A confirmação veio de alguns documentos vazados na China e na Austrália.
Em um cenário dominado por motocicletas de alto desempenho, a KTM relançou recentemente a KTM 790 Adventure em alguns mercados como uma alternativa acessível à 890 Adventure. Mas as surpresas não ficam por aí: fontes próximas da marca austríaca revelaram a chegada de três variantes para esta gama.
Originalmente, o motor LC8c paralelo de 799 cc da 790 representava a primeira geração. Isso foi posteriormente substituído por uma versão ampliada, o 889cc para a 890, que impulsionou versões atualizadas da Duke e da Adventure.
Curiosamente, porém, a CFMoto – a empresa chinesa que produz este motor para a KTM – continuou a produzir uma versão maior para seus modelos 800MT e 800NK.
Além disso, graças a uma joint venture com a fabricante austríaca, a CFMoto também passou a produzir integralmente motocicletas KTM, relançando modelos como a 790 Duke e a 790 Adventure no mercado como opções intermediárias.
O 790 PODE RECEBER DUAS NOVAS VARIANTES
Recentemente, alguns documentos vazados na China mostraram uma aprovação para uma variante adicional da 790 chamada KTM 790 Adventure R. Esta moto, embora apresente a aparência off-road da 890 Adventure R, incorpora um motor de 799 cc que fornece 95 cv, em comparação com o motor de 104 cv e 889 cc da 890 Adventure R. A mesma variante já foi adotada nas aprovações australianas, confirmando o anteriormente especificações técnicas reveladas.
Mas há mais. Publicações australianos também mencionam uma KTM 790 Adventure R Rally com o mesmo motor, mas com uma distância entre eixos um pouco maior. A menção dessa variante no documento, no entanto, pode se referir a algo antigo.
Porém, considerando que a fabricante austríaca de motocicletas já possui todos os componentes necessários, a produção de uma nova 790 Adventure R Rally seria simples se houvesse demanda do mercado.
DUAS NOVAS VERSÕES TAMBÉM PARA O 1290
Por fim, as aprovações australianas também mencionam a KTM 1290 Super Adventure, que recebeu aprovações na Europa desde 2021, mas ainda não foi lançada oficialmente.
A empresa austríaca já apresentou a 1290 Super Adventure S e a 1290 Super Adventure R, mais voltadas para o off-road. No entanto, a versão básica deve ser mais voltada para o uso na estrada.
Moto Adventure, a Revista dos Melhores Motociclistas
Let’s go together!
Fonte: Moto.it