red-bull-2
Red Bull Minas Riders

Prova brasileira do Hard Enduro Series está confirmada entre os dias 17 e 21 de maio e trará os melhores pilotos do mundo ao País

Texto: Redação
Fotos: Divulgação/Fabio Piva/Claudius Vasilescu/Marcelo Maragni/Red Bull Content Pool

O Hard Enduro Series é como se fosse um ‘Grand Slam’ das duas rodas. Reúne no mesmo calendário diversas provas de enduro para motos. Exemplo: o Red Bull Hare Scramble, na Áustria, onde os pilotos precisam escalar um paredão de uma mina de ferro. Entre centenas de inscritos, dá pra contar nos dedos aqueles que conseguem chegar ao final (e isso não é força de expressão). Ou ainda o Red Bull Romaniacs, evento de cinco dias nas florestas da Romênia e que praticamente deu origem ao esporte, considerado uma evolução do trial.

Pois bem. Pelo segundo ano consecutivo o Brasil faz parte dessa seleta lista de corridas. O País está no calendário com o Red Bull Minas Riders, prova que será disputada entre 17 e 21 de maio, nas trilhas de Belo Horizonte e região. Serão mais de seis horas de competição por dia, percorrendo trajetos sempre entre 70 e 200 km de distância. Mas o curioso é que qualquer pessoa – qualquer pessoa mesmo – pode fazer parte do evento. Desde que tenha uma moto off-road.

Os trajetos são divididos por categoria de acordo com o nível de experiência dos pilotos. São quatro classes: Gold, Silver, Bronze e Iron.

A Gold é destinada aos melhores do mundo (e, outra vez, aqui não é só modo de dizer). Tem pontos quase intransponíveis, exige técnica apurada e é praticamente dominada pelos pilotos estrangeiros, como o espanhol Alfredo Gomez e o britânico Graham Jarvis. Os dois disputaram a vitória km a km na edição do ano passado. O espanhol levou a melhor.

“Correr no Brasil pela primeira vez foi um pouco diferente. O maior desafio foi a alta temperatura, porque a gente veio do inverno na Europa e aqui era quase verão. Neste ano, acho que será melhor pra nós porque vai ser um pouco mais tarde, em maio. Por outro lado, se chover pode ser a prova mais difícil do ano”, comenta Alfredo Gomez, que esteve no Brasil recentemente para ministrar dois cursos de pilotagem para novatos no enduro extremo. Um foi realizado na Serra da Canastra, em Minas Gerais; e o outro em Fortaleza, no Ceará.