Personagem do humorista Marco Luque alerta que 1/3 das mortes no trânsito paulista ocorre com condutores de motos

Texto: Redação
Foto: Reprodução/Facebook

 

Detran.SP

Jackson Faive, o motoboy mais famoso do Brasil, vem mandar um “papo reto” para todos os “jows” do trânsito paulista. O personagem do humorista Marco Luque estrela a campanha educativa “Chegar Bem é Chegar com Vida”, voltada para motociclistas, que o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) lançou na última sexta-feira (15/12) em parceria com o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito e o programa Siga Seguro.

“Se liga nessa fita, mano! Um terço da rapaziada que morre no trânsito é tudo motociclista, jow. Um a cada três que morre é um de nós, mano!”, diz Jackson Faive. “Siga Seguro. Chegar bem é chegar com vida!”.

Embora leve e divertida, a campanha alerta para dados alarmantes sobre motociclistas, apontados pelo Infosiga SP, banco de dados do Movimento Paulista que contabiliza acidentes viários nos 645 municípios do Estado:

  • 1/3 das mortes no trânsito paulista é de motociclistas (foram 1.403 óbitos de janeiro a setembro de 2017, ou 33,3% do total de 4.218 vítimas);
  • 49% dessas mortes ocorrem nos fins de semana;
  • 54,4% dos acidentes com motociclistas são de madrugada.

“O índice de mortes de motociclistas mostra a seriedade da situação, pois as motocicletas representam apenas 1/5 da frota registrada no Estado”, afirma Maxwell Vieira, diretor-presidente do Detran.SP. “O foco da campanha é provocar uma mudança no comportamento dos motociclistas, para que tenham cuidado e respeitem as regras no trânsito. Mas ela é importante também para motoristas, ciclistas e pedestres. No trânsito, todos podem ser vítimas e todos podem ser protagonistas na redução de acidentes e mortes.”

Para Silvia Lisboa, coordenadora do Movimento Paulista, os índices do Infosiga SP destacados na campanha revelam que as ocorrências estão menos ligadas ao dia a dia dos motociclistas. “Metade das mortes ocorre nos fins de semana, em momentos de lazer, e 54% dos acidentes com motos são de madrugada. Esses dados revelam que a conscientização dos motociclistas é um passo importante para salvar vidas”.

Veiculada em TVs, rádios e redes sociais, a campanha terá ainda blitze educativas, com panfletagem em cruzamentos movimentados, em municípios com altos índices de acidentes com motociclistas.

Assista aos vídeos com Jackson Five em: www.youtube.com/DetranSP.

VEJA TAMBÉM: Segurança: o que você precisa saber antes de pilotar uma moto off road.

Veja Também

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here