Viagem de moto para Pirassununga (SP)

Pirassununga (SP) tem belos roteiros culturais e rurais. Vale a pena tirar um fim de semana para descobri-los

Texto e fotos: Carlos Rigueira

Pirassununga (SP) – do Tupi “pirá’sununga”, “peixes barulhentos” – tem uma população de 71 mil habitantes e é um importante pólo sucroalcooleiro, com destaque para as indústrias de aguardente, açúcar e etanol. O município ainda possui uma extensa área verde, superior a 52 metros quadrados por habitante, e diversas praças, bancos e jardins, que lhe dão um aspecto acolhedor e tranquilo.

CACHOEIRA DE EMAS

Localizada a 9 km da cidade e às margens do Rio Mogi Guaçu, a Cachoeira de Emas foi o meu primeiro paradeiro neste tour. Do alto de uma ponte, é possível admirar o lado da cachoeira, cujo acesso às águas é proibido, e o lado do rio com locais de pesca, praias e ótimos restaurantes.

Peixes como o dourado, o mandi, o curimbatá e a piapara não faltam por ali. Saboreá-los em um dos restaurantes à beira da cachoeira é algo simplesmente imperdível. Na outra margem do rio, encontramos, instalado no antigo prédio da usina hidrelétrica, o Ecomuseu, primeiro dedicado a peixes de água doce do país, e que possui aquários com as espécies da região.

IGREJA MATRIZ

No centro da cidade, surge a Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus dos Aflitos, construída no início do século passado e que atrai muitos olhares. Curiosamente, a igreja não indica o marco zero e o local de fundação do município. Estas informações podem ser encontradas na Igreja Nossa Senhora Assumpção.

O próximo local visitado foi o Horto Municipal, com seus 83 hectares, diversas trilhas e plantas raras. Permaneci alguns minutos na frente da antiga estação ferroviária da FEPASA e visitei o Museu Histórico e Pedagógico Dr. Fernando Costa, instalado nas dependências da antiga estação. O acervo reúne equipamentos ferroviários e artefatos que contam a história da cidade.

AVIÕES E TANQUES

Chama atenção o número de monumentos com aviões e tanques, que estão por toda a parte. Eles são uma alusão à Academia da Força Aérea, transferida, em 1971, do Rio de Janeiro para Pirassununga (estabelecimento de nível superior nos quadros de aviadores, intendentes e de infantaria e ao Forte Anhanguera, que agrupa o 2º Regimento de Carros de Combate e o 11º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado). A cidade ainda contra com uma fazenda-modelo, de 2.269 hectares, e com as Faculdades de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo (USP). As visitações são agendadas.

ENGENHOS E ROTEIROS

Em 1884, Pirassununga teve cinco milhões de pés de café, um marco histórico, que trouxe prosperidade a muitas fazendas da região. Vários casarões estão conservados e abertos a visitações.

A cidade também é conhecida pela qualidade de sua aguardente. Ao lado de modernas processadoras e engarrafadoras, encontram-se tradicionais alambiques, muitos, ainda geridos por famílias (e onde é possível degustar diversos tipos de cachaça). Na saída de Pirassununga, no sentido de Analândia, outra opção de passeio (para quem estiver de moto Trail) é a Cascata de Monte Sião, com 15 metros de altura.

MOTO DA VIAGEM

Neste tour, pilotei minha Harley-Davidson Electra Glide Ultra, equipada com motor de 1.700cc. A moto recebeu duas novas ponteiras Customer, filtro de ar K&N e um novo mapeamento de injeção. As ponteiras Customer possuem solda robótica, corte a laser, acabamento preciso, cromo de qualidade e garantia de dois anos. Excelente custo x benefício!

Acelerar a moto com essas modificações foi prazeroso e emocionante, já que a resposta do acelerador foi mais perceptível. O ganho de desempenho foi imediato (algo estimado entre 10% a 15%).

O maior trunfo é a capacidade de resposta, sem que, para isso, seja preciso reduzir marchas no câmbio de seis velocidades. A Harley-Davidson Electra Glide Ultra fez uma média de 12 km/litro a uma velocidade média de 120 km/h.

COMO CHEGAR

A partir de São Paulo, a via de acesso é pelas rodovias Bandeirantes (SP-348) e Anhanguera (SP-330). A partir de Campinas e Ribeirão Preto, o acesso é pela Rodovia Anhanguera (SP-330). A partir de Bauru, a opção é a SP-225.

PRINCIPAIS DISTÂNCIAS

São Paulo – 215 km

Campinas – 120 km

Ribeirão Preto – 110 km

Bauru – 198 km

SERVIÇOS

Customer

Av. Eng. Heitor Antonio Eiras Garcia, 3.348 – Jardim Esmeralda – São Paulo (SP)

Tel.: (11) 3931-6714

Site: www.customermotos.com.br

Faculdades de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da USP

Rua Duque de Caxias Norte, 225 – Pirassununga (SP)

Tel.: (19) 3561-6122

Site: http://www.usp.br/fzea

Ecomuseu

Rodovia Prefeito Euberto Nemésio Pereira de Godoy, s/nº – Pirassununga (SP)

Tel.: (19) 3565-3770

Museu Histórico e Pedagógico Dr. Fernando Costa

Rua Duque de Caxias, 2.259 – Pirassununga (SP)

Tel.: (19) 3561-1950

*Matéria publicada na edição #159 da revista Moto Adventure.

Veja Também

DEIXE UMA RESPOSTA