KTM-apresenta-as-novas-890-Adventure-R-e-890-Adventure-R-Rally

Motocicletas ampliam as opções da marca para o segmento adventure, já visando a concorrência com a Yamaha Ténéré 700

A partir de agora, a KTM conta (pelo menos na Europa, EUA e alguns países asiáticos) com dois novos importantes modelos em seu line up aventureiro, afinal, acabam de sair do forno as 890 Adventure R e 890 Adventure R Rally.

KTM-apresenta-as-novas-890-Adventure-R-e-890-Adventure-R-Rally
890 Adventure R Rally

As motocas chegam ao mercado equipadas com o novo motor que empurra a 890 Duke, mas com ligeiras alterações. Este bicilíndrico arrefecido a líquido e alimentado por injeção eletrônica de exatas 889 cm3, entrega 105 cv (contra 119 na Duke) e 10,1 kgf.m, contra 10,09 na Duke). O motor atualizado é montado em uma estrutura de aço cromo-molibdênio tubular com quadro elástico de alumínio e um subquadro mais leve – embora os valores de peso ainda não tenham sido divulgados.

As novos 890 também apresentam uma embreagem PASC deslizante que trabalha em conjunto com uma transmissão de seis velocidades e quickshifter opcional. Outros auxiliares ao piloto incluem ABS para curvas e ABS off-road, modos de condução e o controle de tração MTC, um sistema que mede a patinagem das rodas e o ângulo de inclinação para determinar quanta tração é necessária em qualquer situação. Atrás do pára-brisa, a nova 890 Adventure R também recebe um painel em TFT de 5 polegadas.

KTM-apresenta-as-novas-890-Adventure-R-e-890-Adventure-R-Rally
890 Adventure R

No âmbito das suspensões, na dianteira há um garfo invertido WP XPLOR de 48 mm com 240mm de curso na frente e um mono-choque WP XACT PDS com os mesmos 240 mm de curso na parte traseira. As rodas de 21 e 19 polegadas são calçadas com pneus Metzeler Karoo 3. A dianteira conta com dois discos de 320 mm com pinças de quatro pistões e atrás há um único disco de 260 mm com pinça de pistão duplo.

A versão limitada 890 Adventure R Rally recebe um silenciador Akrapovič, pedaleiras mais largas, assento plano estilo rally, rodas anodizadas, chassi aprimorado para competição, protetor de tanque de fibra de carbono, suspensão WP XPLOR Pro, além de quickshifter padrão e modo de pilotagem Rally.

Apenas 700 unidades da versão Rally estarão disponíveis, sendo 200 destinadas ao mercado norte-americano.

Por enquanto, a KTM ainda não anunciou o preço das novas 890, mas certamente estarão um pouco acima do que custa a Yamaha Ténéré 700 (9.700 euros, ou R$ 63.381, ao câmbio de 09/10/20). Por enquanto, não há qualquer expectativa destas motocicletas serem vendidas no Brasil,