O protótipo parece utlizar como base uma Ninja 400, mas acrescenta uma bateria e câmbio automático

Já faz algum tempo que vemos carros utilizando um motor elétrico em conjunto com o à combustão. As vantagens são inúmeras: redução de consumo, redução de emissões, trânsito mais silencioso… tudo isso sem as limitações do veículo puramente elétrico, pois não falta autonomia em viagens graças ao tradicional motor à combustão.

Bem, o que não havíamos visto até o momento era uma moto com o mesmo sistema híbrido. Motos 100% elétricas? Já existem várias. Motos com câmbio automático? Também não é mais novidade. Mas agora, não me lembro de ter escrito sobre uma moto híbrida antes, ainda mais uma com câmbio automático.

Trata-se de uma Ninja! A Ninja já foi pioneira em muitas coisas, como a H2, que foi a primeira moto a sair de fábrica com um supercharger. Agora, a Kawasaki está preparando mais uma tecnologia para estrear em um modelo com este lendário nome, a tecnologia híbrida, que será implementada pela primeira vez em uma moto.

Pelo que pudemos ver nas imagens, parece que a moto de base será uma Ninja 400. O motor elétrico está posicionado logo acima da caixa de câmbio e a bateria de 48V fica sob o assento. Julgando pelo tamanho da bateria, a autonomia elétrica não deve passar muito dos 20 km, o que seria até suficiente para conseguir sair do miolo urbano da maioria das cidades.

A Kawasaki diz que o modelo terá um GPS embutido para poder alterar seu funcionamento dentro e fora de ambientes urbanos, priorizando o uso do motor elétrico na cidade e o uso do motor à combustão na estrada. O uso estradeiro ainda será responsável por recarregar a bateria, que dispensa o uso do carregador.

Outra novidade para o modelo seria um câmbio automático, similar ao DCT da Honda Africa Twin. Juntando as duas tecnologias, é de se esperar um incremento no preço e no peso do modelo. Ainda é cedo para dizer quão vantajoso será o sistema híbrido em uma moto, mas é interessante ver que as montadoras podem seguir nessa direção.

Moto Adventure, a Revista dos Melhores Motociclistas

Let’s Go Together!