Chamada de “The G”, motocicleta é inspirada no icônico modelo Low Rider® 1977, criado pelo lendário designer Willie G. Davidson

Uma equipe da House of Harley-Davidson® na área de Milwaukee construiu um tributo integral a Willie G. Davidson, inspirado no icônico modelo Low Rider® 1977 criado pelo lendário designer.

Baseada em uma Low Rider S 2020, a criação do conceito “The G” teve início quando Tommy Donnelly, gerente-geral da House of Harley, estava trocando ideias para uma nova customização com o mestre pintor Jace Hudson, da The Fast Life Garage.

“Enxergamos a oportunidade de preparar uma motocicleta especial como um tributo àquele que é provavelmente o maior designer de motocicletas de todos os tempos, Willie G. Davidson”, explicou Tommy. “Nossa loja está sediada na cidade natal da Harley-Davidson, e como o Willie G. mora não muito longe daqui, era a oportunidade perfeita de construir uma motocicleta baseada na plataforma Softail® mais recente, mas dedicada ao Willie e à sua revolucionária Low Rider 1977”.

As talentosas equipes técnicas e de manutenção da concessionária aderiram imediatamente ao projeto. “Como tínhamos na loja o novo modelo Low Rider S, o conceito da customização logo passou a girar em torno da ideia de elaborar um versão hot rod atualizada da Low Rider 1977 original do Willie G., que foi crucial para a popularização do conceito de uma motocicleta “customizada na fábrica”.

Jay Vanknocker, o técnico mestre da House of Harley, partiu para a ação e começou a construir um motor exalador de fogo, e com o gerente de manutenção Harper Hemenway encarregado da construção de modo geral, os patrocinadores não tardaram a aparecer e a se envolver rapidamente no projeto. A usina de potência da Low Rider foi equipada com um kit de desempenho 131 e um comando de válvulas de corrida da Harley-Davidson®, respirando através de um corpo de acelerador de 70 mm, com a potência transmitida para a roda traseira por meio de uma conversão do acionamento por corrente e de um braço oscilante de alumínio Trac Dynamics Gen 2. As rodas Rocker — dianteiras de 19 polegadas e traseiras de 18 polegadas — foram instaladas com freios aprimorados, tudo isso em suportes feitos sob medida. Um assento novo, junto com uma carenagem T-Sport™ e estribos da Original Garage Moto, conferiu o visual de Dyna® estilo clube que a equipe estava procurando.

Com os fundamentos da construção instalados, a lataria foi despachada para a The Fast Life Garage para a criação do ambicioso e extraordinário esquema de cores baseado na paleta de cores tradicional da Harley-Davidson, em preto e laranja, com destaques folheados a ouro e prata e o logotipo Bar & Shield incorporado. Com o próprio Willie G. praticamente morando no quintal da House of Harley, os para-choques foram enviados para a casa dele para serem assinados, e um capacete combinando foi personalizado com uma pintura da icônica imagem de Willie G. na época da bem-sucedida recompra da AMF.

A estreia da motocicleta aconteceu na Exposição de Motocicletas e Renascimento da Música no Tennessee, onde foi condecorada como a Melhor da Exposição.

“A motocicleta acabou saindo melhor que a encomenda”, disse Tommy. “Levando em conta os desafios que enfrentamos por não termos todas as peças em mãos antes de começar, os atrasos na entrega por conta da Covid-19 e o fato de que estávamos construindo a motocicleta fora do expediente da concessionária, o visual ficou fantástico, e o funcionamento é fantástico também”.

Se olharmos para a postura e o estilo da The G e sua orientação ao desempenho, fica claro que os modelos FXR da Harley-Davidson foram a grande inspiração da construção, então não foi nenhuma surpresa descobrir que tanto o Tommy quanto o Harper são fãs da plataforma FXR, em termos de estilo e dirigibilidade. “Dá para ver que a influência da FXR está muito forte no mundo da Harley® neste momento, com os motociclistas voltando a adotar as carenagens e os alforjes “Concha de Molusco” ao estilo FXRT”, disse Tommy. “O quadro da FXR foi considerado o melhor que a Harley-Davidson já produziu, o que com certeza era um fato àquela altura, e acho que ele agora é tendência para os motociclistas mais jovens — digamos, dos 22 aos 45 anos. Tenho 43 anos e ainda adoro as FXRs. A motocicleta na qual me sinto mais confortável é a Low Rider S, seja o modelo Dyna ou o Softail mais recente, devido ao peso, à potência e a tudo que você pode fazer para customizá-la. Foi por isso que escolhemos a Low Rider S como plataforma para a The G”.

Desde que a construção ficou pronta, a motocicleta está em exposição no showroom da House of Harley, mas não se enganem: a motocicleta está à mostra e também à venda, e já foi submetida a uma pilotagem radical. Para garantir que a motocicleta seja vista e apreciada, Tommy a pilotou até o Harley-Davidson Museum® para a Bike Night, além de ser exposta Biketoberfest®, em outubro deste ano.

“Tenho saído por aí pilotando essa motocicleta sempre que a oportunidade se apresenta”, disse Tommy. “Ela é fantástica de se pilotar, é como um foguete espacial. Sua potência é uma loucura. Tenho uma Low Rider S 2017 e a diferença de peso e potência entre as duas é impressionante. Para ser sincero, somos apenas um monte de caras que curtem motocicleta, e tem esse outro cara que mora na nossa cidade e mudou para sempre o conceito de design de motocicletas, então não existe maneira melhor de mostrar nossa gratidão do que construir uma motocicleta do jeito certo e expressar um pouco do amor que sentimos pelo Willie G.”.

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