jean-azevedo-inicia-nova-fase-da-carreira-nos-utvs-com-a-polaris

Pela equipe T+A Rally Team, em parceria com o também piloto Leandro Torres, ele vai disputar o Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country e Baja com o modelo RZR Pro R.

Um dos principais nomes do rally no Brasil, Jean Azevedo tem um novo desafio para a temporada 2023: competir nos UTVs. Pela equipe T+A Rally Team, o piloto de 48 anos, com mais de 30 de carreira e 80 títulos nacionais e internacionais, em parceria com o também piloto Leandro Torres, vai disputar o Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country e Baja com o modelo Polaris RZR Pro R.

Decacampeão desta competição nas motos, Jean Azevedo é também heptacampeão do Sertões e tem 18 participações do Dakar. O paulista de São José dos Campos é o único brasileiro a vencer etapas no mais rally do mundo com motocicletas. De 2008 a 2012, ele fez uma pausa nas duas rodas e encarou a categoria carros. Foi tricampeão brasileiro de rally cross country e levou o título de melhor estreante nas quatro rodas no Dakar em 2009.

jean-azevedo-inicia-nova-fase-da-carreira-nos-utvs-com-a-polaris

“Foram muitos anos competindo nas motos, com um intervalo pequeno nos carros. Construí a maior parte da minha carreira nas motos e agora busquei essa motivação para me desafiar em outra modalidade. Estava há muito tempo na rotina. Será a primeira vez que vou participar de provas com um UTV – ou Side By Side (SSV), como é também chamado. Estou trabalhando muito para me adaptar rapidamente à categoria e buscar os melhores resultados”, explica Azevedo.
 
Para 2023, o objetivo de Jean Azevedo é aprender ao máximo. “Meu navegador será o Idali Bossi, que tem muita experiência e que já venceu o Sertões. Ele vai me ajudar bastante na adaptação à categoria. Acredito que vamos somar muito e fazer um dupla muito forte”, ressalta Jean Azevedo.

“Será uma experiência incrível para a Polaris e para a modalidade ter o Jean Azevedo acelerando um UTV. Ele é um dos pilotos off-road mais profissionais do país, com uma grande bagagem técnica em motos e carros, além de mais de três décadas em competições nacionais e representando o Brasil lá fora. É mais um passo importante para o trabalho de desenvolvimento e evolução da categoria”, diz Bruno Borgonovi, gerente de marketing da Polaris.

Temporada em família

O nome da nova equipe “T+A Rally Team” significa Torres + Azevedo, sobrenome das duas famílias, e tem sede em Jacareí (SP). Com a mudança das motos para os UTVs, Jean Azevedo também ficará mais próximo do filho Bruno Azevedo, de 15 anos. O garoto estreou em 2022 na modalidade e já se tornou campeão brasileiro de rally baja, ao lado do navegador Jorley Jr, na classe UTV Start. Para esta temporada, Bruno segue novamente na competição com o navegador Daniel Spolidoro e o Polaris RZR Turbo R Ultimate.
 
Assim como Jean, Leandro Torres, 51 anos, – que é o primeiro piloto campeão do Dakar nos UTVs em 2017, junto com o navegador Lourival Roldan – também contará com o filho Thiago, de 21 anos, na equipe. O navegador do jovem piloto será Eduardo Shiga, com Polaris RZR Pro R Ultimate. Com o mesmo modelo, Leandro vai acelerar também com o navegador Daniel Spolidoro.

Calendário 2023

Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country
7 a 11/3 – Rally Minas Brasil – Araxá (MG)
11 a 16/4 – Rally RN 1500 – PB e RN
20 a 24/6 – Rally Jalapão – TO
11 a 19/8 – Sertões

Campeonato Brasileiro de Rally Baja
25 e 26/3 – Rally Cuesta
6 e 7/5 – Rally Rota Sudeste
3 e 4/6 – Rally Serra Azul
8 e 9/7 – Rally de Barretos
30/9 e 1/10 – Rally Rota SC
21 e 22/10 – Rally do Inverno
18 e 19/11 – Rally da Poeira
2 e 3/12 – Rally Terra Verde