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Apresentada na EICMA, novos modelos da Casa de Varese fazem conexão com a icônica Cagiva Elephant, que brilhou no Rally Dakar.

Embora o grande destaque da MV Agusta durante a EICMA tenha sido a Superveloce 1000 Serie Oro, também teve lugar de destaque no estande da marca, principalmente para os amantes das motos aventureiras, as novas Lucky Explorer 9.5 e 5.5.

Depois de terem sido apresentadas como protótipos há um ano, a MV Agusta finalmente revelou ao mundo as Lucky Explorer em versão final de produção em série.

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A boa notícia – ao menos para os europeus – é que estas duas trail, tanto a 9.5 como a 5.5, chegam aos concessionários da marca de Varese durante o primeiro trimestre de 2023, mas por enquanto, os preços não foram divulgados.

A ligação com a icônica Cagiva Elephant é clara e a marca italiana faz mesmo questão de “colar” esta novidade à moto de competição que brilhou no Rally Dakar. Mas passados tantos anos desde a Cagiva Elephant, naturalmente que a MV Agusta tinha de apresentar uma trail bastante mais eficiente e moderna.

Felizmente foi mantida a estética do protótipo apresentado em 2021. Alguns detalhes foram, naturalmente, polidos, mas de uma forma geral a Lucky Explorer 9.5 revela-se atraente e com detalhes que a fazem destacar-se frente as rivais.

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Motor

O motor é o bem conhecido tricilíndrico que a MV Agusta já há vários anos vem utilizando nas suas nakeds e desportivas e até na “sport-touring” Turismo Veloce. Dos originais 800 cc, o motor três cilindros que a MV Agusta faz questão de aplicar aos seus modelos de estrada, sobe até aos 931 cc.

Este propulsor pesa apenas 57 kg, estando acoplado a uma caixa de marchas de seis velocidades, tipo cassete, e apresenta uma taxa de compressão de 13.4:1 e uma inércia reduzida.

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Desta forma a MV Agusta consegue fazer com que o motor tricilíndrico responda mais rapidamente aos impulsos do condutor no acelerador eletrônico, elemento que, como acontece na restante da gama MV, conta com um sistema que torna o “ride-by-wire” mais parecido em termos de “feeling” ao de um acelerador por cabo.

O resultado do desenvolvimento deste motor da Lucky Explorer 9.5 é uma potência de 124 cv às 10.000 rpm, enquanto o pico de torque é de 10,4 kgf.m à 7.000 rpm. Nota importante a destacar na performance anunciada para o fato, de acordo com a MV Agusta, de que 85% do torque estará disponível a partir das 3.000 rpm.

Destaque também ao novo sistema de escape, que termina numa ponteira lateral ao melhor estilo das motos de rali e “off-road”, e que inclui ainda um controle do fluxo dos gases de escape através de uma válvula eletrónica. Com isso, esta Lucky Explorer 9.5 abandona as icônicas três saídas de escape, marca registrada da Casa de Varese.

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Ciclística

Para suportar todo o conjunto, a MV Agusta aposta no quadro duplo berço, fabricado em aço. Na traseira é aparafusado o subquadro que, no entanto, adota uma configuração do tipo treliça. Desta forma a marca italiana afirma ter conseguido encontrar o equilíbrio perfeito entre resistência longitudinal e torsional, ao mesmo tempo que consegue conceber uma estrutura que resiste aos maiores impactos numa condução extrema fora de estrada.

Por outro lado, o novo quadro instalado na Lucky Explorer 9.5 permitiu à casa italiana definir uma posição de condução que, na sua opinião, será a ideal para permitir que os motociclistas desfrutem desta trail por largas distâncias.

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O assento posicionado a 850 mm de altura do solo foi desenhado para garantir conforto, tanto para condutor como para o passageiro, mas também de forma a garantir que o condutor usufrua de maior liberdade de movimentos, algo bem-vindo na condução off-road.

A Lucky Explorer 9.5 traz na frente garfo invertido Sachs, com tubos de 48 mm de diâmetro e que permitem à roda dianteira de 21 polegadas percorrer um curso máximo de 220 mm. Na traseira o monoamortecedor garante um curso de 210 mm, sendo que a roda traseira adota uma dimensão de 18 polegadas. Tanto à frente como atrás o condutor poderá afinar por completo as suspensões nos mais diversos parâmetros.

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A Lucky Explorer 9.5 estará homologada para uso de pneus “tubeless”, podendo o proprietário instalar pneus de asfalto ou verdadeiramente “off-road” com blocos mais pronunciados.

Continuando na nossa apresentação técnica da maior e mais potente das Lucky Explorer, temos, obviamente, de referir o sistema de freios. As pinças escolhidas são as potentes Brembo Stylema, de construção monobloco e quatro pistões. No entanto a MV Agusta opta por aplicar pastilhas específicas para “off-road”, que mordem discos recortados de 320 mm à frente, enquanto na traseira está instalado um disco, também recortado, de 265 mm.

O ABS é possível ser desligado por completo, ou apenas parcialmente, deixando de funcionar na roda traseira.

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Eletrônica

Por último, mas sempre importante, e sem esquecer que estamos perante uma trail que pesa 220 kg a seco e tem uma distância livre ao solo de 230 mm, temos de abordar o cada vez mais relevante pacote eletrónico.

Recorrendo a uma centralina Eldor Nemo EM2.2 e a uma unidade de medição de inércia da mesma marca, a Lucky Explorer 9.5 disponibiliza diversos modos de condução com potência adaptada a cada um e entrega de torque também ajustada, controle de torque de quatro níveis, controle de tração com oito níveis de intervenção, ABS com função em curva, controle de largada, cruise control, sensor de GPS, conectividade Bluetooth e Wi-Fi, e ainda iluminação full LED com cornering lights.

Outros detalhes que também devem ser destacados são os comandos dos punhos retroiluminados, que permitem controlar facilmente todas as informações apresentadas no painel de instrumentos TFT de 7 polegadas, a cores, de alta resolução, e que permite que o condutor selecione diferentes modos de visualização, incluindo um modo dividido.