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Motocicleta está com visual mais rally e ainda mais voltado para o fora de estrada

Quando a KTM finalmente retirou sua 390 Duke de próxima geração no início deste ano na Europa, ficou imediatamente claro que uma nov 390 Adventure compartilhando as mesmas melhorias estaria em seu encalço. E aqui está, testando em forma quase final, enquanto a KTM dá os retoques finais em uma moto que adota uma abordagem muito mais séria à pilotagem off-road do que sua antecessora.

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Como antes, a nova 390 Adventure compartilha sua plataforma com a Duke de potência semelhante, mas como a Duke agora tem um novo motor e chassi, essas peças serão direcionadas para a Adventure em um futuro próximo. 

Vamos começar com o motor. O design mais recente é apelidado de LC4c, refletindo o nome do bicilíndrico paralelo LC8c usado nos modelos 790 e 890 . Tal como acontece com os motores KTM anteriores, o “LC” significa refrigerado a líquido e o “4” denota o número de válvulas, mas o “c” minúsculo extra – uma nova adição para o monocilíndrico na 390 Duke

Vamos começar com o motor. O design mais recente é apelidado de LC4c, refletindo o nome do bicilíndrico paralelo LC8c usado nos modelos 790 e 890 . Tal como acontece com os motores KTM anteriores, o “LC” significa refrigerado a líquido e o “4” denota o número de válvulas, mas o “c” minúsculo extra – uma nova adição para o monocilíndrico na 390 Duke 2024 – significa “compacto .” Embora o elemento “390″ do nome permaneça inalterado, o novo motor atinge 399 cc, acima dos 373 cc da versão anterior, com a capacidade extra sendo resultante do curso aumentado, de 60 para 64 mm, enquanto o diâmetro permanece inalterado em 89 mm.

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Na 390 Duke 2024, o novo LC4c produz 44 cv, acima dos 43 cv, enquanto o torque sobe de 3,56 kgf.m para 4,0 kgf.m. Não são grandes aumentos, mas a distribuição do desempenho é melhorada pelo curso mais longo, reduzindo o pico de potência de 9.500 rpm para 8.500 rpm. Não é provável que a KTM dê à 390 Adventure um ronco substancialmente diferente, mas este fôlego extra pode ser ainda mais útil no modelo de estilo off-road do que na roadster Duke .

Para 2024, o motor LC4c também se tornou a base dos novos singles de 250 cc e 125 cc em alguns mercados, ambos com uma extremidade inferior semelhante, mas com um cabeçote de cilindro SOHC mais compacto em vez do Design DOHC orientado, reduzindo peso, contagem de componentes e custo em detrimento de algum desempenho total. Há uma boa chance de que os mesmos motores de menor capacidade também cheguem aos modelos Adventure como o aqui espiado para mercados onde há vantagens nas capacidades de 125 cc ou 250 cc, seja em termos de impostos ou licenciamento.

Ciclística

Assim como o motor, o chassi da 390 Adventure de última geração é baseado no da 390 Duke 2024. Ainda é um projeto de treliça de aço , mas completamente retrabalhado para rigidez e peso revisados. Para a Duke, a KTM adicionou um subchass de alumínio fundido, mas não está claro nessas imagens se o Adventure seguirá o exemplo. Um protótipo localizado – parecendo ser mais antigo – tinha uma subestrutura de tubos de seção quadrada.

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Quando se trata de suspensão, a Adventure se afasta do design da Duke, e a moto da próxima geração parece ter uma abordagem mais séria às suas capacidades off-road do que a 390 Adventure existente. Enquanto o modelo atual usa uma roda dianteira de 19 polegadas, a nova moto claramente tem uma roda de 21 polegadas, aliada a um pára-lama dianteiro montado em altura, em vez do design existente da moto que envolve os pneus. São rodas raiadas , é claro – uma mudança em relação às ligas fundidas que são padrão na 390 básico, enfatizando ainda mais a intenção off-road . A suspensão será da WP, como sempre, mas o braço oscilante em liga perde o reforço externo que tem sido presença constante nas gerações anteriores, favorecendo um formato mais limpo (e mais fácil de limpar).

Há um estilo atualizado, é claro, com a nova cara da família KTM na forma de faróis empilhados em LED com DRL, assinatura presente também nos modelos 990 Duke e 1390 Super Duke R Evo 2024. As luzes são colocadas em uma carenagem frontal mais convencional do que a atual 390 Duke, com uma tela alta e vertical que tem o visual de rally-raid estilo Dakar , cada vez mais popular na classe. A tela se estende ao redor do farol, formando toda a carenagem frontal superior e dando uma grande semelhança com a 450 Rally .

Vimos nos últimos anos que a KTM está se afastando da rota tradicional de lançar todos os seus novos modelos de uma só vez, colocando-os no mercado quando estiverem prontos para produção. Portanto, embora a 390 Adventure de próxima geração certamente seja chamado de modelo “2025”, isso não significa necessariamente que esperaremos 12 meses inteiros antes de estar pronto para ser revelado, e, por enquanto, não temos qualquer expectativa da vinda deste modelo ao Brasil.

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