Líder no Latino-Americano, após a vitória em Mendoza, em setembro (Divulgação)

Piloto argentina patrocinada pela Rinaldi defende o título da categoria Feminina.

Neste fim de semana, 25 e 26, a elite do enduro nacional e de alguns países latinos se reúne em Patrocínio, na região do Alto Paranaíba, em Minas Gerais, para a rodada final do Campeonato Brasileiro (13ª e 14ª etapas) e, também, do Campeonato Latino-Americano da modalidade (3ª e 4ª etapas). A Rinaldi , fabricante de pneus brasileira consagrada no motociclismo off-road, será representada pela argentina Valentina Forti , que desembarca no país, nesta quarta-feira, para brigar pelo título Latino-Americano, no qual lidera o ranking entre as mulheres.

Piloto argentina defende a Rinaldi, neste fim de semana, em Patrocínio (MG)(@arielsantibanez_photography)
Piloto argentina defende a Rinaldi, neste fim de semana, em Patrocínio (MG)(@arielsantibanez_photography)

Natural de Mendoza, aos 17 anos Valentina tem algumas conquistas no enduro: vice-campeã Latino-Americana (2024), campeã Latino-Americana (2019), bicampeã Argentina de Enduro (2023 e 2022), entre outros títulos regionais na categoria Junior, entre homens e mulheres. Um piloto começou para as competições aos 6 anos, mas desde os 4 pratica enduro incentivado pela família. “A paixão pelas motocicletas tem sido transmitida de geração em geração. Meus avós, pais, tios e primos, todos estão envolvidos com o enduro”, conta.

Esta será sua segunda vez no Brasil. No ano passado, disputou uma rodada do Campeonato Brasileiro de Enduro e, agora, defenderá o título na categoria feminina, após a vitória no mês passado em casa (Mendoza), na abertura do Latino-Americano, na cidade de Luján de Cuyo, válida pelas 1ª e 2ª etapas.

Valentina Forti, 17 anos, está focada para buscar um bom resultado nesta final
(Divulgação)
Valentina Forti, 17 anos, está focada para buscar um bom resultado nesta final(Divulgação)

“Em 2024 participei da etapa de Aracruz e estou muito feliz em poder voltar para as pistas e lindas paisagens e lugares do Brasil. Pretendo lutar pelo título, mas principalmente fazer uma boa prova com bom resultado e ganhar muita experiência. Estou focado na minha carreira também”, explica Valentina que competirá com uma Gas Gas 350F, equipada com o Rinaldi HE 40 (dianteiro HE 40 90/90-21e traseiro HE 40 140/80-18).

Valentina aprovou o desempenho da linha desenvolvida especialmente para enduro e fabricada conforme os padrões da FIM, com selo de certificação UNECE R75. “A Rinaldi é uma importante e grande marca e estou muito feliz em representar o meu país e também muito agradecida pelo grande apoio. Os pneus me dão muita segurança e confiança na pista. Desde que comecei a competir com eles notei melhorias significativas e conforto para pilotar.”

Desde abril, Rinaldi aposta na campeã argentina. “Apoiamos alguns pilotos latino-americanos, entre eles, a Valentina, por meio de nosso distribuidor em Rosáreo/Mendoza, Neumat Motos, que dá todo o apoio a ela durante as competições. Ela é muito talentosa e será nossa aposta neste fim de semana, na disputa pelo título Latino-Americano”, ressalta Jana Brun Nalin, Head de Marketing da Rinaldi. 

“O ano de 2025 foi de retomada para a Rinaldi no motociclismo off-road nacional e sempre incentivando as categorias de base. Além do motocross, no qual patrocinamos pilotos e o Campeonato Brasileiro, também apoiamos campeonatos e provas gaúchas como o enduro de regularidade dos Pampas e a Trilha do Carvão”, completa Jana.

Líder no Latino-Americano, após a vitória em Mendoza, em setembro
(Divulgação)
Líder no Latino-Americano, após a vitória em Mendoza, em setembro(Divulgação)

O desafio final – A prova terá aproximadamente 150 km por dia, divididos em três voltas de 50 km cada, com três cronometradas especiais por volta. Em cada especial os pilotos enfrentarão terrenos diferentes e desafiadores. No percurso técnico: áreas de pasto, singletracks, curvas descompensadas, subidas e descidas, cascalho, valetas e muitas pedras. As largadas oficiais ocorrerão no sábado (25), a partir das 10 horas; e domingo (26), às 8 horas, com cerimônias de estreia ao final de cada dia para os três primeiros apresentados das etapas do Campeonato Latino-Americano. Já no domingo, com o encerramento da temporada serão entregues as medalhas aos campeões gerais do campeonato continental e troféus aos campeões brasileiros de cada categoria. O paddock será montado no Espaço Cultural de Patrocínio (MG) e as disputas acontecerão nas trilhas da região.

Classificação Latino-Americana de Enduro (após duas etapas)

Categoria Aberto Feminino

1º) Valentina Forti – Argentina (40 pontos) – Rinaldi
2º) Bárbara Neves – Brasil (34 pontos)
3º) Daniella Acosta Sabogal – Colômbia (30 pontos)
4º) Karen Maria Seas Quesada – Costa Rica (13 pontos)
5º) Luisa Fernanda Ibañez Cubides – Colômbia (0 ponto) 

Ranking por País
1º) Argentina (67 pontos)
2º) Chile (57 pontos)
3º) Brasil (2 pontos)
4º) Uruguai (2 pontos) 

Programação – Final Campeonato Brasileiro de Enduro/Latino-Americano de Enduro

Sábado (25)
10h – Largada Dia 1
16h – Happy Hour categoria Big Trail “Rota do Café”
16h30 – Pré-Finish
18h30 – Premiação Dia 1 Latino-Americano 

Domingo (26)
8h – Largada Dia 2
11h30 – Almoço Caipira, na Gruta dos Santos Reis, categoria Big Trail
14h30 – Previsão de Chegada
16h30 – Premiação dia 2 Latino-americano
17h – Cerimônia de premiação Latino-Americano de Enduro
17h30 – Cerimônia de premiação Brasileiro de Enduro
20h – Encerramento das Atividades 

* Programação sujeita a alterações 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui