Versão de rua está confirmada para 2025. Modelo equipado com o motor bicilíndrico LC8c pode desenvolver 126cv e 10,5 kgf.m de torque
A KTM está de volta ao jogo das motos esportivas de estrada, confirmando que a tão esperada 990RC R de motores bicilíndricos paralelos de peso médio está em desenvolvimento para a temporada de pilotagem 2025.
Embora visto aqui camuflada, ela surge depois de anos de dicas, informações a conta-gotas e fotografias de espionagem . Na verdade, já faz tanto tempo que alguns começaram a duvidar que algum dia ela chegaria!
Usando um conjunto de carenagens pretas e brancas com winglets e uma rabeta inspirada no MotoGP, a empresa austríaca afirmou que as motos finalizadas serão movidas por uma versão compatível com Euro5 + de seu motor paralelo LC8c – provavelmente uma versão ajustada do motor que também pode ser encontrado na 990 Duke naked existente .
Haverá também um nível de acabamento standard e outro ‘Track ‘, com um protótipo de moto de corrida que fará participações como wildcard (convidado) sem pontuação em vários campeonatos de supersport em toda a Europa.
Assim como a moto vista nessas fotos, a versão Track eliminará o essencial da estrada e contará com peças de desempenho, como um sistema de escapamento de corrida completo. Esta versão está prevista para estar pronta no segundo trimestre de 2025.
Ao contrário das motos supersport convencionais, a KTM afirma que a RC R foi projetada para “as demandas práticas da estrada” e tem menos peso nos pulsos. Você também encontra pedaleiras ajustáveis e os semi-guidões permanecem montados abaixo do suporte superior, o que significa que terá uma posição de pilotagem bastante agressiva.
Embora apenas detalhes limitados estejam disponíveis atualmente, a KTM confirmou que o motor que a equipa está produzindo 126,2 cv e 210,5 kgf.m de torque – cerca de seis cavalos acima da Duke naked, com a capacidade provavelmente permanecendo a mesma de 947 cc.
Diz-se que esse motor de dois cilindros pesa apenas 57 kg, com a alavanca de câmbio reversível para mudança de corrida como padrão. Ele está alojado em uma estrutura de aço projetada com o desempenho em mente, com um equilíbrio de peso maior na parte frontal.
Embora amplamente oculto pela carroceria focada na pista, é provável que seja um design de treliça semelhante ao da 990 Duke e apresenta um ângulo de direção de 25 graus e maior rigidez para forças nas curvas em alta velocidade. Um subquadro de alumínio fundido é aparafusado na parte traseira, com um braço oscilante escurecido, deixando espaço para o escapamento rebaixado do lado direito.
A 990RC R marca o primeiro retorno da empresa ao gênero de motos esportivas de estrada desde a impressionante RC8 V-twin , que foi introduzida pela primeira vez em 2008 e desapareceu dos showrooms em 2016. Desde então, a KTM produziu apenas ofertas esportivas de grande capacidade, além de uma RC 8C exclusiva para pista, construído em colaboração com a empresa alemã Krämer Motorcycles .
Ela se junta a uma classe supersport ressurgente, que também inclui uma mistura dos tradicionais 600cc de quatro cilindros, como as ressurgidas Honda CBR600RR e Kawasaki ZX-6R , bem como a família de maior capacidade Ducati Panigale V2 e 798cc MV Agusta F3 . Uma Yamaha R9 de três cilindros , baseada na MT-09, também deverá se juntar à festa no próximo ano.
Quanto à KTM, esperávamos a chegada da 990 desde a introdução da edição limitada RC 8C deste ano, graças a um comunicado de imprensa em março que afirmava que os proprietários seriam elegíveis para participar num evento especial de pista em Portimão, Portugal onde: “A KTM irá revelar algo superespecial como uma antevisão mundial exclusiva do que está por vir da marca para o futuro.”
Agora que finalmente chegou, a marca laranja confirmou que a 990 começará a sair da linha de produção em Mattighofen, Áustria, no início de 2025, com suspensão de cartucho aberto WP Apex totalmente ajustável, levando a rodas de alumínio fundido de cinco raios envoltas em pneus Michelin.
As pinças Brembo também estão presentes em ambas as extremidades – sem dúvida equipadas com ABS sensível às curvas, como é o caso da 990 Duke.
Fonte: Motorcycle News
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