kawasaki kle 500

Com motor bicilíndrico de 451 cm³, visual de rali e vocação real para terra e estrada, rtrail eposiciona a Kawasaki em um dos segmentos que mais crescem no motociclismo mundial.

A japonesa Kawasaki anunciou o retorno da lendária KLE 500, agora totalmente reformulada para 2026. O modelo, que teve sua produção interrompida em 2007, volta ao mercado com proposta claramente trail-adventure, combinando ergonomia de viagem, rodas de 21 e 17 polegadas, estilo rally e motor bicilíndrico moderno.

Com visual que remete às máquinas de rali, a nova KLE 500 aposta em chassi em treliça de alta resistência, tanque elevado de 16 litros e para-brisa ajustável em três posições — elementos que traduzem a intenção da Kawasaki de oferecer desempenho tanto no asfalto quanto em trechos de terra.

Motor, ciclística e desempenho

O coração da nova KLE 500 é o nosso conhecido motor bicilíndrico em linha, refrigerado a líquido, de 451 cm³ — o mesmo já visto na Ninja 500 —, calibrado para entregar aproximadamente 45 cv (≈ 33 kW) conforme homologações europeias para a licença A2. Embora o valor exato do torque ainda não tenha sido divulgado em kgf·m, reportagens internacionais indicam cerca de 43 Nm, o que corresponde a aproximadamente 4,4 kgf·m. A transmissão é de seis marchas e o sistema conta com embreagem assistida e deslizante (Assist & Slipper Clutch), recurso que contribui para uma pilotagem mais suave tanto em uso urbano quanto esportivo.

O conjunto ciclístico traz rodas raiadas 21” na frente e 17” atrás, especializada para uso misto, freios a disco de diâmetros 300 mm na dianteira e 230 mm na traseira com ABS desativável — uma característica importante para quem deseja sair do asfalto. A suspensão dianteira é invertida (up-side-down) com 210 mm de curso aproximadamente e atrás o sistema Uni-Trak entrega cerca de 200 mm de curso, refletindo a ambição da máquina em encarar terrenos variados.

Ergonomia, estilo e conectividade

Projetada para o motociclista versátil, a KLE 500 oferece posição ereta de pilotagem, ótimo para longas jornadas, e o assento permite movimentação também em pé sobre as pedaleiras — uma característica que agrada quem se aventura fora do asfalto. A versão standard traz painel LCD com conectividade para smartphone, enquanto a versão SE eleva o nível com tela TFT, piscas em LED, protetores de mão, para-brisa ampliado e acabamento premium.

Mercado e posicionamento

A nova KLE 500 deverá chegar aos mercados internacionais no início de 2026, com preço estimado na Europa a partir de cerca de US$ 6 599 (R$ 35.473) para o modelo básico e cerca de US$ 7 499 (R$ 40.311) para a versão SE. No Brasil, embora a data de lançamento ainda não tenha sido confirmada oficialmente, especula-se que sua chegada ocorra até o fim de 2026, acompanhando o movimento global da marca.

Um modelo com dupla vocação

Com seu conjunto equilibrado entre estrada e trilha, visual de rally e motor eficiente, a nova KLE 500 aparece como uma proposta competitiva no seu segmento, tendo como principal rival a Honda NX 500 e sendo um modelo a mais complementando seu line up adventure no Brasil, que conta com a Versys 650. A Kawasaki reforça com isso que está dando atenção renovada ao público que busca “uma moto para tudo” — do deslocamento diário às estradas de chão —, sem abrir mão de estilo, tecnologia e praticidade.

Moto Adventure, a Revista dos Melhores Motociclistas.

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