A moto com passagem de vento central é até 70% mais aerodinâmica que uma Hayabusa

A White Motorcycle Concepts revelou esta WMC250EV ainda em junho trazendo uma série de novas ideias centradas em torno de um vasto duto aerodinâmico que corta a área frontal da moto e o coeficiente de arrasto sem recorrer ao tipo de semi-streamliner de baixa extensão e distância entre eixos estendida, que é mais comum em recordistas.

Isso significa que é uma ideia que pode ser transferida para motos de rua, uma vez que a altura do assento e a silhueta da carenagem podem permitir uma posição de pilotagem convencional.

O design também reduz a tendência a empinar, permitindo o uso de tração nas duas rodas – com dois motores elétricos montados no cubo dianteiro, junto com outro par conduzindo a roda traseira por meio de uma corrente fechada – para maximizar a tração, que pode ser um problema nas planícies salgadas e escorregadias onde o recorde será desafiado.

A modelagem por computador e os testes de túnel de vento mostraram uma redução de 70% no arrasto em comparação com as melhores motos de estrada convencionais, mas é apenas na ação do mundo real que esses números podem ser verificados, então os testes da WMC250EV em pista foram um passo importante para provar a ideia aerodinâmica, bem como confirmar que o sistema de transmissão elétrico está funcionando como planejado.

Inicialmente, a moto foi testada usando um motor de 100kW (137cv), mas a versão final terá cerca de 250kW (335cv). Mesmo com menos da metade da potência disponível, a equipe ficou satisfeita com os resultados.

A moto já atingiu cerca de 273km/h. Como o nome dela sugere, o objetivo final é levar o recorde mundial para 402km/h (250 mph) ou mais. Atualmente, o recorde é do ex-piloto de GP e WSB Max Biaggi na Voxan Wattman, a 366km/h.

Rob White, que é designer e piloto da WMC250EV, disse: “Estou muito satisfeito com o progresso que fizemos e o alto nível de interesse que o projeto atraiu. Esta é uma motocicleta feita sob medida e, para ela, funcionar assim de priemeira é fantástico. Minha confiança de que teremos sucesso está crescendo o tempo todo. “

Moto Adventure, a Revista dos Melhores Motociclistas

Let’s Go Together!