Weekend Tour – Torres (RS) – Mar e Simpatia

Torres (RS)

Torres, no litoral gaúcho, encanta com suas belas praias e povo hospitaleiro

Texto: Laertes Torrens Filho
Fotos: Lourdes Casalinho

Torres fica no litoral norte do Rio Grande do Sul e faz divisa com Santa Catarina.   Deve seu nome a três grandes rochedos de origem vulcânica: a Torre Norte, ou Morro do Farol; a Torre do Meio, ou Morro das Furnas; e a Torre Sul, junto à Praia da Guarita. Era, inicialmente, habitada por índios Carijós, Minuanos e Arachanes, que viviam da caça, da pesca e da agricultura.

Os Carijós e Aranchanes usavam o local como base para seus intercâmbios comerciais. Por isso foram abertas trilhas no matagal, que passaram, depois, a ser utilizadas por paulistas do século XVII, que levavam índios escravizados para seu estado.

Por volta de 1640, o número de índios ao sul diminuiu bastante, por conta da escravidão, de lutas tribais e, principalmente, doenças transmitidas pelo contato com o homem branco. As trilhas acabaram se tornando a principal ligação entre o Brasil e o núcleo de povoamentos portugueses mais avançados. Torres passou a ser um ponto de controle estratégico de passagem. Para isso, foi instalada uma guarita militar em uma das rochas naturais. Já no século XX, a cidade teve um grande impulso de desenvolvimento. Um dos responsáveis pela mudança foi José Antônio Picoral, que criou a “indústria turística” do município e transformou a região em uma moderna estação balneária.

UM LUGAR ESPECIAL

Hoje, Torres é um lugar muito especial. Oferece 23 km de litoral, com praias paradisíacas e ondas ideais para o Surfe, como as da Praia da Guarita, e outras com dunas propícias ao Sandboard (como Itapeva). As estradas que levam à cidade têm excelente asfalto, mas possuem trafego intenso de caminhões (por isso, exigem atenção redobrada). O município também é um cenário e tanto para passeios motociclísticos.

O mototurista encontrará excelentes hotéis e gastronomia variada – mas os pratos principais são à base de peixes e frutos do mar. A população é simpática e recebe os motociclistas de braços abertos. Entre os muitos passeios possíveis, a dica é ir conhecer a “Ilha dos Lobos”, tida como a menor reserva ecológica do mundo (e a única ilha marítima do Rio Grande do Sul). Entre os meses de abril e dezembro, os turistas podem avistar lobos e leões marinhos. De maio a novembro é a época das baleias, que saem da Antártida e vêm se reproduzir no litoral brasileiro – um espetáculo memorável.

Outras opções de lazer incluem passeios ao Rio Mampituba, que separa o Rio Grande do Sul de Santa Catarina, e à Lagoa do Violão – além da grande atração anual da cidade, o Festival Internacional de Balonismo de Torres, que deu ao município a reputação de “Capital Brasileira” do esporte. O festival acontece no mês de fevereiro.

O QUE CONHECER

Há diversas opções de turismo em Torres. É possível fazer um “tour” pelas praias ou por seus atrativos históricos, como a Igreja São Domingo. Inaugurada em 1824, é uma construção barroca, simples, com uma só torre. Em seu interior, podem ser vistas obras doadas pelo imperador Dom Pedro I. Outras dicas são:

Morro do Farol

O nome vem do primeiro farol ali construído, em 1911. O morro já teve três faróis: O primeiro foi demolido e o segundo caiu em uma tempestade. O último foi construído em 1952 e permanece de pé. É um lugar perfeito para avistar as belezas de Torres.

Monumento ao Surfista

É o único monumento da América Latina que presta esse tipo de homenagem. A escultura é um presente da artista plástica Leda Christina Nácul e se chama “O Tubo”.

Torre do Meio

Também conhecida como “Morro das Furnas”, é a torre mais importante, por seu tamanho. Em uma pontezinha, é possível fotografar as paisagens mais belas de Torres, como o Arco de Pedra. Descendo a enseada chega-se a Furnas da Garagem, um dos pontos mais fotogênicos.

COMO CHEGAR

Torres fica às margens da BR 101, na divisa do Rio Grande do Sul com Santa Catarina pelo Rio Mampituba. O acesso se dá pela rodovia BR 101.

ONDE FICAR

Costa Dalpiaz Hotel (51) 3664-1741

www.costadalpiazhotel.com.br

De Rose Praia Hotel (51) 3664-3163

www.derosehoteis.com.br

Pousada Ilha dos Lobos Fone: (51) 3664.3100

www.pousadailhadoslobos.com.br

ONDE COMER

Cais do Chopp

Avenida Cristóvão Colombo, 26

wwww.caisdochopp.com.br

Restaurante Kioske Paraíso

Avenida Beira Mar, 12 , Torres, RS

www.kioskeparaiso.com.br

*Matéria publicada na edição #110 da revista Moto Adventure.

Veja Também

DEIXE UMA RESPOSTA