seja necessário realizar adaptações que descaracterizem a estrutura da Bros. O painel LCD Blackout digital traz conta-giros, velocímetro, hodômetro total e parcial, indicador do nível de combustível e luzes-alerta, e oferece fácil e rápida leitura das informações mesmo em condição de luminosidade adversa. O farol é outro elemento de destaque pela eficiência do refletor multifocal, protegido por resistente lente de policarbonato. A praticidade da NXR 160 Bros se afere também pela excelente autonomia oferecida por 12 litros de capacidade no tanque de combustível. Quanto à alta qualidade, padrão de todos os modelos Honda, esta tem como exemplo o resistente escapamento fabricado em aço inoxidável, com catalisador integrado, responsável pelo importante cumprimento das normas de emissão de poluentes determinadas pelo Promot 4.

Preço, cores, garantia

A Honda NXR 160 Bros 2022 estará disponível nas concessionárias Honda de todo o território nacional a partir de setembro. A garantia é de três anos, sem limite de quilometragem, além de sete trocas de óleo gratuitas. As cores disponíveis são Vermelho, Branco e Preto. O preço público sugerido é de R$ 14.600,00, valor que têm como base o Distrito Federal e não inclui despesas com frete ou seguro.

Moto Adventure, a Revista dos Melhores Motociclistas

Let’s Go Together!