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Com o desaparecimento dos motores dois tempos devido às rígidas legislações, estúdio britânico apresenta uma cafe racer que quebrou este paradigma.

A entrada em vigor da primeira versão da Euro, a legislação que obriga os fabricantes a produzirem motocicletas menos poluentes, decretou o fim dos motores dois tempos em motos de rua; até mesmo no mundo das competições eles praticamente desapareceram e somente recentemente algumas fabricantes decidiram voltar a investir neste tipo de propulsor, visando oferecer motos mais leves e de manutenção mais barata para o off-road.

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Mas na Inglaterra o estúdio Langen decidiu ousar e criar uma motocicleta voltada para a rua equipada com um motor dois tempos. Batizada somente de “Two Stroke” (dois tempos, em inglês), a moto é uma invocada e estilosa cafe racer, fruto do gênio criativo de seu mentor, o engenheiro Christofer Ratcliffe.

O projeto começou a ser desenvolvido em 2019 e após quase um ano de trabalho, está com sua data de apresentação agendada para acontecer entre os dias 23 e 26 de setembro, no Blenheim Palace, um suntuoso palácio da época vitoriana, localizado em Woodstock, Oxfordshire.

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Moto britânica; motor italiano

A dúvida que logo vem à mente é “mas será que essa moto vai poder circular nas ruas?“. Se este é o teu questionamento, não se preocupe, pois Ratcliffe conseguiu passar a motocicleta na exigente Euro5. Isso foi possível graças à utilização de um motor que utiliza um moderno sistema de injeção eletrônica, com válvulas de exaustão controladas eletronicamente e com injeção de óleo controlada pela ECU, que faz com que entre no momento da admissão somente a quantidade exata que será queimada no processo de combustão.

O motor escolhido por Ratcliffe foi um bicilíndrico V-Twin italiano de 249,5 cm3, o mesmo que equipa a Vins Duecinquanta 250, uma esportiva artesanal, que trabalhando com câmbio de 6 velocidades, entrega 76 cv a 11.700 rpm e torque máximo de 4,58 kgf.m a 11.700 rpm. Segundo informações da Langen, esta usina dois tempos é capaz de levar a moto aos 225 km/h.

Ouro puro!

Como tudo nesta motocicleta foi feito de maneira artesanal e repleta de esmero, a Two Stroke conta com um chassi treliçado moldado em tubos de alumínio, enquanto que vários elementos, do tanque de combustível a diversos itens estéticos e do motor, são feitos em fibra de carbono. Os detalhes em dourado não são tinta! São folhas de ouro 24 quilates, depositadas camada por camada!

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As suspensões alinham-se com a fineza dos demais elementos. Na frente há um garfo invertido Ohlins de 43 mm de diâmetro, enquanto que na traseira há um monoamortecedor Ktech, com reservatório externo de nitrogênio. Os freios são HEL, com pinça de fixação radial e 4 pistões na dianteira, que trabalham com discos duplos de 320 mm na frente, enquanto que na traseira a pinça HEL flutuante aciona um disco de 265 mm.

Preço de joia

Graças ao emprego de um motor mais leve que os tradicionais 4 tempos e ao uso de muitas peças em fibra de carbono, a Two Stroke pesa apenas 114 kg, o que resulta em uma relação peso x potência de 1,5 kg/cv, ou seja: cada cavalo-potência precisa deslocar somente 1,5 kg de massa.

Mas é claro que toda esta sofisticação, ousadia e exclusividade tem o seu preço e cada uma das 100 unidades que vierem a ser produzidas pela Langen custarão aos interessados o equivalente a R$ 193.964,11 (35.900 dólares), ao câmbio de 22 de setembro de 2020.

E aí, encara mandar uma pra garagem?