ladies-of-the-road-costa-amalfitana-sandra-beccaro-belezas-folego-momentos-inesqueciveis

Sandra Beccaro narra as belezas e as delícias de uma viagem feita pelas Ladies of The Road ao longo de 15 dias, cruzando a Itália e a Suíça, através de paisagens de tirar o fôlego e de momentos inesquecíveis.

Nós já fizemos diversas viagens juntas, algumas em companhia dos nossos “Lords”, como carinhosamente chamamos os nossos parceiros, esposos e amigos, e algumas viagens são “Only Ladies” e nestas, a única certeza que temos é que voltaremos com fortes dores abdominais de tanto rirmos juntas (risos). Por isso, o planejamento é fundamental, mas numa viagem longa é importante estarmos em sintonia com amigas que conhecemos, conectadas com os mesmos desejos, medos e até manias.

Todas as viagens deixam registradas memórias incríveis com situações emocionantes de superação, desafios,novas experiencias conquistadas e até micos. Já havíamos rodado juntas pelaAmérica do Sul e EUA, mas desta vez a meta era Europa, entãoformamos nossa turma de amigas Ladies ofthe Road para esta viagem, ecom roteiro elaborado pela HT Moto Turismo,partimos para uma nova e emocionante aventura pela Suíça e Itália sobre duas rodas!

Nossa farra começou no aeroporto no 1º dia, pois é claro, fomos juntas no mesmo voo brindando até sermos advertidas (risos). Ao chegarmos aZurique, a primeira surpresa: fomos recepcionadas pela família da Lady Marcia Jerico com um belo cartaz de boas-vindas e os famosos chocolates suíços.

Emoções

No 2º diachegamos a Thun (Suíça)e logo fomos verificar as motos que havíamos alugado na Harley-Davidson local.Thun é uma cidade charmosa às margens do Lago Thunersee, deáguas transparentes e cercado por belas montanhas. Passear pelo centro histórico de Thun, por suas diversas pontes de madeira ao ar livre,só deu vontade de ir embora porque uma bela viagem de moto nos esperava.

Com as motos preparadas, e as malas devidamente acomodadas nos alforjes, partimos logo cedo no 3º diapara Santa Marguerita, na costa do Mediterrâneo. Rodamos 430km e neste dia cruzamos parte dos Alpes Suíços até a Itália, de trem, pelo SimplonTunnel. Para todas nós foi uma surpresa incrível, pois uma coisa é ver no roteiro que há um trecho de trem; a outra coisa é estar lá e vivenciar a chegada na estação de trem e os operadores nos conduzindo para a entrada do trem, de moto, sim, de moto! Não sabemos até hoje se a maior emoção foi a nossa ao entrarmos no trem de moto ou dos operários ao se depararem com 12 mulheres divertidas manobrando suas grandes motos dentro dos vagões, enfim!

Cruzamos de trem parte dos Alpes e depois subimos o SimplonPassa 2.005metros de altitude… E mais uma surpresa, estradas molhadas com árvores e morros cobertos de neve, e para completar, partículas de neve nos recepcionaram neste cenário encantador. Óbvio que estávamos congeladas, mas um bom chocolate quente no alto da montanha deu uma boa fortalecida para seguirmos viagem. Descemos então pelo norte da Itália e chegamos ao Mediterrâneo, na Ligúria.

Ah, lembrando que neste dia um celular criou asas e voou do porta luvas da Street Glide, justamente o da Lady Paula Bavaresco, que até então era 24 horas conectada. Foi difícil o desapego, mas em companhia das amigas, até a perda do celular ficou mais suave.

Um mergulho ocasional

Passamos o 4º dia em Santa Marguerita. De manhã fomos de trem à famosa Cinque Terre, região composta pelos vilarejos deRiomaggiore, Manarola, Corniglia, Vernazza e Monterosso. Já no 5º dia rodamos 400 km em direção a Siena. Neste dia estava frio. Todas preparadas e agasalhadas, logo cedo descemos até as pedras do mediterrâneo para uma foto, uma linda foto. Ao voltarmos eis que notamos a falta da Lady Marcia Jericó. Ela jura até hoje que precisava se energizar nas águas do Mediterrâneo, mas nós sabemos que foi a emoção que causou um escorregão mesmo (risos). Pena que não vimos e não registramos! Só percebemos quando ela apareceu quase congelada e encharcada. Atrasamos pouco na saída, até a troca das suas roupas para seguirmos viagem.

Saímos então da Ligúria e entramos na Toscana. Pudemos apreciar a mudança da paisagem e do clima. Impossível não se emocionar com tanta beleza da natureza. Paramos em Pisa para a famosa foto segurando a Torre de Pisa na Praça dos Milagres e ainda visitamos a vinícola Bocelli, de Alberto e Andrea Bocelli. Chegamos aSiena no final da tarde ainda em tempo de um passeio pelas suas ruelas estreitas, quase um labirinto, até o Pátio de Siena para o nosso tradicional drink da noite,claro!

Partimos para Roma no 6º dia. Rodamos 270km e não poderíamos perder tempo, afinal, nossa meta era chegarmos cedo na “Cidade Eterna”, como Roma é conhecida, e aproveitarmos ao máximo! Permanecemosdois dias por lá, então pudemos visitar os principais pontos e ainda apreciarmos o melhor da gastronomia local, com seus maravilhosos vinhos italianos.

No 9º diaseguimos para o ponto alto da nossa viagem, Amalfi! Rodamos um trecho pela Auto Estrada até próximo a Salermo e então pegamos a rota da Costa Amalfitana. A região é de tirar o fôlego de tão linda; até o Hotel onde ficamos era demais: incrustrado num alto rochedo com vista panorâmica para o mar azul cristalino. Neste dia rodamos 290km. Chegamos cedo e aproveitamos bastante o charmoso centro histórico de Amalfi.

Passamos o 10º dia na famosa e encantadora Ilha de Capri, como tudo na região do Sul da Itália, Capri é colorida e alegre, com excelentes restaurantes e cafés a beira mar e inúmeraslojas que adoramos visitar, sempre levando uma (ou algumas) “lembrancinhas”!

Uma note de gala

No 11º dianosso destino foi Loreto Aprutino. Saímos da Costa do Mediterrâneo e cruzamos a Itália até próximo ao Mar Adriático.Rodamos 400km, então chegamos cedo e visitamos uma produção local de azeite de oliva com degustação de azeites e vinhos da região.
Mais tarde nos preparamos, para nossa noite de glamour. Hospedadas num castelo e vestidas de gala, participamos de um jantar espetacular ao som de violinos e piano oferecido às Ladies pela HT Moto Turismo. Foi mais uma noite divertida! Com muitochampagne, comemoramos o aniversário da nossa Lady Ana Pancini. Completar 50 anos na Itália com as amigas foi  realmente muito especial.

Nesta noite, homenageamos também nossa querida Hilda, mãe da Lady Silvia Favaron que participou da nossa tripalgumas vezes na garupa, outras no carro de apoio, mas participou ativamente.

Rodamos 300km no 12º dia até Assissi. Saímos cedo, seguindo sentido Norte, passamos pelo Parque Nacional Del GranSasso, estrada perfeita com curvas deliciosas e paisagem magnífica! Obvio que conseguimos uma cena para fotos sobre as mesas de pique-nique do parque,afinal, falou em fotos estamos sempre a postos (risos)!

Ao chegarmos aAssissi, visitamos a Catedral onde está o corpo de São Francisco de Assis.

Nosso destino no 13º dia, com 450km rodados, foi Sirmione. Aqui, como em todos os dias, tivemos belíssimas surpresas. Sirmione fica às margens do Lago Di Garda, o maior lago da Itália. Belíssimo e repleto de turistas o tempo todo. Chegamos nós, barulhentas, estacionando nossas motos. Imediatamente os turistas que até então fotografavam o lago, se voltaram para nós. Uns aplaudiam, outros fotografavam e outros somente sorriam. Foi hilário. Mas não para por aí: no hotel fomos recepcionadas com taças preparadas para nosso brinde, com champagnes oferecidos pelo Marinho, esposo da nossa Lady Chris Mees. Que carinho! Nós, amigas,adoramos.

O fim da viagem mas não da alegria

O 14º dia era o dia da devolução das motos, então naturalmente bate aquela angústia e a sensação da história terminando. Deixando Sirmione para trás, rodamos 420km de volta atéThun. A surpresa foram as pequenas e charmosas vilas que passamos na divisa entre a Itália e a Suíçae o espetacular Sustenpass, com 2.264metros de altitude. Uma estrada de paisagensdeslumbrantes nos Alpes Suíços. Tivemos sorte pois em algumas épocas do ano o acesso é fechadoem função do clima. Chegando a Thun, ainda houve uma tentativa de fuga com as motos. Passamos todas em frente a concessionária e acenamos com um “tchau” como se continuássemos a viagem. Pena que a próxima rotatória era tão próxima (risos).

No 15º dia, já sem as motos, fizemos um passeio surpreendente em Thun para encerrarmos com chave de ouro! Fomos até Jungfrau(em alemão significa Donzela), o ponto mais alto da Europa, uma montanha nos Alpes Suíços com altitude de 4.158m. Lá se vê neve o ano inteiro, muita neve, além de um palácio de gelo e a loja mais alta dos chocolates Lindt.

Viajar com as amigas é formidável. Dormimos ansiosas pelo dia seguinte que certamente foi tão barulhento e cômico como o anterior. Nós acordamos inspiradas e bem-humoradas, com uma energia sem limite. O assunto nunca acaba e a inspiração aumenta a cada dia. São momentos que nos fazem muito bem, por isso outras viagens bacanas já aconteceram e outras estão por vir! Não julgamos, nos respeitamos e assim vamos curtindo a vida, inspirando e incentivando outras amigas.