O modelo dexará de ser produzido devido à restrições de emissões

É o fim de uma era com a decisão da Honda de descontinuar as icônicas motos CB 400 Super Four. Este gritador de quatro cilindros em linha de 400 cc serviu como pôster de quarto e meta de garagem de duas rodas por décadas.

No entanto, com o Japão tendo decidido ajudar os ursos polares adotando as normas de emissões Reiwa-2, motocicletas como a CB400 Super Four precisariam de um muito trabalho para evitar a piora do buraco na camada de ozônio. Portanto, a Honda fez a coisa mais humana ao dar ao ícone uma despedida especial com uma pintura 2022 Final Edition antes de arquivar completamente a produção.

Para 2022, as motocicletas CB400 Super Four e Super Bol d’Or (semi-carenada) Final Edition oferecem uma homenagem adequada ao icônico modelo exclusivo do Japão. Ainda usando o design clássico e empurradas por um motor de quatro cilindros em linha de 399 cc que produz 54,9 cv a 11.000 rpm e 40,1 Nm a 9.500 rpm, despedir-se delas é quase tão triste quanto o despedida dos motores dois tempos.

Os fundamentos da edição final permanecem os mesmos de antes. Você tem um garfo dianteiro telescópico ajustável na pré-carga, amortecedores traseiros duplos com um braço oscilante de alumínio. A frenagem é gerida por discos duplos dianteiros com pinças de quatro pistões e um único disco traseiro com pinça de um pistão. Você obtém ABS de canal duplo como padrão e rodas de liga leve de 17 polegadas.

É um design icônico e, portanto, assim como a Kawasaki Z650 RS, os consoles de instrumentos na CB 400 Final Editions são dois mostradores analógicos com uma pequena tela de LCD espremida entre eles. Os faróis são modernos, de LED, mas não interferem no visual retrô das motocicletas.

A Honda está oferecendo esses dois modelos em três cores muito atraentes – Candy Chromosphere Red, Atmosphere Blue Metallic (cores clássicas da Honda Racing) e Darkness Black Metallic. Os preços do CB 400 Super Four começam em 8.84.400 ienes (aproximadamente 33 mil reais) e o Super Bol d’Or em 1.040.600 ienes (aproximadamente 39 mil reais).

No final, só resta dizer arigatô à CB 400 Super Four.

Moto Adventure, a Revista dos Melhores Motociclistas

Let’s Go Together!