Após conquistar o 6º título do Mundial de Superbike, o piloto britânico Jonathan Rea pode encerrar 2020 com um troféu diferente. Ele está na disputa para vencer, pela primeira vez, o prêmio de Personalidade Esportiva do Ano da BBC Sports. Entretanto, o concurso é um pouco complicado para o piloto da Kawasaki, pois não é algo em disputa nas pistas e ele não está entre os favoritos, duas coisas que não combinam com um dos maiores pilotos que o motociclismo já viu.
Segundo as cotações na aposta esportiva, a premiação da BBC deve ir para alguém do automobilismo e não das motos. No dia 25 de novembro, o piloto Lewis Hamilton, sete vezes campeão mundial da Fórmula 1, aparecia com 63,7% de chance de levar o troféu britânico. Enquanto isso, Jonathan Rea aparenta ter hipóteses menores, com apenas 2% de probabilidade em ser considerado o esportista mais importante do ano na Inglaterra.
Alguns outros nomes aparecem na lista, mas apenas Hamilton e Rea representam o automobilismo. O jogador de futebol Marcus Rashford, que atua no Manchester United, aparece como um dos fortes candidatos para desbancar o piloto da F1, que foi campeão mundial pela Mercedes. A premiação não é entregue apenas para o esportista que teve grande desempenho no ano, apesar disso ser considerado, mas também pelo comportamento fora da vida profissional.
Por conta disso, Hamilton e Rashford aparecem com mais chances do que Jonathan Rea. Contudo, o desempenho nas pistas é algo inquestionável. O piloto da Kawasaki Racing Team WorldSBK fez um excelente 2020 e foi campeão com 360 pontos no Mundial, conseguindo 11 vitórias e terminando a temporada com o sexto título consecutivo, algo histórico e que escreve o nome do britânico ainda mais forte na história do motociclismo.
De olho no futuro
Apesar da hipótese na premiação da BBC Sports, Rea parece mais concentrado na próxima temporada. O piloto está testando a Kawasaki Ninja ZX-10RR que vai usar em 2021 e, segundo algumas notícias recentes, se mostra otimista com a oportunidade que pode surgir na carreira. A ideia é continuar dominando o Mundial de Superbike e engatar o sétimo título consecutivo, o que não será fácil.
O provável rival de Rea será, novamente, o também britânico Scott Redding, que corre pela equipe Aruba.it Racing da Ducati. Os dois fizeram uma excelente disputa durante 2020, mas o atual campeão levou a melhor nos momentos decisivos. De qualquer forma, é uma disputa que parece com mais chances para Rea, que tem sido imbatível nas pistas. Alguns rumores até indicam um possível teste na MotoGP, o que parece difícil de acontecer.
A premiação de Personalidade Esportiva do Ano da BBC Sports vai acontecer no final do mês de dezembro, mas as hipóteses de Jonathan Rea levar esse troféu para casa são menores, entretanto, isso não diminui em nada a temporada excelente do piloto. Ele vai continuar sendo um dos maiores nomes do motociclismo britânico e mundial. Por isso, mesmo que fique sem a premiação, Rea merece ser exaltado como um dos melhores pilotos e esportistas que esse ano viu.