Yamaha Lander 250

Alusão aos modelos de competição da Yamaha faz da motocicleta uma versão totalmente particular, para um público exclusivo e que gosta de aventuras

Texto: Guilherme Derrico
Foto: Flickr/Yamaha Motor Argentina

 

Yamaha Lander 250

A Yamaha Lander 250, que tem um apelo off-road, alusivo aos modelos de competição da marca japonesa, possui a nova geração do sistema BlueFlex, que permite abastecer a motocicleta com gasolina, etanol ou com a mistura dos dois combustíveis. O estilo trail com disposição para encarar terrenos desafiadores, é a característica mais marcante da motocicleta. Logo, a robustez conferida pelo pára-lama alto, pelas rodas raiadas e o garfo dianteiro com protetores de borracha, continua presente, bem como a agilidade conferida por seu porte esguio.

A Lander 250 é equipada com motor monocilíndrico de 249,45 cm³ com comando simples no cabeçote (SOHC) e de arrefecimento misto, uma vez que conta com o auxílio de um radiador de óleo. O motor com pistão forjado e cilindro revestido de cerâmica dispersiva de calor é capaz de gerar até 20,7 cv quando alimentado com gasolina e 20,9 cv com etanol, ambos atingidos a 8.000 rpm. O torque máximo, por sua vez, é de 2,10 kgf.m com etanol e 2,09 kgf.m com gasolina, disponíveis a 6.500 giros.

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A nova geração do sistema BlueFlex traz painel totalmente digital com iluminação em LED vermelho e o indicador ECO, que acende quando o motor trabalha na faixa de rotação de maior eficiência, indicando uma pilotagem mais econômica. O conjunto ainda traz informações como velocímetro e hodômetro com funções: total e duas parciais (TRIP-1 e TRIP-2) e Fuel Trip (de reserva de combustível), relógio e tacômetro de excelente visualização, além das luzes de indicadores (piscas, BlueFlex, farol alto, neutro e alerta de motor).

A Lander é montada sobre um quadro tipo berço semi-duplo em aço, e traz balança traseira Monocross com link com curso da roda de 220 mm. A suspensão dianteira está presa por um garfo telescópico, com 240 mm de curso. Já o sistema de freios é hidráulico, com disco em ambas as rodas, sendo o dianteiro com diâmetro de 245 mm e o traseiro com 203 mm.

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