mototurismo-de-aventura-com-a-x-adv

Durante dois dias, desbravamos a região de Socorro (SP) com a maxi scooter da Honda para trazer a você dicas para um roteiro repleto de opções para quem gosta de pilotar e de muita adrenalina.

Texto: André Ramos

Fotos: Edgar Klein/Divulgação Estância de Socorro

Embora Socorro (SP) também esteja localizada na charmosa região da Serra da Mantiqueira, durante muitos anos ela passou batida pelas agendas do turismo paulista. Quem hoje chega à cidade e depara-se com a ampla oferta de atividades e atrações que oferece, não consegue imaginar que Socorro durante muito tempo ficou ofuscada de um lado por Campos do Jordão e por outro, por Brotas, destino que desde meados dos Anos 90, passou a atrair quem buscava pela adrenalina que seu cardápio turístico oferecia.

Mototurismo-de-aventura-com-a-X-ADV

Mas o jogo começou a virar a partir de meados dos Anos 2000, quando as várias opções de aventura e adrenalina começaram a se tornar populares na internet. O reforço veio recentemente, quando uma iniciativa de alguns empresários da cidade, em conjunto com apaixonados por motos e bikes, decidiram criar um movimento para atrair este público para a cidade.

Batizado de “Socorro, Destino Duas Rodas”, o programa visa não apenas bem receber os bikers – motorizados ou não – mas também, oferecer um cardápio de atrações, rotas e eventos para entreter desde quem está começando, como quem já tem experiência de sobra e busca viver novas experiências, sejam elas no asfalto ou na terra, com ou sem a moto ou a bicicleta.

Mototurismo-de-aventura-com-a-X-ADV

E para saber mais sobre o que a cidade oferece, decidimos pegar uma X-ADV, a maxi scooter aventureira da Honda, para saber se, de fato, ela seria capaz de nos levar por todo tipo de caminho para desbravarmos os roteiros que estavam em nosso radar.

Mototurismo-de-aventura-com-a-X-ADV

O caminho

De São Paulo a Socorro são cerca de 150 km percorrendo dois trechos serranos e sinuosos da Rodovia Fernão Dias até a cidade de Bragança Paulista – e aqui, a X-ADV já começou a dar amostras de sua desenvoltura: seus 54,8 cv e 6,93 kgf.m de torque derivados de seu motor bicilíndrico de 745 cm3 proporcionaram uma escalada tranquila e até divertida das serras, enquanto que suas suspensões, associadas a seu quadro e pneus, passaram muita confiança em razão da estabilidade do conjunto, enquanto que a posição de pilotagem é muito confortável. Interessante como os pneus de caráter misto conseguem elevado índice de aderência.

Depois de Bragança, segue-se por mais 50 km de pista simples e de asfalto irregular até Socorro e em diversas ocasiões, as ultrapassagens foram seguras e tranquilas. É importante destacar o papel do câmbio de dupla embreagem (DCT) que a equipa. O primeiro ponto a ressaltar é a inteligência do sistema para detectar como queremos rodar: se tranquilamente, ele vai jogando marchas suavemente, para deixar o motor trabalhando a baixa rotação, mas basta girar repentinamente o acelerador para ele reduzir o número de marchas para encontrar a melhor faixa de rotação para extrair o melhor de seus predicados e a partir de então, começar a fazer as trocas em altos giros.

O segundo, é como as trocas são rápidas e suaves, seja rodando de forma automática, seja de forma manual: não há trancos entre uma marcha e outra e mesmo quando optamos em rodar no manual, quando paramos a X-ADV, o próprio sistema se encarrega de voltar o câmbio para a primeira marcha. Incrível! E como se não bastasse, há ainda a opção Sport, para apimentar um pouco a pilotagem.

Mas a 30 km do fim da viagem, o horizonte esbranquiçado anunciava que era hora de parar e colocar a capa, pois Socorro nos receberia com chuva, o que de fato aconteceu: a chegada à cidade foi debaixo de uma forte chuva, daquelas de lavar a alma e anunciar que teríamos um desafio a mais nos caminhos de terra que pegaríamos.

Mototurismo-de-aventura-com-a-X-ADV

Nuvens passageiras

A recepção estava marcada para acontecer na Quinta do Malte, uma cervejaria artesanal localizada a cerca de 2 km do pórtico de entrada da cidade. Lugar descolado, bem construído e que também entrou no programa voltado aos bikers, oferecendo além de opções gastronômicas, um tour pelo estabelecimento com direito a uma aula sobre a bebida e degustações, mas como estávamos à trabalho, não pudemos desfrutar da parte mais legal.

Enquanto almoçávamos, a chuva continuava teimosamente caindo sobre a região. Parecia que nossa missão teria de ser abortada precocemente, mas por volta das 16h, ela deu uma trégua e então, decidimos arriscar e subir até a Pedra Bela Vista, o lugar mais emblemático da cidade.

Até a entrada da propriedade, são cerca de 6 km de cascalho e terra na parte plana, o que a X-ADV tirou de letra; o trecho de subida está asfaltado e assim, não tivemos problemas para chegar até o nosso objetivo. Lá em cima, uma densa nuvem apoderou-se do lugar, roubando-nos a visão que tanto gostaríamos de contemplar, mas enquanto tomávamos um café, São Pedro foi soprando as nuvens, deixando apenas as mais pesadas abaixo de onde estávamos. Ao longe, os picos mais altos se destacavam sobre elas, enquanto o crepúsculo começava a dominar o céu. Foi um prêmio para a nossa perseverança.

Mototurismo-de-aventura-com-a-X-ADV

À noite, seguimos para o centro da cidade para contemplarmos suas luzes de Natal, com destaque para as praças do Fórum e da Igreja Matriz. Para muitas pessoas, esta decoração desperta a sensibilidade e as conecta com uma boa energia e ali era possível de sentirmos isso.

Mototurismo-de-aventura-com-a-X-ADV

Um passeio que deve constar na tua agenda é uma sessão de cinema no Cine Cavaliere Orlandi, que funciona desde 1942 e que resiste como um dos últimos bastiões do saudoso cinema de rua no Brasil. Sua fachada em estilo art decò remete à era romântica do cinema e embora pequeno, conta com duas modernas e confortáveis salas.

E para encerrar o dia de trabalhos – sem chuva – devoramos uma pizza na Bella Pizzaria, localizada há poucos metros da praça da matriz.

Corredeiras e muita adrenalina

O dia seguinte amanheceu chuviscando mas logo após o café da manhã, o sol sorriu para nós, concedendo-nos mais uma chance de cumprirmos com nosso roteiro. O objetivo era percorrermos algum dos Caminhos Turísticos que a cidade oferece, e decidimos seguir pelo do Rio do Peixe, mas antes, subimos até o Cristo Redentor da cidade para enxergar o horizonte até onde os olhos alcançavam e recebermos aquelas boas energias do Alto.

Mototurismo-de-aventura-com-a-X-ADV

O Rio do Peixe é o principal rio que atravessa o município e devido a seu curso sinuoso e repleto de corredeiras, estimulou o surgimento de diversas empresas que oferecem atividades como a prática de rafting, boia-cross e também, arvorismo, trekking, escalada, tirolesa, passeios a cavalo, entre outras. Logo que entramos no Caminho, uma parada para um café no Villa Empório. Comandado por Davi Martins, motociclista-raiz que conhece todos os cantos da região, o Villa Empório oferece um amplo leque de linguiças artesanais, queijos e frios, cachaças, pimentas, farofas, doces e outros quitutes imperdíveis da Serra da Mantiqueira.

Mototurismo-de-aventura-com-a-X-ADV

7 quilômetros adiante por asfalto, chegamos à sede da PróximAventura Canoar, empresa que desde 2007 opera rafting no rio e que é comandada pelo experiente Charles “Charlão” Gonçalves – que também é motociclista. Entre novembro e março acontece a alta temporada na região devido ao maior volume de água nos rios. Nesta época, o passeio pode durar até 2 horas e percorrer até 7 km, enquanto que nos outros meses, com o rio mais baixo, são percorridos 4 km em média, com uma hora de duração. A emoção é garantida! Mas devido ao pouco tempo disponível, não tivemos a oportunidade de fazer uma descida desta vez.

Mototurismo-de-aventura-com-a-X-ADV

Seguimos por mais 11 km de estradas de asfalto e terra que nos presentearam com visuais incríveis até chegarmos ao Parque dos Sonhos, cujo nome não é à tôa. Localizado na mineira Munhoz, o lugar é o maior empreendimento da região destinado ao turismo de aventura.

Mototurismo-de-aventura-com-a-X-ADV

Em uma área de 600 mil m2, o lugar oferece um amplo leque de atividades para todos os preparos físicos e idades como arvorismo, rapel, espeleologia (caminhada em cavernas), trekking, cavalgadas, passeios off-road de trator, atividades aquáticas como rafting e boia-cross, além de várias outras. O Rio do Peixe corta o Parque e logo de cara, o visitante depara-se com uma bela cachoeira que forma um pequeno remanso onde o visitante pode se refrescar e logo em seguida, relaxar em uma rede.

Mototurismo-de-aventura-com-a-X-ADV

Mas se você quer mais, então, pode experimentar uma das suas quatro (ou todas) tirolesas: a do Pânico, a do Espanto, a do Calafrio e a Voadora, esta última, com cerca de 1 km de extensão e que é feita deitado e a uma velocidade de 60 km/h sobrevoando um vale a 120 metros de altura! Eu tive a oportunidade de descer esta última e garanto: é alucinante! Há também a tirolesa Kids, destinada a crianças.

Importante ressaltar que estas atividades obedecem a todas as normas da ABNT, além do Parque dos Sonhos ter sido o primeiro empreendimento do gênero em todo o mundo a receber a certificação ISO 20611, que visa regulamentar o turismo ambientalmente responsável e estar amplamente preparado em termos de acessibilidade.

Se você preferir, poderá também hospedar-se dentro do Parque dos Sonhos ou em algum outro dos três hotéis da rede (Campo dos Sonhos, Colina dos Sonhos e Terra dos Sonhos), todos localizados na região, e comprando o passaporte oferecido por qualquer um deles, você poderá desfrutar das atividades de todos os hotéis do grupo.

Após desfrutarmos do belo buffet de almoço, encerrávamos o nosso tour e era hora de voltarmos para São Paulo. Deixamos Socorro encantados com suas possibilidades, belezas e com o calor com que as pessoas e os estabelecimentos recebem o motociclista e agora, cabe a você ir até lá e conferir se o que escrevemos aqui condiz ou não com a realidade.

Mototurismo-de-aventura-com-a-X-ADV

A X-ADV tirou de letra cada percurso e contribuiu para deixar esta viagem ainda mais gostosa e possibilitou que encerrássemos cada dia desta jornada sem carregar o cansaço que o roteiro poderia sugerir.

Se quiser conferir os nossos caminhos, deixamos abaixo os links do WikiLoc para que os baixe em seu celular e reproduza os nossos rolês.

Serviço

Quinta do Malte

www.quintadomalte.com.br

Pedra Bela Vista

www.pedrabelavista.com.br

Bella Pizzaria

Instagram: @bellapizzariasocorrosp

Villa Empório

Instagram: @villa_emporio01

PróximAventura Canoar

www.proximaventura.com.br

Parque dos Sonhos

www.parquedossonhos.com.br

Links Wikiloc

São Paulo – Socorro

https://pt.wikiloc.com/trilhas-motociclismo/sp-socorro-62037182

Caminho para a Pedra Bela Vista

https://pt.wikiloc.com/trilhas-motociclismo/pedra-bela-vista-socorro-62049913

Caminho do Rio do Peixe

https://pt.wikiloc.com/trilhas-motociclismo/rio-do-peixe-canoar-62094791

Agradecimentos

Luciano Peixoto – Socorro, Destino Duas Rodas

Fernando Garcia e Sandro Sauer – Quinta do Malte

José Eduardo Moraes – Parque dos Sonhos

Charles “Charlão” Gonçalves – PróximAventura Canoar

(*) Publieditorial