Desenhos revelados pela revista italiana moto.it mostram o projeto que foi registrado no escritório de patentes.
há algumas semanas, a Honda apresentou a versão 2023 de sua CB1000R , modelo carro-chefe da família Neo Sports Cafè . As intervenções foram exclusivamente cromáticas para um modelo lançado em 2019.
A Honda CB 1000R Neo Sports Café de quatro cilindros está em produção desde 2008 na Europa e em suas evoluções utilizou geralmente um motor de potência reduzida derivado da geração anterior da CBR1000RR mais esportiva e ano passado a moto recebeu mudanças visando deixá-la mais atual, entre elas, a introdução do novo painel em TF com conexão Bluetooth e a adoção do sistema HSVCS (Honda Smartphone voice Control System).
Mas agora, patentes recentemente depositadas na Europa referem-se a uma possível e importante evolução da CB1000R. O assunto da patente são três soluções técnicas , mas também há outras modificações.
O que os gringos estão especulando é que, na verdade, trata-se de uma nova motocicleta que a marca japonesa estaria planejando lançar e que possivelmente será batizada de “Hornet 1000”, que utilizaria uma versão mais recente do motor quatr-em-linha e um novo quadro de liga de alumínio semelhante ao da atual CBR Fireblade, de acordo com os desenhos .
É fácil supor um aumento de potência em relação aos 145 cavalos de potência da CB1000R para ter uma streetfighter mais competitiva em termos de desempenho com as várias BMW S1000R, KTM 1290 Super Duke R, Triumph Speed Triple 1200 RS ou Yamaha MT- 10, enquanto o novo chassi deve ter uma direção igualmente esportiva.
Entretanto, a suspensão traseira patenteada é articulada ao braço oscilante unilateral , sempre com transmissão progressiva mas com o posicionamento lateral do amortecedor único. Uma solução que lembra o que já foi visto na Ducati Panigale e que entre outras coisas libera espaço em favor do sistema de escapamento. Sistema que nos desenhos da patente é mostrado com um terminal bipartido original.
Uma segunda patente é dedicada ao par de asas aerodinâmicas montadas atrás do garfo e acima do radiador. Apêndices aerodinâmicos que parecem muito precisos em termos de downforce e não um simples expediente estético.
Uma terceira patente pode ser vista na área traseira, nas laterais do para-lama baixo que também abriga a placa, onde indicadores de direção verticais podem ser vistos, um dispositivo que compacta o todo e dá uma rabeta ainda mais esbelta.
Como sempre nesta fase é difícil pensar em prazos de produção e prever quais soluções serão realmente adotadas.
No entanto, a próxima geração CB1000R — ou talvez uma nova Hornet 1000 — poderia realmente trazer uma revigorada à motocicleta.
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