ktm-390-duke-conheca-as-diferencas-entre-o-modelo-atual-e-o-2024

A lista de diferenças é extensa. Prepare-se!

ktm-390-duke-conheca-as-diferencas-entre-o-modelo-atual-e-o-2024

A KTM 390 Duke 2024 foi finalmente revelada e tem mudanças substanciais que a tornam completamente diferente da moto da geração atual. Mas quais são as mudanças? Vamos dar uma olhada:

Design e chassi

A mudança mais óbvia que vem à mente ao olhar para a nova 390 Duke é que os designers da amrca conseguiram desenvolver um design já agressivo a outro nível. O novo tanque de metal é musculoso e as extensões dele são muito mais nítidas em comparação com a 390 Duke da geração atual. O formato das extensões do tanque também melhora a aparência de massa avançada em comparação com a Duke existente. 

ktm-390-duke-conheca-as-diferencas-entre-o-modelo-atual-e-o-2024

O farol LED tem um design totalmente novo, com os DRLs agora colocados em um painel flutuante separado ao redor do farol. A traseira também foi completamente redesenhada.

A revisão do design complementa o chassi fortemente atualizado. Uma das principais mudanças é a nova estrutura de treliça de aço com o subframe agora feito de alumínio fundido sob pressão e o novo braço oscilante fundido em formato curvo. Como resultado, o monoamortecedor é agora colocado numa posição deslocada, permitindo um novo posicionamento do escape.

ktm-390-duke-conheca-as-diferencas-entre-o-modelo-atual-e-o-2024

Comparado com a Duke da geração atual, a KTM diz que o chassi revisado contribuiu para mudanças na rigidez geral, oferecendo melhor sensação e estabilidade quando levado ao limite. Além disso, a atual geração Duke 390 (2023) apresenta altura de assento de 822 mm, enquanto a Duke de nova geração tem uma altura de assento de 820 mm como padrão. Um assento com 800 mm de altura também está disponível como opção.

A Duke 390 da geração atual tem peso bruto de 171 kg. No caso da 390 Duke 2024, o site internacional da KTM lista o peso da moto (sem combustível) como 165kg. Além disso, o peso seco da moto da geração atual está listado como 149 kg no site da marca aqui no Brasil.

ktm-390-duke-conheca-as-diferencas-entre-o-modelo-atual-e-o-2024

A 390 Duke 2024 recebe um motor totalmente novo e maior da nova linha LC4c de motores que alimentam a 250 de próxima geração, bem como a 125 Duke. Com diâmetro x curso de 89 mm x 64 mm, o curso é 4 mm mais longo que o modelo da geração atual, o que além de alterar a entrega de potência, certamente vai provocar mudança no ronco da moto – fator reforçado pelo novo escape, sem falar na cilindrada maior, que deve garantir menor estresse ao motor. Além disso, com o novo motor, os números de potência e torque aumentaram 1,36 CV e 0,2 kgf.m. Além disso, a nova moto recebe cabeçote e caixa de câmbio otimizados, além de uma caixa de ar maior para injetar mias ar no sistema. A KTM também afirma que o novo motor é mais leve que a unidade da geração atual Duke. Curiosamente, os números de diâmetro e curso da nova 390 Duke são iguais aos do Triumph Speed 400! 

ktm-390-duke-conheca-as-diferencas-entre-o-modelo-atual-e-o-2024

A configuração da suspensão totalmente ajustável na nova geração 390 Duke não deve apenas garantir um amortecimento mais sofisticado, mas também dará aos compradores mais flexibilidade no ajuste set up de acordo com seu peso e preferências. Também diferente na nova moto é a posição deslocada do monoamortecedor complementada pelo novo braço oscilante. Mais importante ainda, o 2024 390 Duke com especificação indiana também terá suspensão ajustável. 

ktm-390-duke-conheca-as-diferencas-entre-o-modelo-atual-e-o-2024

Os discos de freio da nova streetfighter são mais leves, assim como as rodas (semelhantes às da KTM RC 390), o que deve resultar em melhores características de manuseio graças à redução da massa não suspensa quando comparado à Duke da geração atual. A KTM também utilizou mais componentes anodizados e afirma que oferece melhor resistência à corrosão. 

Rodas e pneus:

Como mencionado acima, as rodas da 390 Duke 2024 são mais leves e com menos raios. Além disso, as rodas têm um design de cubo aberto junto com um eixo oco, o que contribui para a redução de peso. Em suma, as rodas mais leves devem resultar em manobrabilidade mais fácil e mudanças de direção mais rápidas do que na Duke atual. 

A 390 Duke da geração atual vem equipada com pneus M5 com classificação H da Metzeler Sportec. O modelo com especificações internacionais da moto da edição 2024 recebe pneus radiais Michelin.

ktm-390-duke-conheca-as-diferencas-entre-o-modelo-atual-e-o-2024

Características:

Em termos de recursos, a KTM 390 Duke 2024 e o modelo da geração atual têm em comum: iluminação totalmente em LED, console de instrumentos TFT de 5 polegadas, embreagem deslizante, quickshifter, conectividade Bluetooth para chamadas e controle de música e SuperMoto ABS . No entanto, o painel em TFT de 5 polegadas no modelo 2024 é uma unidade totalmente nova e agora vem com navegação passo a passo, enquanto o quickshifter agora está disponível apenas como acessório.

Além disso, a nova geração 390 Duke recebe ABS habilitado para curvas (como padrão), novo punho esquerdo iluminado com menus de 4 direções, dois modos de pilotagem (Street e Rain) e um modo de tela Track que altera o layout do painel e também habilita o controle de largada. Outras novidades incluem cancelamento automático de setas, controle de cruzeiro e uma função de limitador de velocidade. Essas adições devem tornar a KTM 390 Duke 2024 uma motocicleta muito melhor para estradas do que a anterior.

ktm-390-duke-conheca-as-diferencas-entre-o-modelo-atual-e-o-2024
O modelo 2024 ganhou novo punho esquerdo e novo painel

Preço e Cores:

A 390 Duke 2024 deverá custar Rs 3,30 lakh (R$ 19.487 ao câmbio de 24/8/2023 e sem os impostos aplicados aqui no Brasil) e será lançada na Índia em setembro de 2023. A moto terá as opções de cores Electronic Orange e Atlantic Blue, mas aqui no Brasil ainda sequer sabemos quando a moto virá.

Moto Adventure, a Revista dos Melhores Motociclistas.

Let’s go together!