Pilotando até Recife (PE)

Recife, a capital de Pernambuco, tem muitos atrativos para os mototuristas

Texto e fotos: Laertes Torrens Filho

Recife (PE) é uma das cidades mais ricas em cultura, lazer, gastronomia e serviços da região nordeste do Brasil. O contraste harmonioso de sua arquitetura impressiona. A junção de antigos monumentos com construções modernas resulta em belíssimos cenários, complementados por suas praias, rios, pontes e convidativas piscinas naturais à beira-mar. Recife tem uma boa infraestrutura, incluindo hotéis, restaurantes, aeroporto internacional, porto, terminal rodoviário e diversos outros serviços voltados ao turismo. Sem contar a agitada vida noturna, a rica agenda cultural e o povo simpático e hospitaleiro.

TOUR

Para conhecer melhor a “Veneza Brasileira” (já que Recife, assim como a romântica cidade italiana, é cortada por inúmeros canais), nossa reportagem contou com o apoio da concessionária Recife Harley-Davidson, que nos emprestou uma de suas máquinas para um tour pela capital pernambucana. O passeio começou na própria concessionária, aliás, uma visita imperdível para motociclistas (especialmente aos sábados, quando acontecem os tradicionais cafés da manhã do H.O.G.).

Dali, saímos pilotando por Recife, ciceroneados pelos amigos Pedro Paulo Diniz e Antonio da Silva. Começamos o tour pelo bairro do Recife, ou Recife Antigo, na zona portuária. Passamos pela Praça Rio Branco, onde fica o Marco Zero da cidade (e um dos pontos mais importantes da capital pernambucana, especialmente, durante o Carnaval). Passamos, também, pelo Obelisco da Restauração, às margens do Rio Capibaribe. Com dez metros de altura, o obelisco (esculpido em Portugal) é um dos principais cartões-postais do Recife e foi implantado sobre uma rosa dos ventos.

Ainda no Recife Antigo, conhecemos a pequena Rua do Bom Jesus, antiga Rua dos Judeus, que encanta com seus edifícios antigos e coloridos. Outro local interessante é a Torre Malakoff, construída entre 1853 e 1855, durante a Guerra da Criméia e que, hoje, abriga um espaço cultural e científico (com exposições) e um observatório astronômico. Bem frequentado, o bairro está sendo restaurado e guarda verdadeiros tesouros arquitetônicos. É ali que se concentra o agito noturno da cidade (bares, casas noturnas e restaurantes). Em um destes points, paramos para apreciar a deliciosa gastronomia pernambucana, rica em sabores, cores e perfumes. O prato escolhido era à base de frutos do mar e regado a leite de coco. Para a sobremesa, pedimos a famosa “Cartola”, feita com banana frita coberta com queijo coalho assado e polvilhada com açúcar e canela.

LUGARES BACANAS

Durante a tarde, atravessamos a Ponte Buarque de Macedo e fomos conhecer a Capela Dourada, uma das igrejas mais belas de Recife (é toda coberta de ouro, em seu interior). Depois, pilotamos pela orla de Boa Viagem, principal bairro da zona sul. A orla namora as areias da praia de nome homônimo do bairro. Urbanizada por espigões cada vez mais altos, é o endereço do Parque Dona Lindu, projeto assinado por Oscar Niemeyer e inaugurado em 2011. O parque oferece à população área verde, quadra esportiva, o Teatro Luiz Mendonça e a Galeria de Arte Janete Costa. Fique à vontade para tomar água de coco em um dos quiosques do calçadão (de aproximadamente 7 km). Da Avenida Boa Viagem, vá em direção ao bairro de Brasília Teimosa, retratado pelo cineasta Gabriel Mascaro no documentário “Avenida Brasília Formosa” (de 2010). Ali, faça uma parada no restaurante Casa de Banhos, que possui um cardápio caprichado de peixes e frutos do mar. Estacione a moto e caminhe pelo Parque de Esculturas Francisco Brennand, um dos maiores expoentes das artes visuais de Pernambuco.

ENCANTO

O dia passou voando e logo estávamos assistindo a um lindo pôr-do-sol. Conhecemos boa parte da capital pernambucana, mas ficou uma sensação de “quero mais”, pois a cidade tem muito a oferecer. Fica a dica: ao viajar para lá, reserve muitos dias para conhecer a região e as cidades ao redor. Você ficará encantado. Recife é uma das cidades mais deliciosas do nordeste brasileiro e está a poucos quilômetros de Olinda (outro destino fantástico).

PRINCIPAIS DISTÂNCIAS

Brasília (DF): 2.247 km

Fortaleza (CE): 782 km

Salvador (BA): 808 km

São Paulo (SP): 2.630 km

Rio de Janeiro (RJ): 2.367 km

Belo Horizonte (MG): 2.040 km

ONDE FICAR

Hotel Boa Viagem Praia

Av. Boa Viagem, 5.576

www.boaviagempraia.com.br

ONDE COMER

Restaurante Leite

Praça Joaquim Nabuco, 147

www.restauranteleite.com.br

Bargaço

Avenida Antônio de Góes, 62

www.bargacorecife.com.br

Restaurante Casa de Banhos (81) 3075-8776

Arrecifes do Porto, Km 1, Brasília Teimosa

Beijupira Restaurante

Rua Saldanha Marinha, s/n

www.beijupiraolinda.com.br

*Matéria publicada na edição #159 da revista Moto Adventure.

Veja Também

DEIXE UMA RESPOSTA