ktm-160-duke-em-desenvolvimento

Modelo que está sendo preparado para ser lançado na Índia substituirá a 125 Duke e a 125 RC e terá design inspirado no de suas irmãs 200 e 390 Duke e seu motor deverá entregar em torno de 20 cv.

Não restam dúvidas de que os indianos estão evoluindo a passos largos quando o assunto é tecnologia e motocicletas e depois de adquirir 51% da KTM, a Bajaj segue enrolando o cabo no que tange ao desenvolvimento de motos de baixa e média cilindrada, pensadas tanto para seu mercado interno, quanto para o global.

E um novo produto já está sendo pensado para seguir esta estratégia. Trata-se da 160 Duke, motocicleta que virá para substituir a Duke 125 e a 125 RC, motocicletas que nunca foram vendidas no Brasil.

ktm-160-duke-em-desenvolvimento
A 125 Duke está com os dias contados. Foto: Divulgação KTM Images

Por lá, esta motocicleta visa competir diretamente com as bem-sucedidas Yamaha R15 V4 e MT-15, que juntas representam um volume significativo de vendas mensais no segmento de 155cc, mas claro que terá um potencial grande de atrair consumidores que almejam por uma moto de maior performance e visual mais agressivo na baixa cilindrada em vários outros mercados.

Plataforma e Design

As novas 160 Duke e RC 160 serão baseadas nas atuais versões de 200cc da KTM. A 160 Duke manterá o design agressivo da segunda geração da 200 Duke, enquanto a RC 160 adotará a linguagem de design mais afiada e aerodinâmica presente nas RC 200 e RC 390. Ambos os modelos utilizarão o chassi treliçado característico da marca e deverão vir equipados com garfos invertidos de 43mm, suspensão traseira monoamortecida, ABS de dois canais e um painel de instrumentos digital LCD.

Motorização e Desempenho

O motor de 160cc será derivado do propulsor de 200cc da KTM, ajustado para entregar entre 19 e 20 cv de potência. Isso representa um aumento significativo em relação aos atuais modelos de 125cc, que produzem 14,5 cv, e coloca as novas versões à frente das concorrentes da Yamaha, cujos motores de 155cc geram cerca de 18,4 cv.

Preço e Lançamento

Espera-se que os preços das novas 160 Duke e RC 160 sejam competitivos em relação aos modelos da Yamaha. No entanto, considerando que as atuais 125 Duke e RC 125 são comercializadas a Rs 1,81 lakh (R$ 12.020,00) e Rs 1,92 lakh (12.765,00), respectivamente, o que torna improvável que as novas motocicletas de 160cc tenham preços inferiores aos das concorrentes. O lançamento está previsto para meados de 2025, com a RC 160 podendo ser introduzida simultaneamente ou logo após a 160 Duke.

Com essas atualizações, a KTM busca oferecer mais valor aos consumidores e fortalecer sua presença no competitivo segmento de motocicletas de 150-160cc. Entretanto, seguimos sem qualquer esperança de termos estas motocicletas rodando por aqui.

Moto Adventure, a Revista dos Melhores Motociclistas

Let’s go together!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui