A NXR Bros 2018, motocicleta on/off, está ainda mais segura e versátil, com robustez e economia adequadas ao tipo de utilização

Por: Guilherme Derrico
Fotos: Divulgação

Honda NXR 160 Bros 2018

A Honda acaba de lançar a NXR 160 Bros 2018 e aposta na combinação versatilidade/economia para conquistar mais admiradores para a motocicleta. No início de 2015 a Honda NXR Bros equipada com o moderno motor de 160 cm3 chegou ao mercado nacional e, desde então, a cada ano vem ganhando mais tecnologia embarcada.

Até o momento, mais de 2 milhões de Bros saíram da linha de montagem da fábrica de Manaus (AM), das quais 400 mil (até agosto deste ano) são da mais moderna versão de 160 cm3. Apenas a Honda CG consegue superá-la em vendas.

A capacidade de rodar com a mesma desenvoltura, segurança e excelente dirigibilidade, seja em estradas de terra como nas esburacadas cidades ou em rodovias de pavimentação perfeita faz da NXR 160 Bros uma motocicleta agradável de pilotar. Ela chega à sua versão 2018 com importantes aperfeiçoamentos, com destaque para a introdução do sistema CBS (Combined Brake System) de frenagem combinada. Trata-se da primeira vez que este importante sistema de segurança é disponibilizado em uma moto da categoria on/off-road.

Ciclística apurada

A vocação da Honda NXR 160 Bros para encarar pisos irregulares com segurança e garantir conforto a seu condutor é, em grande parte, mérito do conjunto ciclístico. O chassi de berço semiduplo de aço, a suspensão dianteira telescópica e a suspensão traseira monoamortecida, capazes de oferecer um curso de 180 mm à roda dianteira e de 150 mm à traseira, conferem à motocicleta uma boa estabilidade.

A opção técnica pelo chassi de berço semiduplo em oposição ao mais comum chassi tipo diamond favorece a NXR 160 Bros, dando-lhe a rigidez necessária para exaltar a boa dirigibilidade e resistência que se espera de uma motocicleta efetivamente projetada para uso on/off.

Outra novidade técnica da máquina é o garfo de suspensão traseira, cuja nova especificação oferece mais resistência ao componente e incremento à rigidez, beneficiando a durabilidade.

Motor robusto e econômico

A NXR 160 Bros é equipada com o motor monocilíndrico FlexOne (etanol/gasolina) arrefecido a ar de 4 tempos, alimentado pelo sistema de injeção PGM-FI (Programmed Fuel Injection). O comando único de válvula no cabeçote (OHC – Over Head Camshaft) atua em balancins roletados. Com capacidade de 162,7 cm3, é capaz de gerar 14,7 cv (etanol) e 14,5 cv (gasolina) a 8.500 rpm. O torque máximo é de 1,60 kgf.m (etanol) e 1,46 kgf.m (gasolina) a 5.500 rpm.

“O grande diferencial da nova Bros são os freios, que param instantaneamente, sem derrapagens. Outra particularidade é a segurança da condução na terra. O CBS funciona perfeitamente”, diz o jornalista Marcos Barros.

VEJA TAMBÉM: Honda CB 650F e CBR 650F: versões 2018 são renovadas na técnica e na estética.