honda-patenteia-tecnologia-de-conducao-assistida

Sistemas de controle de direção e de feedback tátil estão em desenvolvimento.

A Honda registrou recentemente patentes para um sistema de assistência à condução, com o objetivo principal de melhorar a segurança do motociclista em situações específicas. Embora a Honda tenha investido em projetos semelhantes no passado, é importante notar que esta iniciativa não se destina a veículos totalmente autônomos, mas sim a sistemas que tornam a condução mais segura e eficiente.

honda-patenteia-tecnologia-de-conducao-assistida

A patente mais recente diz respeito a um sistema de controle de vento cruzado, que fornece feedback tátil ao piloto para avisá-lo sobre quaisquer alterações na trajetória causadas por fortes rajadas de vento. Esta funcionalidade, baseada em sistemas semelhantes já encontrados em automóveis, acrescenta um nível extra de segurança e consciência ao condutor.

A Honda passou vários anos desenvolvendo sistemas de assistência de autodireção e atualmente está concentrando seus esforços em um sistema de controle de vento cruzado que funciona em sinergia com outros recursos de assistência ao condutor, como o controle de cruzeiro adaptativo. A patente centra-se num dispositivo de direção assistida montado atrás da caixa de direção, que intervém apenas quando necessário para aumentar a segurança, deixando o condutor com total controle da motocicleta em condições normais.

honda-patenteia-tecnologia-de-conducao-assistida

Outra inovação interessante diz respeito ao feedback tátil para o motociclista, semelhante ao que acontece nos automóveis, onde o volante ou banco vibra para sinalizar desvios de faixa ou presença de outros veículos. A Honda propõe o uso de motores offset para vibrar a barra de direção da motocicleta, fornecendo feedback físico ao piloto.

Embora ainda estejamos em fase experimental, é evidente que o desenvolvimento tecnológico está influenciando significativamente o conceito de condução de motocicletas, apostando cada vez mais na segurança sem comprometer o prazer de conduzir.

fonte: MotoBlog.it

Moto Adventure, a Revista dos Melhores Motociclistas.

Let’s go together!