O jovem piloto luso-suíço de apenas 19 anos, da equip Prüstel, foi levado de helicóptero para um hospital em Florença após vários minutos de assistência na pista, mas não resistiu aos ferimentos.

Notícia triste. Um jovem de 19 anos, piloto da Moto3, veio a falacer após um acidente durante a qualificação do sábado, dia 29/05. O piloto passou mais de meia hora sendo atendido na pista pelas equipas médicas antes de ser levado para o hospital, onde chegou em estado muito grave.

Tudo aconteceu na saída da curva 9, onde Jason Dupasquier perdeu o controle da moto e teve uma queda brutal, e logo em seguida foi atropelado por Ayumu Sasaki, da Tech3, que acabou caindo também, mas sem lesões graves. Jeremy Alcoba, da Gresini, também foi asfalto logo em seguida, porém sem lesões aparentes.

Dupasquier começou sua carreira de piloto em 2011. Ganhou vários campeonatos suíços da SuperMoto e mudou para as corridas de circuito em 2016. Ele foi definido para estrear na Red Bull Rookies Cup em 2018, mas sofreu uma lesão no fêmur que o impediu de fazê-lo. Dupasquier estreou na Red Bull Rookies Cup em 2019 e logo foi premiado com um contrato de dois anos como piloto de Moto3, fazendo sua estréia na Moto3 em 2020. Ele estava em sua segunda temporada na classe leve de MotoGP e constava entre os 10 primeiros na classificação geral até o fim de semana.

Dupasquier foi levado para o Hospital Universitário Careggi, em Florença, Itália, onde foi submetido à cirurgia toráxica, para corrigir uma lesão vascular, e cerebral, onde havia outra lesão grave. Ele morreu por complicações de seus ferimentos em 30 de maio. A equipe de Dupasquier, Prustel GP, anunciou que não participaria da corrida do dia.

O grid da MotoGP guardou um minuto de silêncio antes do Grande Prémio de Itália de domingo, que foi vencido por Fabio Quartararo, o atual líder do campeonato mundial. Após sua vitória, o piloto francês parou no local do acidente de Dupasquier e apontou para o céu.

Moto Adventure, a Revista dos Melhores Motociclistas

Let’s Go Together