Independentemente do uso, tamanho ou potência, cada motocicleta tem o seu público e a sua vocação.
Texto: Aldo Tizzani / MinutoMotor
Fotos Divulgação
Arte FFGodoy
Trabalho, mobilidade ou simplesmente hobby. Em função de sua versatilidade, a motocicleta se encaixa perfeitamente nestes três temas. Em tempos de pandemia do Coronavírus, a moto e os motociclistas estão em compasso é de espera!
E hoje o assunto aqui vai ser um duelo curioso, que mostra como o universo das duas rodas é amplo e cheio de possibilidades. Colocamos frente a frente a Honda Pop 110i e a Triumph Rocket III, que chega no segundo semestre. Será uma espécie de disputa entre Davi e Golias, já que os modelos apresentam conceitos, tamanhos e propostas de uso completamente diferentes.

A moto mais popular da Honda pode rodar 50 km com um litro de gasolina e custa R$ 6.326 (frete não incluso). Com autonomia igual a Pop – 200 Km – mas preço de 21.900 euros em Portugal – quase R$ 130 mil na conversão direta, a Rocket III está equipada com o maior motor do mundo para uma moto produzida em série e com uma única unidade da roadster inglesa, daria para comprar cerca de 20 Pop zerinho, zerinho!
A Rocket III conta com propulsor de três cilindros em linha e exatos 2.458 cm³ de capacidade, 167 cv e incríveis 22 kgf.m de torque. A moto faz de 0 a 100 km/h em apenas 2,73 segundos. Já a função da Honda Pop 110i é simplesmente realizar um trabalho e chegar ao destino.

O modelo conta com um moderno motor de um cilindro, equipado com injeção eletrônica e 109,1 cm³, configuração que deixa a Pop 110i “espertinha”, isso em função de sua potência (7,9 cv) e de seu torque (0,90 kgf.m). Ou seja, se dividíssemos a capacidade cúbica do motor da roadster em porções menores, teríamos 22 Pop e algumas peças sobrando. Só para comparar, o motor da Rocket III é 21 vezes mais potente que o da motinho a Honda.
Davi (Pop) pesa 87 Kg (a seco). Já Golias (Rocket III), 291 Kg (a seco). Ou seja: a moto inglesa pesa mais de três vezes o número da Popzinha.
Em termos tecnológicos, a muscle bike britânica traz um completo painel em TFT, cinco modos de pilotagem, freios ABS, piloto automático e assistente de rampa. Já a quarta moto mais vendida no Brasil usa freios combinados, que é um excelente aliado para os pilotos iniciantes.
Conclusão: moto é trabalho, moto é economia e moto é diversão. Da espartana Pop até a musculosa Rocket III há dezenas de opções disponíveis no mercado. Há um modelo para cada tipo de motociclista, cada tipo de bolso, cada estilo e uso, seja um piloto profissional ou aventureiro. Será revigorante voltar a pilotar – nas ruas, avenidas ou estradas. Não vejo a hora disso acontecer. Por isso, escolha uma e seja feliz!