Novos campeonatos vão reunir jovens pilotos da motovelocidade de 20 países da América Latina; Brasil está na lista das etapas da competição.
Uma nova oportunidade aos pilotos de motovelocidade do Brasil e de outros países da América Latina vai aproximar a garotada da MotoGP. A Latin America Talent Cup e o FIM MiniGP Latin America Series são duas novas competições que prometem movimentar a modalidade. O objetivo é buscar jovens talentos para formar uma equipe que represente a região nos campeonatos mundiais.
A Latin America Talent Cup contará com até 25 pilotos, com idade entre 14 e 21 anos. Já a FIM MiniGP Latin America Series será para 15 competidores, entre 10 e 14 anos. Participantes de 20 países, Chile, Argentina, Brasil, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Panamá, Costa Rica, El Salvador, Porto Rico, Nicarágua, Guatemala, Honduras, República Dominicana, Cuba e México, poderão participar do campeonato. A seleção dos pilotos será feita pelas confederações dos países envolvidos.
Os pilotos da Latin America Talent Cup utilizarão o mesmo modelo de moto: a Honda NSF 250R. Já para FIM MiniGP Latin America Series, a motocicleta é da fabricante italiano Ohvale, modelo GP-0 160. Os equipamentos também serão padronizados e todos os competidores utilizarão a mesma estrutura, composta por um treinador, tutores, mecânicos, entre outros integrantes técnicos, pneus, além de dois caminhões. Tudo está incluso em um único pacote de participação.
A Latin America Talent Cup contará com sete etapas, com começo no fim de 2023, com 14 corridas, em três países: Argentina, Chile e Brasil. Algumas, serão realizadas junto com o Mundial de Superbike (World SBK) e o Mundial de Motovelocidade (MotoGP). Ao término da competição, os três primeiros colocados poderão participar do evento de seleção da Red Bull MotoGP Rookies Cup. Já o campeão ganhará a chance de competir no Campeonato Nacional Italiano, na categoria SSP300.
A FIM MiniGP Latin America Series terá cinco eventos nos mesmos países. Os melhores pilotos da temporada serão promovidos para a categoria 190cc, prevista para 2025. O passo seguinte dessa evolução é a Latin America Talent Cup.
“Estamos felizes com esse projeto, no qual estamos trabalhando há muito tempo. Reunir pilotos de 20 países da América Latina e oferecer a oportunidade de competir em condições de igualdade para chegar aos níveis mais altos do motociclismo é algo único. Com ajuda da Dorna e da FIM Latin America, podemos proporcionar todas as ferramentas necessárias para desenvolver e fazer crescer os pilotos latino-americanos”, explica Antonio D’Angelo, da GP3 Sport, idealizador e responsável pelas categorias.
Para Pedro Venturo, presidente da FIM Latin America, a entidade sempre busca os melhores projetos para desenvolver o motociclismo na região. “Ver esses projetos se tornando realidade para a América Latina me enche de orgulho e satisfação. Tenho certeza que muitos pilotos da região serão beneficiados”, ressalta.
Os novos campeonatos integram também o programa “Road To MotoGP”, que promove e incentiva jovens pilotos. “É muito bom ver esse projeto se expandir para a América Latina e proporcionar essa incrível oportunidade para mais jovens pilotos. Nossa missão é fazer com que nosso esporte seja o mais acessível possível. Estamos orgulhosos em apoiar e fazer crescer esse projeto único do esporte a motor. A acessibilidade gera igualdade e desejamos que a Latin America Talent Cup e FIM MiniGP Latin America Series acrescente um degrau valioso nessa jornada”, completa Carmelo Ezpeleta, CEO da Dorna Sports, organizadora da MotoGP.
Pré-inscrições para 1ª edição do Latin American Talent Cup estão abertas
Os pilotos interessados em participar da Latin America Talent Cup e FIM MiniGP Latin America Series poderão fazer a pré-inscrição a partir de 1º de janeiro de 2023. O custo total da participação por piloto será de US$ 24 mil, que poderá ser dividido em cotas. Mais informações no Instagram oficial @latin_america_talent_cup.
A Latin America Talent Cup e FIM MiniGP Latin America Series é uma realização da GP3 Sport, com supervisão da FIM Latin America, apoio do Road to MotoGP e patrocínio da Dunlop, Airoh, Capit, Spider, Carbonvice, AWA, WRS e Sierra.