Eventos culturais, artísticos e gastronômicos recheiam o calendário da região italiana

Texto: Redação
Fotos: Divulgação

Hotel Laticastelli

Todos os anos, a região da Toscana, no centro da Itália, conta com uma vibrante programação de eventos que incentivam os moradores e turistas a conhecer as tradições históricas do país. Em 2018 não será diferente – além das tradicionais festas folclóricas e religiosas, como a Páscoa, há também festivais gastronômicos, como a Festa do Olio Nuovo, e culturais, como o Palio di Siena. Em sua 11ª temporada, com abertura prevista para 26 de março, o Laticastelli Country Relais (www.laticastelli.com), hotel localizado em Rapolano Terme, é a hospedagem estratégica para quem pretende participar dos eventos em cidades como Siena, Florença e Pisa.

Entre março e abril, as províncias da Toscana são ocupadas por procissões, encenações teatrais, shows de fogos de artifício e missas para celebrar o feriado da Páscoa. A festividade, diferentemente do Brasil, se estende por cinco dias – começa na quinta-feira (29 de março), quando as igrejas realizam o ritual de lava-pés, e segue até segunda-feira (2 de abril), a chamada lunedi dell’angelo (segunda-feira do anjo), dia em que se comemora o encontro do anjo com Maria Madalena no sepulcro.

Nos meses de julho e agosto, é a vez do Palio di Siena ocupar as ruas da província de Siena. Duas vezes por ano, nos dias 2 de julho e 16 de agosto, 17 paróquias disputam uma corrida de cavalos, realizada desde o século XVII na Piazza del Campo, em homenagem à Nossa Senhora. Na celebração religiosa, os cavaleiros competem trajados com monturas e carregam bandeiras das suas paróquias. O cavalo que chegar primeiro, após três voltas ao redor da praça, ganha o Palio, estandarte criado exclusivamente para o evento.

Animação folclórica

Outro festival folclórico imperdível é o Bravio delle Botti, evento anual que acontece no último domingo de agosto, em Montepulciano, e reúne oito distritos da cidade de Siena para conquistar o “Bravio”. A competição, em homenagem ao santo padroeiro San Giovanni Decollato, consiste em um desafio em que dois atletas de cada distrito empurram barris de madeira de 80 kg ao longo de um caminho com subidas e descidas pelo centro histórico da comuna, por mais de 1 km de distância.

Já a chegada do mês de setembro indica o início da colheita de uvas e dos festivais de vinho pela Toscana. Além das feiras gastronômicas com produtos locais, como queijos e presunto toscanos, exposições e música ao vivo, algumas das vinícolas abrem suas cantinas para degustações e apresentações de novos rótulos.

Os apreciadores da boa gastronomia também não podem perder o Festival das Trufas Brancas de San Miniato, realizado na cidade de Pisa nos meses de novembro e dezembro, e a tradicional Festa do Olio Nuovo, celebrada em diferentes províncias durante o mês de novembro. O primeiro evento celebra a colheita das trufas brancas com a organização de mercados e feiras, onde podem ser encontrados os mais prestigiados pratos por preços inferiores aos dos restaurantes espalhados pela Itália. O segundo festeja a colheita e produção do azeite Olio Nuovo, um produto artesanal e extremamente puro, com visitas aos frantoios, locais onde são feitos, e festas pelas ruas das províncias, onde os visitantes podem degustar o produto com fatias de pão torrado.

O Hotel Laticastelli está a curtas distâncias de todos estes locais. Quem reservar a estada para a nova temporada até o dia 28 de fevereiro recebe um desconto na diária. Mais informações podem ser obtidas com os principais operadores e agentes de turismo do Brasil ou no site.

VEJA TAMBÉM: Viagem de moto por Alemanha, Áustria, Itália, Liechtenstein e Suíça.